Passo a passo de como analisar a persona de um cliente!

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Para escrever um texto realmente relevante, todo redator precisa ter em mente a persona que será a sua leitora. Se você é um planejador de conteúdo, saiba que que isso não é diferente na hora de construir as suas pautas!

Analisar a persona e ser capaz de colocar-se no lugar dela é fundamental para que o texto dialogue com o público de determinado segmento. Por isso, essa reflexão é uma etapa fundamental para garantir a qualidade do seu texto e a adequação de sua pauta.

Foi pensando nisso que criamos um guia de como analisar a persona de maneira simples e efetiva! Confira a seguir e garanta pautas e textos cada vez melhores!

O que é a persona?

Personas, ou buyer personas, são perfis semi-fictícios construídos com o objetivo de ajudar uma empresa a entender melhor o seu público. São várias as ações tomadas para identificar quem é a persona. Isso pode partir desde o mapeamento de seus comportamentos online e offline, desafios na sua rotina, linguagem utilizada etc.

Essa definição é fundamental para uma campanha de marketing bem construída, principalmente porque será a persona o norte para boa parte das suas decisões estratégicas.

Sem essa informação, por exemplo, não temos base para decidir a linguagem de um negócio, nem mesmo podemos escolher o canal de comunicação mais efetivo.

De posse desse conhecimento fica muito mais fácil prever qual conteúdo fará ou não sucesso com seu público, além de, é claro, criar links com o negócio da empresa. E é aí que o planejamento de conteúdo entra em cena.

Já falamos sobre a importância da pauta para o planejamento do seu conteúdo, correto? Para se construir uma pauta realmente relevante, você precisa ter entendimento pleno dos interesses daquela persona, adequando-a à proposta de serviços e produtos do cliente.

Dessa forma, saber como uma persona se comporta na sua jornada de compra abre espaço para muitas decisões estratégicas, como a sugestão de textos adequados a cada etapa do funil de venda de uma empresa.

Então, como as informações da persona podem nos guiar na elaboração de temas para um blog? Vamos conferir agora!

Como analisar a persona de um cliente na hora de escrever sua pauta?

Para nós, redatores, a persona é uma das maiores guias na construção da pauta (e do texto, consequentemente). Analisá-la permite entendermos a abordagem desejada, a linguagem adequada e, principalmente, o tom necessário para que o texto cumpra seu papel dentro do funil de vendas.

Para entender como fazer uma análise completa, vamos seguindo com trechos de exemplos de personas de diferentes segmentos:

1. Introdução

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Essa é a primeira parte que vemos de uma persona. Aqui temos acesso ao seu nome, idade, segmento em que atua, escolaridade e uma breve introdução de seu perfil.

Já nessa área vemos que Kelly, nossa persona da área de marketing digital, está inserida no universo da comunicação e divide o seu tempo de estudo com um estágio. Esse pequeno trecho de informação é fundamental para pensarmos na estrutura dos textos futuros e para a construção da pauta.

Se a persona tem algum conhecimento na área de comunicação, e vamos construir um texto dentro dessa temática, fica claro que não será necessário explicar-lhe alguns termos básicos da área.

Não precisaremos, por exemplo, fazer pautas como “Como postar uma imagem no Facebook?”, já que temos a informação de que ela é uma heavy user das redes sociais.

O uso de uma linguagem demasiadamente formal também pode ser dispensado, principalmente por conta da idade da persona e da área em que ela atua.

2. Objetivos

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Em seguida, temos mais informações a respeito dos objetivos de uma segunda persona. O que ela busca no seu dia a dia? Qual o seu foco profissional e pessoal?

Nesse exemplo sabemos que ela busca aumentar os resultados do seu negócio por meio do marketing e, claro, gerar mais leads.

Isso deixa claro como a criação de textos que apresentem novidades da área, com embasamento em dados atualizados, seria de extrema relevância para essa persona em especial.

3. Problemas

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O Pedro, persona de uma empresa da área de comportamento, tem como principais problemas questões de autoestima. Como isso é relevante na hora de pensarmos na linguagem de uma pauta?

Saber que a persona lida com esse tipo de problema exige que tenhamos um cuidado muito maior na hora de pensar a construção de nossa argumentação. Um tom motivacional, nesse caso, seria o ideal.

Considere, por exemplo, textos como “Trabalhando a autoestima: X dicas para se sentir mais seguro com sua aparência” ou mesmo “Como parar de se comparar com os outros?”. Parece algo que a persona leria, não é mesmo?

Colocarmo-nos no lugar na persona é fundamental aqui (e em qualquer outro segmento), principalmente se quisermos que nosso texto converse, de fato, com o leitor.

4. Resolução

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Por fim, temos a última área da persona. Esse ponto é outro de extrema importância, principalmente porque será por ele que entenderemos a relação do blog do cliente com a realidade da persona.

Aqui vemos que Ana, nosso quarto exemplo, utiliza o blog do cliente para sanar dúvidas sobre a chegada de seu filho e os primeiros meses seguintes, e é assim que o cliente pretende ajudá-la a resolver os problemas já mencionados ao longo da descrição da persona.

Textos que tratem do seu dia a dia como futura mamãe, sobre os cuidados necessários com a transformação de seu corpo, sobre os sintomas que ela experimenta na gestação etc. são mais do que bem-vindos para esse blog.

Mas é claro que, na hora de decidir as pautas, você precisa fazer uma análise completa da persona juntamente do negócio do cliente e dos direcionamentos enviados para aquele ciclo de produção.

Tente enxergar a persona como algo real. Coloque-se em seu lugar e não deixe de se questionar sobre a relevância das suas sugestões de pauta para o contexto e problemas apresentados.

Assim, ao construir uma pauta, observe sua introdução, veja os seus principais objetivos e descubra como você e a empresa podem efetivamente ajudar o leitor daquele blog.

Gostou do nosso guia? Aproveite também para sanar suas principais dúvidas sobre a construção de personas e arrase nos resultados!

 

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Sobre Laura Ribeiro

Formada em Comunicação Social com complemento em História, e especializada em criação narrativa para redes sociais. Isso quer dizer que costuro, jogo e desenho enquanto posto no Twitter.