como fazer os leitores compartilharem o seu texto

Conteúdo que engaja: como fazer os leitores compartilharem o seu texto

Um dos fatores que evidenciam o sucesso de um texto — por motivos bons ou ruins — é com certeza o número de compartilhamentos que ele teve. Afinal, as pessoas se engajaram com esse conteúdo a tal ponto que “se deram ao trabalho” de compartilhá-lo com seus amigos.

Um dos fatores que evidenciam o sucesso de um texto — por motivos bons ou ruins — é com certeza o número de compartilhamentos que ele teve. Afinal, as pessoas se engajaram com esse conteúdo a tal ponto que “se deram ao trabalho” de compartilhá-lo com seus amigos.

E muitas são as razões pelas quais as pessoas compartilham conteúdos na internet. Mas no geral, esse compartilhamento também pode ser motivado pelo próprio autor através de algumas práticas adotadas por ele durante a produção ou otimização do conteúdo.

Por isso, listamos as melhores práticas para que quem produz o conteúdo consiga alcançar esse nível de envolvimento da parte do leitor e, consequentemente, amplie o alcance e gere novas oportunidades através do engajamento das personas.

Continue a leitura e saiba como fazer os leitores compartilharem o seu texto!

1. Um conteúdo de qualidade — sempre

O primeiro passo para que um conteúdo seja atrativo o suficiente a ponto de gerar o compartilhamento dos leitores é, obviamente, um conteúdo de qualidade! As pessoas tendem a dividir com as outras aquilo que de alguma maneira acrescentou algo a elas. Por isso, se elas consideram o texto bom, as chances de se envolverem a ponto de realizarem uma ação serão muito maiores.

É muito difícil definir as características de um texto bom, porque elas dependem muito da persona para quem se escreve, dos objetivos e do contexto. Porém, é muito fácil identificar um texto ruim: textos que dão muitas voltas, incoerentes, com muitos erros gramaticais, que falam muito e explicam pouco, com uma linguagem não apropriada…. São vários os fatores que interferem na qualidade de um conteúdo.

Aqui, no Escreva para a Web, nós temos vários materiais que podem te ajudar (e muito) a produzir conteúdos de qualidade. Vamos listar alguns para você:

2. Tenha sua persona em mente (o tempo todo)

O engajamento dos seus leitores vai ser muito maior se eles se identificarem com o seu texto. Por isso, tenha a sua persona muito clara em mente ao começar a produzir um conteúdo e possivelmente elas vão interagir muito mais!

Afinal, a persona é quem determina todos os fatores mais relevantes da sua escrita — o tom, a linguagem, o tema, o tamanho, o grau de dificuldade — e é com ela que você deseja gerar algum valor e, se possível, alguma ação.

Conheça e entenda o que é realmente relevante para quem você escreve e, ao terminar o texto, releia e avalie se o texto foi escrito de acordo com suas necessidades, dúvidas e desejos. Com isso, com certeza as chances de que ela compartilhe este conteúdo aumentarão significativamente.

3. Fale a língua dessa persona

“Do mesmo modo, a revolução dos costumes acarreta um processo de reformulação e modernização dos paradigmas processuais da situação em contexto.”

Se você está escrevendo sobre as mudanças na vida de uma mãe com o nascimento do primeiro filho, talvez essa não seja a melhor linguagem. Por mais que o conteúdo seja excelente e condiga com os seus interesses, se você utiliza uma linguagem que não se adapta à sua realidade de maneira fácil e prática, dificilmente ela vai terminar de ler e muito menos irá compartilhar o seu texto.

Por isso, ao produzir um conteúdo, adeque a linguagem à sua persona ao máximo. Para gerar um compartilhamento, mais que entender, ela tem que se identificar com o que está sendo dito ao ponto de pensar que ela mesma poderia ter escrito aquilo, e por isso ela vai querer compartilhar.

4. Gere valor a ela

O seu texto é bom e está com uma linguagem apropriada. Isso é ótimo! Agora, se ele não gerar valor, ou seja, despertar um significado para o leitor, ele vai ler até o final, vai gostar do texto, mas dificilmente irá compartilhá-lo.

Conteúdos de alto engajamento são aqueles em que os leitores não só gostam do que estão lendo, mas conseguem de alguma maneira aplicar aquilo à sua vida, e por isso eles estão dispostos a dizer para outras pessoas “esse texto foi relevante para mim”, quando o compartilham com alguém de maneira direta ou publicamente.

Pense em que soluções o seu texto está apresentando para sua persona e, quando terminar de escrever, se certifique de que os benefícios adquiridos pela leitura dele estão claros.

5. Pense na praticidade do texto — escaneabilidade

Um texto, para ser compartilhado, deve, antes de tudo, ser lido até o final. Por isso, por mais que o seu leitor goste do que está lendo, se ele não chegar até o final do texto, mesmo que com uma leitura dinâmica, ele jamais vai compartilhá-lo com outras pessoas. Isso se dá, principalmente, pela incerteza de estar dividindo com os outros algo com que ele não concorda, gosta ou considera relevante completamente.

Por isso, pense na escaneabilidade de um texto, para atrair o leitor até o final: trechos importantes em negrito, links com outros conteúdos que vão auxiliar a leitura dele, subtítulos interessantes, imagens que os ajudem a compreender o que está sendo lido… Tudo o que for ajudar na leitura, sem comprometer a qualidade do texto, é bem-vindo!

6. Apresente alguma novidade

Você já viu algum conteúdo sobre “como cozinhar um miojo” compartilhado por algum amigo seu no Facebook? Possivelmente não. Isso porque assuntos que todas as pessoas estão cansadas de saber geram menos ou nenhum engajamento.

Por mais que você esteja escrevendo sobre um assunto comum, inclua alguma informação nova, números e dados ou uma visão e aplicabilidade diferentes sobre o tema, para que a novidade embutida no conteúdo se torne um gatilho de compartilhamento. Quanto mais o seu conteúdo apresentar informações que a persona desconhece, maior a chance de ela querer dividir aquilo com os amigos.

7. Incentive o compartilhamento: use calls-to-action

Para aumentar ainda mais as suas chances de ser compartilhado por seu leitor, por que não incentivá-lo por meio de de um call-to-action? Calls-to-action são chamadas, feitas com imagens, links ou botões, para que uma pessoa realize uma ação. E essa ação pode ser o compartilhamento do seu conteúdo.

Use frases como “Gostou? Compartilhe com seus amigos” ou “Marque aquela pessoa que precisa saber disso”, para, de uma maneira sutil e não invasiva, estimular o leitor a realizar a ação que você deseja: difundir o seu conteúdo com outras pessoas.

Pequenas ações podem fazer muita diferença quanto ao engajamento do seu leitor com o seu texto. E, quanto mais engajamento e compartilhamentos um conteúdo tiver, maior alcance ele vai gerar, o que potencializa as suas chances de sucesso com o objetivo daquele texto.

E, se você gostou desse texto e já aprendeu como fazer os leitores compartilharem o seu texto, que tal colocar em prática o tema dele e compartilhá-lo com os seus amigos que tem blogs, sites e páginas em redes sociais, ou que produzem textos, para que eles tenham tanto sucesso quanto você? 😉