[MATERIAL GRATUITO] Confira a Cartilha de Nova Ortografia da Rock Content!

Tempo de leitura: 2 minutos

Com o objetivo de unificar a grafia entre todas as nações que falam português, foi firmado o Novo Acordo Ortográfico. Nele, foram levadas em consideração as diferenças que já foram interiorizadas na cultura dos 9 países que têm o português como língua oficial.

O Acordo entrou em vigor em 2009 e teve o período de transição e adaptação válido até o final de 2015. Ou seja, a partir deste ano de 2016, a Nova Ortografia já está oficialmente em vigor, fazendo com que todas as pessoas falantes de português devam usar apenas as novas regras.

Mas, se você ainda não está por dentro de quais foram tais alterações, não precisa se preocupar. Preparamos a Cartilha de Nova Ortografia para que você possa consultar sempre que ficar na dúvida!

Confira algumas das principais mudanças a seguir:

Alfabeto

A partir do Novo Acordo Ortográfico, as letras “k”, “y” e “w” passam a fazer parte oficialmente do alfabeto português. Portanto, o alfabeto passa de 23 para 26 letras oficiais.

Trema

O trema passa a não ser usado mais em palavras, portanto palavras como “cinquenta” e “linguiça”, por exemplo, passam a ser escritas sem o trema. Entretanto, nomes próprios continuam com a acentuação normal, como “Bündchen”.

Hífen

As novas regras de hifeinização dizem que agora o hífen foi eliminado nos casosem que:

  • o segundo elemento começar com “s” ou “r”, sendo que neste caso, as consoantes devem ser duplicadas

Acentuação

Em relação à acentuação, diversas regras foram alteradas. Confira as principais:

Ditongos abertos éi, ói e éu

As palavras que possuem tais ditongos abertos e forem monossilábicas e oxítonas vão continuar recebendo o acento agudo como antes. Entretanto, as palavras paroxítonas não serão acentuadas.

Alguns exemplos desse caso são as novas grafias das palavras “ideia”, “assembleia”, “jiboia” e “heroico”.

Acento diferencial

Para as palavras homográficas, ou seja, aquelas que são escritas da mesma forma, o acento diferencial não será mais utilizado para identificar a pronúncia. Portanto, palavras como “para” que antes poderia ser escrita “para” e “pára”, agora só a versão não acentuada é aceita.

Verbos “ter” e “vir”

Para estes dois verbos, a letra “e” receberá um acento circunflexo quando forem conjugados na forma plural. Portanto, temos as seguintes conjugações:

  • Ele tem – Eles têm
  • Ele vem – Eles vêm

Hiato

Os hiatos “oo” e “ee” não serão mais acentuados. Portanto, todas as palavras terminadas em -oo ou em -eem deverão ser escritas sem o acento circunflexo. A partir de agora, então, a grafia correta é “voo” e “leem”, por exemplo.

Quer aprender mais sobre a Nova Ortografia e ter um material de rápida consulta? Baixe agora mesmo a Cartilha de Nova Ortografia da Rock Content!

banner-cartilha-de-nova-ortografia

Artigos relacionados

Sobre Luiza Drubscky

Gerente de comunidade na Rock Content. Se divide entre marketing, É o Tchan e levantamento de peso olímpico :D