como-produzir-um-texto-atrativo

Quer saber como produzir um texto mais atrativo? Siga estas dicas!

Ao escrever um texto, independentemente da área e tipo de conteúdo, é imprescindível que você pense no público que vai ler essas linhas. Seu texto deve ser atrativo e engajante para essas pessoas. Caso contrário, os resultados serão aquém das expectativas, o cliente pode se decepcionar com seu trabalho e provavelmente seu trabalho não será valorizado.

Ao escrever um texto, independentemente da área e tipo de conteúdo, é imprescindível que você pense no público que vai ler essas linhas. Seu texto deve ser atrativo e engajante para essas pessoas. Caso contrário, os resultados serão aquém das expectativas, o cliente pode se decepcionar com seu trabalho e provavelmente seu trabalho não será valorizado.

Mas como colocar isso em prática? Pensando justamente nisso, preparamos uma lista com todas as dicas que você precisa saber sobre como produzir um texto mais atrativo para sua persona! Confira:

Escreva pensando na persona do começo ao fim

Quando você receber uma tarefa de texto para escrever, jamais negligencie a persona do texto. Essa “pessoa” a quem o texto se destina pode dizer muita coisa sobre o tom da escrita, o tipo de conteúdo mais apropriado, a forma de exposição de seus argumentos, o tipo de exemplo que você poderá usar, entre outras coisas. Por isso é tão importante ter em mente essa persona do começo ao fim do texto.

Se você ainda tem dúvidas ou inseguranças sobre como utilizar bem essas informações, aproveite também para se colocar no lugar dessas pessoas. Imagine-se lendo o texto como se você fosse aquela pessoa. A linguagem está adequada? Os exemplos que você incluiu no texto são relevantes? Talvez essas sejam perguntas importantes para se fazer também ao final da redação, quando você fizer uma revisão do que escreveu.

Simplifique seu texto

Acredite: um texto não precisa ser complicado para ter valor. Na verdade, a lógica é exatamente contrária a isso. Quanto mais objetivo, simples e direta for sua escrita, melhor. Será melhor para você, que terá mais espaço no texto para incluir todos os seus argumentos, exemplos e outras partes do desenvolvimento do texto. Mas também será melhor para o leitor, que não vai precisar perder tempo tentando compreender estruturas gramaticais rebuscadas, nem palavras que até o melhor dos dicionários não saberia o significado.

O usuário de internet tem pouco tempo para gastar com a leitura de textos. Seu dia é cheio de tarefas, a internet oferece diversas distrações e possui dezenas de outros conteúdos relevantes. Nesse contexto, faça com que sua escrita seja mais acessível e relevante para o leitor. Cada parágrafo deve conter uma informação útil para ele.

Tome cuidado também com termos excessivamente técnicos. Tudo bem que por vezes somos chamados a escrever textos mais aprofundados, que exigem certos conhecimentos mais específicos sobre o tema. Mas evite aquele vocabulário usado somente por especialistas da área. Pode ser que o objetivo de seu cliente seja atrair pessoas leigas no assunto. Então é melhor simplificar seu texto do que oferecer algo totalmente inacessível, ainda que correto.

Conheça bem a ideia que você precisa vender

Boa parte do trabalho de um redator consiste em vender uma ideia. Veja bem, não necessariamente essa ideia é exatamente o produto que seu cliente está vendendo ou o serviço que ele presta. Seu texto pode servir a um propósito maior, ser parte de uma estratégia minuciosa de fidelização de clientes, atração de público, geração de interesse, entre outros propósitos. Seu objetivo como redator deve ser claro: conhecer bem a ideia do texto, o que seu cliente pediu. Mas como fazer isso?

A proposta de uma tarefa, quando bem redigida, vai te dizer exatamente qual é essa ideia. Se você não tiver muito conhecimento sobre o tema, busque referências confiáveis, de pessoas e sites que saibam do que estão falando. Essa é uma forma de aprimorar suas informações sobre o tema central do texto e de adquirir as ferramentas necessárias para escrevê-lo.

Resolva um problema (ou vários) da persona

Textos atrativos são aqueles que atendem aos anseios da persona. A maioria dos leitores de um blog procura informações sobre como melhorar sua vida, aumentar os rendimentos de uma empresa, garantir o sucesso de seus estudos, entre várias outras temáticas. Independentemente de qual for o problema a ser resolvido para a persona, garanta que seu texto tenha as respostas que ela precisa.

Isso significa, entre outras coisas, apontar soluções, listar erros que o leitor não deve cometer, selecionar as informações mais importantes sobre um tema, atualizar sua audiência sobre mudanças recentes na lei ou no mercado, entre outras coisas. Faça com que seu texto seja a solução, não a fonte de mais questionamentos e problemas.

