Aplicativos que podem ajudar os freelancers

Quer facilitar a sua vida? Veja estes 8 aplicativos que podem ajudar os freelancers

A organização das tarefas é essencial para o sucesso na carreira de um freelancer. Além das obrigações firmadas com os clientes, o profissional precisa ter um controle inteligente da agenda e da conta bancária. Alocar corretamente seu tempo, portanto, pode significar ganhos ou perdas muito importantes.

A organização das tarefas é essencial para o sucesso na carreira de um freelancer. Além das obrigações firmadas com os clientes, o profissional precisa ter um controle inteligente da agenda e da conta bancária. Alocar corretamente seu tempo, portanto, pode significar ganhos ou perdas muito importantes.

Para dar conta de tudo isso, muitos freelas recorrem a anotações, calendários e memorandos em post-its, papéis e agendas. Entretanto, se você precisa de soluções completas, que resolvem definitivamente os problemas oriundos da organização, é melhor procurar um aplicativo específico para esse fim.

Veja, a seguir, uma lista com 8 apps que, quando instalados no computador ou no smartphone, descomplicam o dia a dia de qualquer profissional:

Dropbox

A ideia do Dropbox é bastante simples: possibilitar o acesso a todos os arquivos que você desejar (áudios, imagens, documentos de texto etc.) em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo. Basta salvá-los no computador para depois abri-los pelo celular ou pelo tablet.

No Dropbox, tudo o que é guardado no serviço é enviado automaticamente para a nuvem e sincronizado com os seus aparelhos. Além disso, o Dropbox permite que você compartilhe os seus arquivos com qualquer pessoa — do revisor de texto ao cliente que espera ansiosamente pela entrega do conteúdo impecável.

O Dropbox está disponível para desktops e para aparelhos com sistema operacional iOS, Android ou Windows.

Evernote

Esqueça os velhos caderninhos. Eles ainda são muito úteis para outros fins, mas não te avisam dos seus compromissos automaticamente. Se suas anotações são caóticas, com o Evernote você pode enfim substituir seus lembretes por notas virtuais. Uma vez criados, os eventos ficam instantaneamente acessíveis para todos os computadores, smartphones e tablets conectados à sua conta.

Você também pode compartilhar as notas com quem quiser, e esse é um ótimo recurso para os freelancers que trabalham com projetos colaborativos, meetups e reuniões. Para isso, você só precisa de enviar o caderno digital para um colega ou para um grupo de pessoas.

Esse aplicativo é, portanto, uma boa pedida para profissionais que precisam organizar suas rotinas e prazos, agendar eventos e guardar comprovantes financeiros.

O Evernote está disponível para desktops e para aparelhos com o sistema operacional iOS ou Android.

Focus Booster

O Focus Booster se baseia na técnica de Pomodoro. Ou seja, a ideia de que os fluxos de trabalho são mais eficientes quando estão divididos em blocos de tempo. Essa técnica parte da premissa de que, quando você tem prazos detalhados, seu cérebro trabalha para evitar distrações e terminar todas as suas tarefas a tempo.

Esse aplicativo funciona da seguinte forma: para cada intervalo de 25 minutos de trabalho, você ganha um tempinho para descanso. O aplicativo te ajuda exatamente a organizar essas seções e ainda gera relatórios sobre a sua produtividade.
trabalho-freelancer

Google Agenda

Entre diversas funcionalidades, o Agenda é um calendário que exibe seus compromissos por dia, por semana ou por mês. Essas são ótimas maneiras de ter uma noção de como anda a divisão do seu tempo para cada tarefa. Além disso, a ferramenta programa avisos e notificações para cada tipo de compromisso que você tiver agendado.

Tudo isso fica disponível na web e nos dispositivos que você escolher sincronizar. Caso seu smartphone falhe ou demais imprevistos, essas informações sempre estarão disponíveis em sua conta Google. Assim, você nunca mais será pego de surpresa por uma reunião que você agendou há meses, nem precisará se preparar com urgência para qualquer evento.
O Google Agenda está disponível na web e para aparelhos com o sistema operacional iOS ou Android.

Google Docs

Essa é uma ferramenta bastante parecida com o Dropbox. Com o Google Docs você pode abrir, editar e salvar arquivos do pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint. Isso é possível por meio do site ou de uma extensão para navegador.

E como o serviço é todo na nuvem, você não precisa se preocupar com o botão “Salvar”. No Docs, todas as alterações são guardadas automaticamente à medida que você digita. Basta, então, acessar os arquivos atualizados por meio de um computador, tablet ou smartphone.

O Google Docs está disponível na web e para aparelhos com o sistema operacional iOS, Windows Phone ou Android.

Mobills

O Mobills é um aplicativo de gerenciamento financeiro bem mais completo do que as já conhecidas (e ultrapassadas) planilhas. Nesse app, você registra e categoriza todas as suas despesas para ter acesso a relatórios e a gráficos que são gerados automaticamente. Assim, fica fácil analisar com precisão sua gestão financeira.

Além disso, o Mobills tem uma função ideal para quem tem a cabeça nas nuvens: ele emite alertas com lembretes de prazos para pagamento de contas. Desse jeito, você nunca mais atrasa o aluguel, nem o cartão de crédito, por exemplo.
O Mobills está disponível na web e para aparelhos com o sistema operacional iOS, Android ou Windows.

Remember the Milk

As funcionalidades do Remember the Milk vão muito além de um lembrete para comprar o leite do café da manhã, como o seu nome sugere. Na verdade, esse aplicativo tem o objetivo de te lembrar de qualquer tarefa — de reuniões importantes a obrigações corriqueiras. Além disso, o software possui aplicações para dividir os seus compromissos em subtarefas e delegar obrigações para outras pessoas.

O Remember the Milk está disponível na web e para aparelhos com o sistema operacional iOS ou Android.

RescueTime

Você já ouviu falar que, só de observarmos nossas métricas e relatórios, automaticamente adotamos o mindset de melhorá-los? Se você não sabe exatamente quanto tempo você perde com frivolidades e distrações na frente do computador, o RescueTime tem a solução para você. Além das obrigações de freelancer, há uma série de outras coisas no mundo virtual que podem te atrair nas horas erradas.
Assim, o RescueTime registra a forma como você gasta seu tempo na internet e gera relatórios detalhados. Você pode, então, metrificar sua produtividade de um jeito simples, sobrando tempo para assistir aos vídeos de gatinho no YouTube ou para curtir o álbum de férias dos seus amigos.

O RescueTime está disponível na web e para aparelhos com o sistema operacional Android.

Você é freelancer e quer otimizar seu tempo? Assine a nossa newsletter para receber as nossas dicas diretamente na sua caixa de entrada!