Como lidar com feedback negativo do cliente

Como lidar com feedback negativo do cliente

Para os redatores freelancers, saber lidar com um feedback negativo é indispensável, afinal, o seu trabalho depende exclusivamente de você.

Para os redatores freelancers, saber lidar com um feedback negativo é indispensável, afinal, o seu trabalho depende exclusivamente de você.

Muitas vezes, um artigo que foi escrito com todo cuidado e dedicação acaba não saindo exatamente da forma que seu cliente esperava, e seu texto pode ter que ser ajustado ou completamente refeito por conta disso.

São vários os motivos para que um texto não fique da forma como o cliente esperava — persona desalinhada, falta de atenção na elaboração da pauta, expectativas muito altas, não seguir o pitch, entre outros — e, muitas vezes, a culpa realmente não é sua.

No entanto, como todo bom profissional, você responde pelo seu serviço e tem a obrigação de oferecer as melhores soluções para o seu cliente.

Antes de qualquer coisa: o que é feedback?

O termo inglês feedback significa “realimentar”, dar uma resposta, um posicionamento em relação a algo que foi feito ou exposto por outra pessoa. No ambiente profissional, esse tipo de recurso é cada vez mais usado para dar um retorno eficiente para quem realiza uma tarefa ou serviço.

O feedback, que pode ser positivo ou negativo, não é uma crítica gratuita, indo além de simplesmente apontar erros: ele tem como objetivo indicar o que pode ser melhorado, aperfeiçoado ou reelaborado no seu trabalho.

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Como lidar com feedback negativo?

O primeiro passo para lidar com os feedbacks negativos é manter a calma, estar aberto e ter bom senso para avaliar a situação. Então respire fundo, leia nossas dicas e saiba como driblar essa situação com uma postura profissional:

Não leve para o lado pessoal

Algumas pessoas ficam bastante irritadas com essa situação, com um profundo sentimento de injustiça. No entanto, é necessário lembrar que você é um profissional e que a crítica em questão não é direcionada a você, mas ao produto que você vende. Nesse momento, manter uma postura ética é extremamente importante

Seja paciente

Muitas vezes, o próprio cliente não está acostumado a dar um feedback realmente construtivo. Por isso, ao ler uma mensagem com tom grosseiro ou muito confusa, seja paciente. Isso é indispensável para evitar mal-entendidos e desgastes na sua relação com ele.

Responda com educação

Educação e humildade são importantíssimas na hora de responder a uma crítica negativa. Primeiramente, é importante reconhecer que, se o seu produto não saiu como o cliente esperava, ele tem todo o direito de reclamar. Seja humilde, assuma seu erro, seja educado na resposta e se coloque disponível para fazer todos os ajustes necessários.

Não entendeu? Pergunte novamente

Caso você receba um feedback vago ou muito confuso, não hesite em perguntar. Esclarecer todas as suas dúvidas e entender perfeitamente o que o cliente quer evita que seu texto seja reprovado novamente e, consequentemente, poupa seu tempo com retrabalhos.

Se coloque no lugar do cliente

Sabe quando você compra um produto e, quando vai usar, descobre que ele não atende às suas expectativas? É decepcionante, não é mesmo? Às vezes, o erro pode ter sido seu na hora de dizer para o vendedor o que você queria, mas, mesmo assim, isso não anula a sua insatisfação com o produto.

Pois é, o mesmo ocorre com um cliente que compra um texto com uma proposta e recebe algo completamente diferente do que ele esperava. Se coloque no lugar do cliente e pense em uma solução que seja satisfatória para ambos.

Se esforce para melhorar

Essa é a grande lição de um feedback negativo. Quando alguém aponta um erro, temos a opção de ignorá-lo ou de aprender com ele. Por isso, além de fazer as alterações e ajustes solicitados pelo cliente, reflita sobre eles e identifique quais são os pontos em que você pode melhorar. Mesmo que o erro inicial não tenha sido seu, sempre é possível aperfeiçoar o seu trabalho.

Para o redator freelancer, saber lidar com essas situações delicadas do dia a dia é essencial para fidelizar seus clientes e ter uma boa reputação no mercado.

Assim como quem comercializa um produto precisa de uma boa estratégia de pós-vendas, o redator freela deve se lembrar de que seu trabalho não acaba assim que o texto é entregue para o cliente: os ajustes fazem parte do processo e saber se portar como um profissional é essencial!

Você já recebeu um feedback negativo sobre algum dos seus textos? Como contornou essa situação?