Como escrever melhor pode aumentar a sua renda?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você que atua como redator freelancer provavelmente está sempre à procura de novas formas de melhorar seu trabalho, pegar mais tarefas e, consequentemente, aumentar sua renda. Essa é uma realidade vivida por muitos redatores.

E escrever cada vez melhor pode ser justamente o que você precisa para conseguir mais trabalhos!

Como escrever melhor pode te ajudar a aumentar sua renda? Essa relação existe mesmo? Nós temos a resposta! Confira:

O que é escrever bem?

Quando se fala em alguém com boa escrita, imediatamente imaginamos uma gramática perfeita, livre de erros de concordância e ortografia. No entanto, para ser um bom escritor é preciso ir além disso.

Afinal, você precisa se fazer entender e manter uma boa reputação para o cliente que encomenda seu texto, independentemente da área ou temática!

Mas também é possível encontrar outras sutilezas ao avaliar a qualidade de um texto. Por exemplo, a linguagem deve ser adequada ao público que você pretende atingir.

Para isso, as informações precisam ser atualizadas e interessantes, e é imprescindível que você passe a mensagem-central encomendada pela pauta.

Além disso, bons textos são aqueles que não entendiam e nem confundem o leitor, de forma a guia-lo até a conclusão final, ou o call to action que você precisa inserir ao final.

Esses são apenas algumas características que fazem de seu texto um bom trabalho. Não adianta de nada ser um acadêmico respeitado, com reflexões profundas e ideias originais, se você não consegue se fazer entender.

Comunicar sua mensagem é o principal propósito do texto! Invista em estratégias que te façam escrever melhor, porque isso pode ser muito importante para uma carreira de freelancer.

Saiba como isso pode te ajudar a conseguir mais trabalhos

Sim, escrever bem é o principal meio para que seus textos sejam mais demandados. Em termos gerais, redatores que são notórios por uma escrita de qualidade são os primeiros que aparecem na mente do cliente na hora de realizar uma tarefa urgente.

Claro de realizar trabalhos mais complexos (e que pagam melhor), além de serem mais confiáveis que a média. Ou seja, escrever bem te faz destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Essa notoriedade acaba se desenvolvendo em bons relacionamentos profissionais com clientes, que por sua vez acarretam maior satisfação e novos trabalhos.

Além disso, a qualidade de seu trabalho reflete também  na forma com que seu nome e currículo circulam pelo mercado.

Afinal, se um cliente estiver mais contente com seu trabalho, provavelmente terá maior propensão a te recomendar para outras pessoas que podem precisar do seu serviço.

Ou seja, mais trabalho (e renda) para você no fim do mês!

Na prática, como escrever melhor?

Essa conversa pode até parecer bastante lógica para você, mas é preciso pensar na prática. Quais são as maneiras de transformar essas ideias em realidade? Como escrever com cada vez mais qualidade? Preparamos uma série de dicas que podem te ajudar. Veja:

1. Fazer cursos

Cursos de português, literatura brasileira e redação criativa são ótimas opções de exercitar sua escrita, estimular as habilidades de copywriting e aprimorar seu tato como escritor. São verdadeiros investimentos para seu futuro como freelancer!

2. Tornar a leitura um hábito diário

Assim como qualquer outra habilidade, quanto mais você praticar, mais irá se desenvolver e aperfeiçoar sua técnica.

A escrita funciona exatamente assim, seja ao escrever textos, seja ao entrar em contato com conteúdo produzido por outros escritos.

Isso é uma forma de se expor a novo vocabulário, estruturas gramaticais e estilos de linguagem. Torne a leitura (de jornais, livros, revistas, blogs e newsletters) um hábito diário em sua vida!

3. Estudar gramática com regularidade

Estudar gramática não é como andar de bicicleta: por melhor aluno que você tenha sido no colégio, ainda assim é preciso rever regras e acompanhar mudanças na língua portuguesa. Acredite, elas são mais frequente do que gostaríamos!

4. Atentar-se para o feedback

Seu cliente não gostou de um texto? O revisor apontou alguma recorrência em erros gramaticais, ou de desenvolvimento da pauta?

Tudo isso são dicas valiosas, que você deve levar em consideração para aprimorar sua técnica e escrever textos cada vez melhores. Não negligencie o feedback de seus clientes!

5 Fuja do clichê e do discurso indireto: seja objetivo

Sabe quando você lê um texto e ele é simplesmente mais do mesmo, além de dar a impressão de que você não está absorvendo nenhuma novidade a partir disso?

Talvez isso ocorra porque o redator enrola para oferecer argumentos, utiliza estruturas gramaticais muito complicadas e dificulta sem necessidade o trabalho do leitor.

Não faça isso ao escrever seus textos. Preze pela objetividade: use frases e parágrafos mais curtos, bem como ideias simplificadas!

6. Perguntas retóricas e frases de transição

Os argumentos e informações de seu texto devem estar encadeados de maneira objetiva, clara e lógica. Ajuda muito se você conduzir o leitor entre um argumento e outro.

Boas formas de colocar isso em prática são recursos retóricos, como perguntas e conectores do tipo “então”, “logo”, “consequentemente”, entre outros. É algo que mantém a atenção do leitor no texto.

7. Atentar-se para o público que irá ler seu texto

Saber para quem você escreve é imprescindível para escrever textos de qualidade. Faixa etária, gênero, profissão e interesses dizem muito sobre o tipo de linguagem mais adequada para seu público.

Lembre-se: a persona representa um leitor que você deseja capturar. Portanto, depois de criar a persona do seu negócio, se baseie nela para definir o tom a ser usado no texto, entre outras particularidades que podem fazer toda a diferença na hora de criar empatia com o leitor.

Então, fica a lição, conhecer o seu público é a forma mais eficaz de transmitir a confiança necessária em sua mensagem.

8. Aumente seu léxico

Você conhece a ferramenta de sinônimos do Word? Ou mesmo o Dicionário de Sinônimos online? Esses são importantes recursos para evitar repetições e tornar seu texto mais rico em termos de vocabulário.

Escritores que usam sempre as mesmas palavras denotam pouco conhecimento vocabular não apenas da língua portuguesa, mas também da área sobre a qual escrevem.

9. Revise, revise e revise!

Jamais entregue um texto sem revisá-lo. De preferência, não revise apenas uma, mas duas ou mais vezes. Acredite, a cada vez que você reler seu texto, terá mudanças e melhorias a fazer.

Por isso é tão importante trabalhar com antecedência do vencimento de suas tarefas e deixar bastante prazo para a revisão.

E você? Tem outras dicas e sugestões sobre como escrever melhor? Uma das maneiras de colocar essas dicas em prática é se inscrevendo para ser freelancer na plataforma da Rock Content! Participe dessa comunidade e torne-se um profissional hoje mesmo!

Artigos relacionados

Sobre Redator Rock Content

Este artigo foi produzido por um dos mais de 12.000 redatores da base da Rock Content. Quer produzir conteúdo legal assim no seu blog? Cadastre-se agora mesmo!