Checklist Rock Content para um texto campeão

Checklist Rock Content para um texto campeão

O que faz um blog post de qualidade? Existem infinitas maneiras de estruturar o seu texto. Neste artigo te ensinamos uma lista, para conferir ponto a ponto e se certificar que seu texto possui todas as características necessárias para fazer sucesso na web.

O que faz um blog post de qualidade? Existem infinitas maneiras de estruturar o seu texto. Neste artigo te ensinamos uma lista, para conferir ponto a ponto e se certificar que seu texto possui todas as características necessárias para fazer sucesso na web.

Erros de português minam a autoridade do texto

É necessário que o leitor respeite o autor para que queira aprender com ele. Quando você publica um artigo com erros de português corre o risco de o seu leitor prestar mais atenção aos erros do que ao seu conteúdo. Mesmo que seja bom, não será levado a sério.

Todo título é uma promessa

O propósito de um título é fazer a primeira frase do texto ser lida. Para chamar a atenção do seu leitor, faça uma promessa no título do seu artigo. O que a pessoa que ler este texto vai aprender? Como o assunto que você vai tratar pode impactar a vida do leitor?

O conteúdo de um artigo existe para cumprir a promessa feita no título. Ninguém gosta de ser enganado. Quando você promete abordar um assunto no seu título e não o desenvolve com sucesso o seu leitor vai se sentir traído. Receita certa para perder audiência

O propósito da introdução é fazer o restante do texto ser lido

A sua introdução é o gancho que vai prender o leitor ao resto do texto. Na web cada usuário está a um click de deixar a sua página e você não pode perdê-lo. Comece o seu artigo mostrando como o conteúdo do seu artigo se relaciona a vida do seu leitor.

Os artigos devem focar no benefício para o leitor

Seu texto existe para beneficiar o seu leitor. Não pense no seu conteúdo em termos de qual informação você quer transmitir e sim na maneira como essa informação vai ajudar quem está lendo.

Escolha um lado: escreva artigos com um ponto de vista

Escolher uma posição não significa mentir ou manipular. Apenas defender um ponto de vista. O seu leitor quer ser educado e informado. A imparcialidade é ilusória e não é bem-vinda. Mostre ao seu leitor um ponto de vista e deixe que ele decida se concorda. O papel do seu artigo é ajudar a formar uma opinião e não apenas entregar informações frias.

Dividir para conquistar: Divida o conteúdo em blocos com intertítulos individuais

Atenção é a commodity mais preciosa da web. Intertítulos tornam o texto escaneável, ajudam a manter a atenção do leitor e a estruturar o material. Na web seus leitores vão “passar o olho” pelo seu artigo antes de ler para julgar se vale a pena o esforço. Uma parede de texto sem divisão certamente será recusada neste momento.

Frases curtas e simples facilitam o entendimento do artigo

Espaço para construções rebuscadas e inversões desnecessárias não há. O leitor na web está sempre com pressa, você precisa ajuda-lo a absorver o seu conteúdo da maneira mais eficiente possível.

Todo artigo deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão

A estrutura simples de introdução, desenvolvimento e conclusão ainda existe por um motivo: ela funciona. Sempre que estiver em dúvida sobre como estruturar o seu texto volte nesta formula básica e não se arrependerá.

Um ponto que diferencia o artigo para web é a importância de trazer um “Call to Action” na sua conclusão. Isto envolve uma frase que chame o seu leitor a fazer uma ação específica. Seja comentar no artigo, baixar um ebook ou comprar um produto.

Nossa filosofia está sempre evoluindo. Se você tem um outro ponto de vista ou acha que esquecemos de alguma coisa, comente abaixo!