Conteúdo audiovisual

6 blogs que mandam ver em conteúdo audiovisual!

Se você já é um redator freelancer, provavelmente já ouviu a máxima “o conteúdo é o rei”, demonstrando a importância que ele possui hoje para o marketing. Mas não se trata de produzir qualquer conteúdo: tem que ser original e relevante para a persona do seu negócio.

Se você já é um redator freelancer, provavelmente já ouviu a máxima “o conteúdo é o rei”, demonstrando a importância que ele possui hoje para o marketing. Mas não se trata de produzir qualquer conteúdo: tem que ser original e relevante para a persona do seu negócio.

Enquanto o conteúdo escrito ainda tem seu lugar e é efetivo para muitos públicos, um conteúdo audiovisual é uma ferramenta poderosa para aumentar o número de interações e de ações.

E, para te convencer disso, separamos 6 exemplos de blogs que estão mandando ver utilizando vídeos, podcasts e muito mais!

Mas antes, deixa a gente te contar uma história…

“Um olhar vale por mil palavras”, o audiovisual no meio publicitário

Em 1921, Fred R. Barnard, publicitário norte-americano, publicou um artigo na Printer’s Magazine, primeira publicação comercial dos EUA voltada para o marketing, com a frase “One look is worth a thousand words”, ou em bom português “Um olhar vale por mil palavras”.

Parece provérbio chinês, não é mesmo? O autor do artigo também achou isso e publicou a frase como se tivesse sido escrita pelo filósofo Confúcio. O objetivo para chamar a atenção do público, o que acabou dando certo.

A frase virou lema no meio publicitário e evoluiu, até que em 2009, a Forrester Research, empresa americana de pesquisas de mercado, publicou um estudo em que afirmava: “um minuto de vídeo vale 1.8 milhões de palavras”.

James McQuivey, responsável pelo estudo, não chegou nesse número do nada. Ele partiu da frase publicada na Printer’s Magazine para calcular, a partir do número de frames por segundo que um vídeo mostra, quantas palavras valem cada minuto dele.

É difícil saber qual é a precisão desse cálculo. Contudo, o mais importante dessa história é que essa lógica é real e continua valendo na era do Marketing Digital! Veja só:

  • 100 milhões é o número de pessoas que assistem vídeos online diariamente. Claro que muitos desses estão assistindo ao último viral de uma criança fofa ou um gatinho brincalhão. Entretanto, uma boa parte está procurando por dicas de como fazer algo ou como fazer alguma coisa funcionar melhor, e uma audiência dessa não pode ser ignorada;
  • 75% dos executivos em uma pesquisa para a Forbes afirmaram que assistem a vídeos com conteúdos educativos sobre suas áreas pelo menos uma vez por semana;
  • 45% é a porcentagem de usuários na internet que assistem a pelo menos um vídeo online ao longo de um mês, de acordo com o comScore, que mede o nível de engajamento online. O usuário comum é exposto a uma média de 32,2 vídeos em um mês;
  • 80% dos usuários online se lembram do conteúdo de um vídeo que assistiram nos últimos 30 dias e do site que o hospedava, de acordo com a Online Publishers Association. E ainda melhora! Desses, 46% tomaram uma ação depois de assistir ao vídeo.

Como o conteúdo audiovisual pode ajudar nos resultados da sua estratégia

  • Aumentando o tempo de permanência na página. A internet mudou radicalmente a maneira como pensamos e reduziu drasticamente o tempo em que conseguimos manter atenção em alguma coisa. Não é a toa que, quando escrevemos, temos certo cuidado com alguns detalhes, como a escaneabilidade do texto que ajuda a focar a leitura do usuário. Vídeos permitem aumentar o nível de engajamento do visitante e fazê-lo navegar por mais tempo no blog.
  • Melhorando o rankeamento do blog. Ao aumentar o tempo de navegação do usuário, estamos também melhorando o rankeamento da página no Google, que considera esse como um dos seus critérios. Além disso, os mecanismos de buscas tendem a notar conteúdos multimídias mais do que qualquer outra coisa, o que também vai dar aquele up no posicionamento do blog.
  • Fortalecendo o nome do blog. No mundo online, para fazer realmente com que o seu blog seja lembrado pelo usuário, é preciso se destacar. Conteúdos audiovisuais ajudam com essa tarefa, fortalecendo o nome do blog no meio de tantos outros.
  • Inclui os usuários mobile. Ler longos textos em uma pequena tela de celular não é bem confortável. Usuários navegando por dispositivos móveis tendem a preferir conteúdos multimídias e, como o brasileiro passa 3 horas e 40 minutos navegando pela internet por meio dos seus smartphones, abocanhar esse público para o blog não é nada ruim.
  • Eleva o número de usuários que tomam a ação indicada pelo conteúdo. O objetivo de todo conteúdo é fazer com que o usuário tome uma ação no final. É por isso que estamos sempre investindo em bons Call-to-actions no fim dos nossos textos. Se a ideia é realmente aumentar a porcentagem de usuários que atende às nossas chamadas, conteúdos audiovisuais, sem dúvidas, são uma excelente saída.

