Atualização de conteúdo: tudo o que você precisa saber sobre estender textos!

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Ao navegar na internet, você provavelmente já se deparou com textos ultrapassados, que provavelmente diminuem sua confiança no site em que foram postados. Nesse caso, é preciso atualizar conteúdos para manter a qualidade do blog de seu cliente.

Uma tarefa comum de quem escreve para blogs é justamente a atualização de conteúdos!

Assim como qualquer informação postada online, é possível que esses textos fiquem ultrapassados com o tempo, seus hiperlinks se percam e algumas informações deixem de ser relevantes para os leitores. Quer saber como aprimorar suas habilidades nessa tarefa? Confira as informações desse post.

Por que a atualização de conteúdo é importante?

Autoridade sobre o tema

Estratégias mais modernas de marketing de conteúdo determinam que blogs institucionais devem estar sempre atualizados e relevantes para seus leitores. Um dos principais motivos pelo qual isso ocorre é a necessidade de manter a autoridade sobre o tema tratado. O leitor deve perceber o blog como uma fonte de informações precisas e confiáveis, com a qual ele pode contar e manter seu engajamento.

Tráfego constante

É preciso lembrar também que, ainda que um texto seja antigo, isso não significa que ele não continue a receber tráfego. Se for um conteúdo efetivamente relevante, pode ter certeza que ele também será acessado por novos leitores! Para que o blog de seu cliente não faça feio online, esses novos acessos devem se deparar com conteúdos atualizados e cada vez mais ricos.

SEO

Essa prática é também importante para fins de SEO (Search Engine Optimization), de forma a aprimorar constantemente o ranqueamento desse blog nas ferramentas online de busca. Primeiramente, porque os critérios de SEO mudam ao longo do tempo. E um blog deve acompanhar essas mudanças, inclusive por meio de seus posts mais antigos!

Mantendo a qualidade dos hiperlinks

Além disso, alguns hiperlinks desses textos podem estar quebrados hoje em dia, e não funcionar mais. Já imaginou a frustração do leitor ao seguir suas indicações de link, mas não conseguir abri-las? Por isso, lembre-se de checar esse detalhe nos posts antigos e alterá-los sempre que necessário.

Mudanças de opinião

É comum também que alguns contextos sociais, econômicos, políticos e até mesmo tecnológicos mudem ao longo do tempo. Em termos práticos, isso pode significar que seu cliente agora tem um ponto de vista diferente sobre aquilo que foi postado meses ou anos atrás. Atualizar textos antigos é a maneira certa de ligar com essas mudanças de opinião!

Qual tipo de conteúdo deve ser atualizado?

Em geral, textos mais factuais são os conteúdos que precisam ser atualizados. Por exemplo, imagine um texto que trate sobre o investimento em títulos do tesouro, postado no início de 2014. Naquele ano, as perspectivas de crescimento econômico e até mesmo o contexto político eram completamente diferentes.

Esse, com certeza, não será um texto que mantém sua relevância nos dias de hoje. Por isso é importante atualizá-lo de forma a refletir mudanças recentes da política monetária e fiscal brasileira.

O mesmo ocorre com textos sobre tecnologia, já que esse é um campo do conhecimento que está em constante evolução. Em menos de um ano, muitos apps, softwares e hardwares já podem estar ultrapassados.

Outro tipo de blog post que realmente precisa ser atualizado é aquele ainda traz muito tráfego para o blog. Suas características de SEO podem fazer com que ele seja um dos principais resultados das ferramentas de busca, como o Google. Por que não aproveitar essa situação para oferecer o melhor conteúdo possível aos leitores?

Como estender textos?

Com um pouco de prática, estender textos pode se tornar uma tarefa mais fácil do que você imagina. Veja as principais dicas sobre como colocar isso em prática:

Releia posts antigos

Esse é o momento da escolha de quais posts devem ser atualizados. Lembre-se de fazer isso com uma certa frequência, de forma a contemplar vários textos de seu blog, especialmente aqueles que contam com maior tráfego e informações factuais.

Além disso, você também poderá incluir em sua lista de atualização textos com altas taxas de rejeição, que são aqueles acessados pelos leitores, mas que não dão origem a novos acessos e cliques dentro do site. Isso pode ser observado a partir das estatísticas do site, caso você tenha acesso a elas.

Preste atenção ao briefing da tarefa

Se já escolheram para você qual texto será estendido e atualizado, é preciso se ater ao briefing da tarefa. Muitas vezes, planejadores de pauta e até mesmo o próprio cliente já apontam exatamente os problemas do texto original e o que deve ser acrescentado. Isso ajuda muito sua tarefa como redator.

Veja o que é possível aproveitar do texto

Lembre-se que não é preciso escrever todo um texto novamente, a partir do zero. Pelo contrário: geralmente, você pode aproveitar muito do texto original, desde que seja conteúdo ainda relevante, não datado. Nessas horas, é preciso também ter bom senso para verificar o que será mais recomendado manter.

Atualize fatos e informações relevantes

Textos com datas? Informações sobre taxas de juros, índices e outros tipos de informações mais precisas? Indicação de locais, telefones, endereços e sites? Tudo isso deve ser atualizado de forma a oferecer ao leitor o conteúdo mais atualizado o possível.

Imagine como é ruim para imagem de um blog sobre viagem e comportamento indicar um estabelecimento que já está fechado há anos! Não deixe seu cliente passar por isso. Faça uma pesquisa apurada.

Melhore CTA e introdução

Atualização de um texto é também uma oportunidade de reescrever duas partes essenciais de um texto para a estratégia de marketing de conteúdo: introdução e CTA (call to action). Como essas partes envolvem contextualização e uma chamada para engajamento do leitor, pode ser que com o tempo elas também tenha ficado datadas, ou pouco efetivas. Aproveite para aprimorá-las e gerar mais conversões!

Confira a qualidade de todos os hiperlinks

Essa é uma tarefa imprescindível para quem atualiza e estende conteúdo de blogs. Afinal, muitos links originalmente indicados se perdem, ou se quebram, diminuindo a conexão de seu texto com outras informações relevantes.  E link building é uma das estratégias que aumentam o tráfego de um blog!

Além disso, pode ser que as postagens mais recentes do blog do cliente agora contemplem vários dos temas tratados nesse texto a ser atualizado. Ou seja, é possível incluir novos hiperlinks. Clique, confira e conserte seus links!

O que achou dessas informações sobre atualização de conteúdo? Você teria algo a acrescentar em nossa lista? Deixe sua contribuição aqui nos comentários! Participe 🙂

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