5 ferramentas online que todo redator web precisa para escrever um texto campeão!

Tempo de leitura: 4 minutos

Neil Gaiman, escritor britânico e usuário assíduo das redes sociais, disse em um discurso: “Aprendi a escrever escrevendo”. O que ele não contou é que existem algumas ferramentas que podem ajudar — e muito! — nesse processo, fazendo com que erros de grafia, repetição de ideias e outros deslizes comuns sejam evitados.

Para uma boa escrita é preciso muita prática, conteúdo, clareza de ideias e, sobretudo, boas referências. No entanto, mesmo sendo um amante da língua portuguesa, ou de qualquer outra língua, eventualmente podem surgir dúvidas e dificuldades na hora de escrever.

Sendo assim, abra o seu bloco de notas e fique atento às 5 ferramentas online que todo redator web precisa para brilhar!

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

O dicionário Priberam está entre os melhores e mais completos dicionários online da língua portuguesa. É uma ótima referência para redatores que precisam tirar dúvidas quanto ao significado das palavras ou ortografia. Erros de qualquer espécie — principalmente os de grafia — comprometem a qualidade e a credibilidade do texto, fazendo com que o leitor perca o interesse pelo que você diz.

Além de ser uma fonte segura, o Priberam possui recursos que outros dicionários não oferecem, como a tradução simultânea para outras línguas, lista de sinônimos, exemplos de frases com a palavra buscada etc. Portanto, não deixe de consultar o dicionário sempre que estiver em dúvida!

Dicionário de Sinônimos Online

A melhor forma de demonstrar domínio sobre um tema, além de caprichar no conteúdo, obviamente, é apresentando um bom vocabulário — ou se preferir, léxico. Usar palavras diferentes para falar de um mesmo objeto, por exemplo, faz com o que o seu texto fique mais rico e agradável de ler. Por isso, evite repetir uma mesma palavra várias vezes, a menos que ela seja uma palavra-chave, é claro.

Muitas dessas repetições acontecem quando o redator não encontra um bom substituto para aquela palavra que, a cada novo parágrafo, insiste em aparecer. Para resolver esse problema, o Sinônimos, com seu banco de dados de mais de 30 mil palavras, é a solução para os que procuram um verbete ou expressão com sentido semelhante àquele que já têm.

Conversor para o Acordo Ortográfico

O Conversor para o Acordo Ortográfico, da FLiP, é uma plataforma criada com o intuito de facilitar a vida de quem ainda não tem todas as alterações da reforma exatamente na ponta do lápis. O acordo está em vigor no Brasil desde 2009 e o prazo para você se adequar a ele é até 2016. Está mais do que na hora de aprender estas regrinhas, não é mesmo?

O site funciona de maneira bem simples, como uma espécie de corretor instantâneo. Para saber qual é a grafia correta das palavras, basta digitar uma frase ou palavra no campo indicado, clicar em “Converter” e as correções serão feitas — quando necessárias. Fácil e ágil!

Cartilha do Hífen

Se a reforma ortográfica não é um problema para você, exceto pelo fato de você sempre ficar em dúvida se deve usar o hífen ou não, a cartilha Tem hífen?, da FTD, pode ser uma excelente aliada. Dentre as várias regras do acordo, as que envolvem o uso do hífen, certamente, são as que geram mais dúvidas.

Essa cartilha é uma ferramenta de consulta rápida, que contém um grande banco de palavras compostas, com ou sem hífen, e serve de apoio para quando o dilema surgir. No entanto, vale lembrar que seu conteúdo não é exaustivo e, por isso, palavras menos utilizadas em nosso dia a dia podem não estar lá.

Conjugador

Verbos são elementos essenciais para a construção de um discurso e todo redator sabe como é importante dominar esta classe de palavras. Contudo, mesmo redatores experientes, às vezes, têm problemas com os conceitos de pretérito mais-que-perfeito, futuro do pretérito, presente do subjuntivo etc.

Para você não se atrapalhar com os tempos verbais e acabar errando a conjugação dos verbos, o Conjugador, também da FLiP, dá aquela força! Seu uso é bem intuitivo: você digita o verbo desejado, clica em “Conjugar” e descobre como ele deve ser usado em diferentes tempos e modos.

Escrever bem é resultado de um processo que envolve muito empenho, prática e estudos, pelo menos para nós — reles mortais. Ter boas referências é fundamental nesse processo e, falando nelas, as ferramentas apresentadas neste artigo podem ser um ótimo suporte para quando você precisar de respostas rápidas e precisas. Enjoy!

E você, como tira suas dúvidas na hora de escrever para a web? Deixe um comentário compartilhando conosco!

redator-freelancer

Artigos relacionados

Sobre Ana Cavalcanti

Estudante de Letras com ênfase em Tecnologias de Edição, apaixonada por livros, cinema e pipoca.