Descubra como organizar a rotina de freelancer no começo do ano!

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O ano está apenas começando e você já está com a agenda lotada, clientes cobrando entregas, projetos e mais projetos por desenvolver e parece que aquele plano de fazer as coisas com mais calma não está dando certo?

Respire fundo, conte até 3 e dedique alguns minutos a este post, pois vamos te ensinar como organizar a rotina de freelancer e acabar com essa sensação de correr uma maratona todos os dias. Quando o ano terminar, quem sabe você corra mesmo uma maratona, mas porque teve tempo livre para treinar?

Planeje-se!

Trabalho freelancer é como qualquer outro. Numa empresa você não pega uma atividade e sai fazendo na correria. Primeiro entende o que deve ser feito, quais são os recursos que precisa, quanto tempo tem para dedicar à cada tarefa e quais são os resultados esperados. Sendo assim, separe um tempo para esse planejamento.

Defina um horário de trabalho

Não importa se você é freelancer nas horas vagas ou em tempo integral. Ter um horário certo para trabalhar permite que você organize melhor o seu tempo e o seu dia a dia. Se você tem apenas duas horas para se dedicar ao trabalho de freelancer, determine se isso vai ocorrer às oito da manhã ou oito da noite.

Crie o hábito de sempre trabalhar no mesmo horário, assim você condiciona seu corpo e sua mente para a missão.

Estabeleça metas para si mesmo

Há um motivo para você ser um profissional freelancer. Pode ser que essa seja a metodologia de trabalho escolhida e a receita seja para manter suas despesas gerais. Mas pode ser também que você esteja fazendo um trabalho freelancer para juntar uma grana para uma viagem. O objetivo você já tem, agora você precisa de metas.

Quantos projetos você quer fazer por mês? Quantos clientes quer conquistar? Quanto quer receber por dia de trabalho ou por hora? Ter uma meta ajuda a manter o foco, a medir o seu desempenho e avaliar se você vai conquistar seu objetivo no tempo esperado.

Organize suas atividades

Você pode usar um caderno, uma agenda, uma planilha, um aplicativo de gestão de projetos, não importa. Mas você precisa organizar suas atividades ao longo da semana ou do mês, estabelecer prioridades, estar atento aos prazos de entrega e criar um cronograma para direcionar o seu trabalho.

Quando você tem tudo organizado, sabe quanto tempo tem para dedicar-se ao trabalho freelancer e como organizar a rotina para que não se veja virando a noite para entregar algo que deveria ter sido feito há dias. Ou pior: deixar de entregar um projeto por esquecimento.

Esteja sempre de olho no longo prazo

Se você ficar preso na organização do seu dia ou da sua semana, acabará prometendo mais do que pode cumprir para as próximas semanas. É por isso que ter um cronograma de atividades de longo prazo é essencial.

Uma agenda pode resolver isso facilmente, pois você vai inserindo seus compromissos conforme eles aparecem, independente da data de entrega. Imaginando que você tenha um e-book para entregar daqui a 3 semanas, você pode inserir outros trabalhos nesse meio tempo sem perder a informação de que daqui a 3 semanas o e-book deve ser entregue. Respeitar prazos é fundamental para a profissão de freela!

O olhar de longo prazo também ajuda a flexibilizar sua rotina de freelancer. Imagine que você se programou para entregar um projeto na próxima semana e fica doente. Se você está executando o projeto com antecedência, pode postergar o seu trabalho e descansar por alguns dias. Mas você só saberá disso se tiver tudo organizado.

Tenha um ambiente de trabalho

Ser freelancer não significa trabalhar no sofá, em frente à TV. Você pode até tentar, mas a sua gestão do tempo com certeza vai ficar comprometida. O melhor a fazer é ter um espaço próprio para trabalhar, como um escritório em casa ou quem sabe até num espaço de coworking.

Se você tem um ambiente exclusivo para o trabalho, pode focar sua atenção no que deve ser feito, desligar-se das distrações do dia a dia e aumentar sua produtividade. Além do mais, não precisa ficar carregando suas ferramentas de trabalho por aí, pode deixar tudo organizado e pronto para otimizar suas atividades.

Faça pausas

Trabalhar é importante, mas fazer pausas, ter um tempo para o lazer e a diversão é fundamental. A cada hora de trabalho, descanse 10 minutos. Dê uma volta, converse com alguém, brinque com seu cachorro, coma alguma coisa e olhe pela janela. Desviar a atenção por alguns minutos ajuda a renovar as forças e a terminar o trabalho em menos tempo e com muito mais qualidade.

Use a tecnologia a seu favor

Se você tem dificuldades de entender como organizar a rotina de forma eficaz, experimente algumas ferramentas tecnológicas, como Trello, Evernote ou RunRun.it. Esses aplicativos podem ser acessados tanto no desktop quando no smartphone e servem para que você gerencie seus projetos onde quer que esteja.

Se você está no ônibus e tem uma grande ideia, basta registrar no Evernote e conferir depois. Se está trabalhando em colaboração com outras pessoas, pode trocar mensagens e editar documentos online diretamente no Trello ou no RunRun.it, deixando tudo registrado para que vocês deem continuidade às tarefas a qualquer hora.

Mantenha as finanças sob controle

Controle financeiro é algo que poucos freelancers conhecem. A maioria faz o trabalho, recebe, e, mesmo assim, não sabe de onde veio o dinheiro e tampouco para onde ele vai. Mas se você pretende se profissionalizar no mercado e atingir seus objetivos, precisa fazer um planejamento financeiro.

Pode ser em uma planilha de Excel ou em um aplicativo mobile, mas nunca deixe de registrar suas entradas e saídas, categorizar suas receitas, identificar os clientes, quem pagou e quem não pagou, quanto falta, entre outras informações fundamentais para que você saiba se está realmente ganhando dinheiro ou apenas comprometendo seu tempo.

Freelancers de sucesso nunca deixam de controlar o financeiro, pois sabem o quanto lhes custa fazer uma segunda jornada de trabalho ou ainda dedicar-se em tempo integral a uma atividade que pode gerar receita ou não, dependendo do mês.

Organizar a rotina de freelancer não é tão difícil, concorda? Se você levar essas dicas a sério, ainda terá tempo de ler mais este post: Boas práticas de um redator freela. Assim você otimiza seu tempo e trabalha com muito mais qualidade!

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Sobre Luiza Drubscky

Gerente de comunidade na Rock Content. Se divide entre marketing, É o Tchan e levantamento de peso olímpico :D