Exemplos de blogs que acertaram em cheio com conteúdo audiovisual

Agora sim vamos cumprir o que prometemos! Depois de entender como o conteúdo audiovisual se inseriu e cresceu no mundo do marketing, vamos dar uma olhada em 6 blogs que se destacaram por oferecer — além dos tradicionais blogposts — vídeos, podcasts, gráficos, animações e outros conteúdos audiovisuais. Olha só:

1. AV Interactive

AV Interactive é uma divisão da AV Magazine, publicação especializada no mundo do audiovisual, focada em discutir os melhores equipamentos e soluções da área. O blog cobre uma grande variedade de conteúdos, que vão desde dicas de vendas até como identificar golpes na oferta de produtos.

Os produtores do blog incluem especialistas do mundo audiovisual, bem como guest bloggers com autoridade para falar sobre o assunto.

O conteúdo é recheado de informações sobre o audiovisual no formato audiovisual! Lá também você encontrará o AV TV, que é um canal só com vídeos sobre as principais novidades e tendências do mercado.

2. Scion AV

Mais voltado para o lado do entretenimento do mundo audiovisual, o Scion AV é um mix de reviews de vários gêneros, como música, artes, literatura e filmes. Aqui você não vai encontrar muita coisa sobre os equipamentos top de linha, mas terá um insight sobre as pessoas que os usam.

Afinal, entender quem é sua audiência é a chave do sucesso para a produção de qualquer conteúdo, seja ele escrito ou em vídeo, e você poderá ver como o Scion AV faz isso bem e consegue prender a atenção da sua audiência por um longo tempo no blog.

3.  Mashable

Mashable é um blog cativante que expressa bem a forma como podemos misturar conteúdos multimídia variados e entretenimento para atrair usuários. É possível, por exemplo, se inscrever no blog para personalizar o conteúdo que você recebe com base em seus interesses.

A ideia é conectar você às principais tendências de seu interesse através vídeos e várias outras formas de conteúdo. Vale a pena conferir não só pela diversão, mas também para aprender como é feito um blog de sucesso totalmente focado na experiência do usuário.

4.  O Jovem Nerd

Nosso quarto exemplo serve para mostrar que no Brasil também tem muita coisa boa sendo feita. O Jovem Nerd é um blog brasileiro que aborda temas sobre o mundo do entretenimento, como cinema, séries de televisão ficção científica quadrinhos, games  e viagens.

Sua atração mais conhecida é o Nerdcast, podcast que, de tão famoso, chega a ter até 1 milhão de downloads! Vale a pena ouvir e ainda conferir os vídeos do blog, sempre recheados de muito humor.

5. Dinheirama

Dinheirama é um blog brasileiro com foco em mudar sua vida financeira. Nele você encontrará tudo sobre educação financeira, incluindo entrevistas com quem entende muito do assunto e ferramentas para ajudar a controlar as suas finanças.

O conteúdo, que inclui um dos podcasts mais ouvidos da área, é produzido por empreendedores que compartilham o que aprenderam ao longo de sua trajetória e especialistas em diversos assuntos financeiros, como compra de carros, empréstimos, financiamentos, e investimentos.

6.  Copyblogger

Não poderia faltar na nossa lista um exemplo do mundo do Marketing Digital. O Copyblogger é um blog gringo sobre a vida de copywriter, que ensina o leitor a como se tornar um redator profissional. Nele, você encontrará diversos posts com dicas para produzir mais e escrever melhor.

Além disso, o blog produz vídeos curtos, de 1 minuto, geralmente explicando alguma ferramenta ou estratégia do Marketing Digital de uma maneira bem simples e divertida.

O Copyblogger também tem seu próprio podcast, chamado de Rainmaker Rewind, onde costumam receber profissionais de sucesso do mundo do marketing e do empreendedorismo para te dar dicas sobre como também chegar lá!

Com todos esses dados e exemplos já deu pra perceber que produzir conteúdo audiovisual, aliado a um bom material escrito, é a mina de ouro para qualquer blog. Isso não só vai atrair mais usuários (e fazê-los navegar por mais tempo), como fará a experiência deles ser memorável, os encorajando a voltar sempre querendo mais!

E você, curtiu nosso post sobre conteúdo audiovisual? Lembrou-se de outros exemplos de blogs que mandam ver nessa área? Então deixe um comentário abaixo e compartilhe as suas ideias com a comunidade!