Aproxime-se do leitor por meio do tom de sua fala

Você pode não perceber, mas existem maneiras de escrever com mais proximidade do leitor. Entre outras formas de implementar essa estratégia, a primeira medida que você deve adotar é adequar sua linguagem à persona.

Existem várias diferenças entre escrever um texto para um advogado com 30 anos de carreira e um estudante de Direito. Enquanto falar para uma pessoa mais jovem pode exigir coloquialismos e um vocabulário menos formal, pode ser que seu leitor em potencial exija mais preciosismo com a língua para confiar naquilo que você diz.

Além disso, independentemente do tipo de persona, você deve buscar estender a mão para seu leitor por meio do texto. Isso pode parecer loucura para algumas pessoas, mas é o que os bons redatores fazem todos os dias. Perguntas retóricas, utilização de pronomes pessoais, terceira pessoa e exemplos familiares ao leitor são apenas alguns dos artifícios que você pode utilizar para aproximar o tom de sua fala da realidade do leitor.

Evite jargões e frases feitas

Jargões e termos clichê não ajudam em nada seu texto. Além de cair em um lugar comum, esse tipo de estratégia prejudica o aspecto único que seu texto deve ter. Não procure frases feitas, muito menos fazer o que os outros estão fazendo.

Escrever como os outros e copiar ideias, além de empobrecer seu trabalho intelectual, tira o brilho de suas palavras. Em vez disso, procure dar uma voz singular ao texto, explicando suas ideias sem utilizar essas estratégias tão comuns.

Pesquise mais dicas sobre como produzir um texto de qualidade

A internet está aí a seu dispor, com informações (em vários idiomas, inclusive) para te ajudar a escrever melhor. Este blog é apenas uma das várias fontes de informação que você tem para aprimorar sua escrita. Pensando nisso, visite com frequência o site do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Academia Brasileira de Letras), sites como o Copy Blogger e o Writing Thoughts, o Portal de Educação do UOL, entre outros.

Só não ache que você vai escrever melhor sem empreender um pouco de esforço. As fontes de informação estão todas aí, basta buscar!

Facilite ao máximo a vida de seu leitor

Para que seu texto seja interessante e atrativo do começo ao fim, evite ao máximo oferecer qualquer impedimento ao leitor. Por exemplo, não envie ele ao Google para buscar informações. Em vez disso, inclua por meio de hiperlinks no texto os endereços mais relevantes e atuais para exemplificar aquilo que o leitor precisa.

Você percebeu que foi isso que eu fiz ao longo do texto? Se você tem que sugerir produtos e serviços, linkar páginas, sugerir fontes e ferramentas de pesquisa, ou ajudar o leitor de qualquer forma, facilite o trabalho dele e entregue ao longo do texto todas as informações e links de forma certeira, objetiva e clara.

Demonstre sua credibilidade em escrever sobre o tema

Parte do trabalho envolvido na escrita de um bom texto é demonstrar que você tem autoridade suficiente para entregar aquelas informações. Atenção, isso não significa que você precisa de um Doutorado em Economia para escrever sobre o mercado financeiro, basta ter conhecimentos adequados e precisos sobre o tema.

Por isso é tão importante realizar sempre uma pesquisa prévia, por mais que você conheça bem o assunto sobre o qual escreverá. É possível que tenham ocorrido mudanças na legislação, no mercado, na ciência, etc. Nunca descarte essas possibilidades se você quiser passar credibilidade em seu texto.

Jamais seja condescendente com o leitor

Seu leitor não deve ser tratado como uma criança, por isso você não precisa ser condescendente ao longo do texto. Isso só causa irritação e frustração no leitor, que acaba acreditando que você o subestima, ou escreve de um lugar de fala superior ao dele.

Em vez disso, fale de igual para igual. Compartilhe dúvidas, questionamentos e situações que te aproximem do leitor. Depois disso, parta para um texto propositivo, que dê informações de forma relevante, sem subestimar o potencial de quem lê. Acredite, é possível ser simples, didático e objetivo sem infantilizar seu leitor!

Pense em um CTA que efetivamente se adeque ao leitor

A maioria das propostas de tarefa a um redator freelancer já contêm a descrição de como deve ser o call to action ao leitor: link para outro artigo do blog do cliente; assinatura da newsletter; comentários no post; entre outros. Mas isso não é tudo. Você precisa relembrar quem é a persona e imaginar qual seria a melhor forma de convencê-la a fazer o que o pitch manda.

Em vez de simplesmente falar para um gestor de recursos humanos assinar a newsletter do blog, que tal explicar que ele poderá receber mais postagens relevantes em seu e-mail, sobre temas que afetam diretamente o dia a dia profissional dele?

Com essas dicas em mãos, fica mais fácil fazer algumas modificações em seus próximos trabalhos. Procure ao máximo colocar em prática essas dicas sobre como produzir um texto de qualidade e atrativo! E aproveite também para assinar nossa newsletter, para continuar recebendo postagens como esta. Participe!