Confira o passo a passo para criar sua autoridade online como redator web!

Tempo de leitura: 8 minutos

Assim como em qualquer outra área de atuação profissional, se tornar um redator web exige que você crie um respaldo em relação a seu trabalho, ao cumprimento de prazos, à pesquisa dos temas sobre os quais você escreve, entre outras coisas.

Mas isso não basta para criar uma verdadeira autoridade online como redator web. Quer um guia completo sobre como construir uma carreira sólida nessa área? Veja estas dicas:

1. Leve essa profissão a sério

Muitas pessoas que acabaram de entrar nessa área subestimam a vida de um redator web: acham que basta escrever algumas linhas por dia, que não é necessário pesquisar temas, sair de sua zona de conforto, revisar os textos, etc.

Isso não é verdade. Talvez essa impressão decorra do fato de que muitos redatores web ainda são bastante jovens, acabaram de entrar no mercado de trabalho, ou ainda veem nessa profissão apenas uma forma de complementar a renda.

No entanto, assim como em qualquer outra profissão, ética profissional é imprescindível para que você crie uma boa impressão em clientes, empresas e outros colaboradores. Lembre-se que o fato de você trabalhar de casa não muda o tipo de expectativa que as pessoas têm em relação ao produto final que você entrega.

Na verdade, costuma ser exatamente o contrário disso. O nível de expectativa é maior justamente pelo fato de você trabalhar em casa e assumir apenas os compromissos profissionais que quer.

2. Cumpra seus prazos religiosamente

Esse é um tipo de dica que nem deveria ser escrita, mas não custa reforçar. Afinal, cumprimento de prazo é o mínimo que um cliente espera do serviço contratado. Você pode achar que atrasar um dia a entrega, ou então pedir algumas horas a mais de prazo não fazem muita diferença, mas é preciso entender o outro lado da moeda. Atrasar a entrega de um trabalho é uma das atitudes que todo redator web deve evitar.

As pessoas que contratam os serviços de um redator web trabalham com um cronograma sério de postagens e entrega de resultados. A maioria dos posts ainda passa por minuciosos processos de revisão, adequação de linguagem e  conteúdo, adição de imagens, aprovação pelo cliente final e, no último estágio, postagem.

Um pequeno atraso na entrega de uma tarefa pode comprometer o cronograma de várias pessoas nessa cadeia profissional. Por isso é tão importante que você dê especial atenção aos prazos da tarefa.

3. Faça uma pesquisa apurada sobre o tema de cada texto

Criar autoridade online significa, entre outras coisas, demonstrar que você realmente domina o tema sobre o qual está escrevendo. Veja bem, isso não quer dizer que você precisa se Doutor em Geografia para escrever sobre as belezas naturais do Pantanal, mas ajuda muito você já ter pesquisado sobre o tema e demonstrar familiaridade com o vocabulário relacionado ao assunto.

Além disso, ganham pontos extras aqueles redatores que têm algum envolvimento pessoal com o tema de cada tarefa. Por exemplo, gostar de moda e estilo ajuda muito na hora de escrever um texto sobre as últimas tendências do verão. Você não precisa ser especialista no assunto, mas se já tem um mínimo de interesse sobre ele, com certeza escreverá com mais propriedade sobre o tema.

4. Escolha as fontes certas para sua pesquisa

Imagine que você tem que escrever um post sobre economia para um cliente. Será que a melhor estratégia para pesquisar o tema do post é mesmo buscar informações em outros posts? Tudo bem que nem sempre há muitas fontes disponíveis online, mas é aí que entra uma habilidade essencial para quem quer ser redator web: a seleção correta de fontes para seu texto.

Procure fontes realmente confiáveis, mais “oficiais”. No caso desse exemplo, uma boa fonte inicial é procurar sites com dados oficiais, como o do Banco Central e do IBGE.

Além disso, você também pode buscar outras postagens sobre o tema em autoridades estrangeiras, como é o caso do Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. Esses são apenas alguns exemplos, mas eles ilustram bem como é fácil encontrar fontes mais confiáveis do que o Yahoo Respostas e a Wikipédia em sua pesquisa.

Também é possível adotar algumas outras estratégias em seu texto, a depender do tipo de conteúdo desenvolvido, e das necessidades de seus clientes, Veja alguns exemplos:

  • Utilize dados estatísticos atualizados
  • Cite frases, pensamentos e opiniões de especialistas na área
  • Dê exemplos reais e práticos, que contem uma história e ilustrem seus argumentos
  • Acrescente estudos de caso como exemplos em seus textos

5. Dê especial atenção às solicitações dos clientes para criar autoridade online

Cada tarefa é única, no sentido que os clientes fazem solicitações específicas, de acordo com o tema tratado. Por exemplo, pode ser que o cliente queira que você crie um CTA diferente, com um link para determinado artigo. Ou então, pode ser que a tarefa peça expressamente que você cite algumas palavras-chave ao longo do texto, para melhorar seu rankeamento em ferramentas de busca.

Além disso, há clientes que pedem a citação de um exemplo que tenha algo a ver com o produto ou serviço deles, ou que se relacione com os conteúdos já postados no blog da empresa. Independentemente do tipo pedido, jamais negligencie a necessidade do cliente final do texto.

6. Seja cortês com clientes, revisores de conteúdo e outros profissionais

Nem sempre há uma comunicação direta entre você e o cliente final. Frequentemente, essa comunicação é intermediada por outra empresa, ou mesmo plataformas digitais de oferta, postagem e desenvolvimento das tarefas a serem escritas. No entanto, sempre que houver a necessidade e a oportunidade de se comunicar com o cliente e outros profissionais envolvidos no processo de criação do texto, seja cortês.

O cliente pode não ter muito tato ao escrever os comentários e críticas dele em relação à tarefa que escreveu. O revisor do seu texto pode fazer solicitações que pareçam não estar na proposta da tarefa (pitch), ou então implicar com algum vício de linguagem que você insiste em cometer.

Nada disso é motivo para você perder a paciência (e a educação) nessas situações. Respire fundo e exerça suas melhores habilidades de escrita para responder de forma diplomática, polida e profissional. Acredite, você não vai se arrepender.

8. Procure construir uma rede de contatos na área

Acredite se quiser, mas criar um networking na área ajuda muito você a ser um redator web bem-sucedido. Isso não significa que você precisa participar de congressos, visitar as empresas para as quais você escreve online, etc. Não é isso. Para fazer um bom networking nesse ramo, basta conhecer as pessoas com que você trabalha diariamente. Como fazer isso?

Comece pelo nome de quem corrige suas tarefas, escreve e-mails para você e lhe solicita trabalhos. Pergunte para essas pessoas qualquer dúvida que você venha a ter sobre o trabalho, ou os métodos de avaliação de suas tarefas. Aproxime-se deles a ponto de demonstrar efetivo interesse sobre o trabalho. Com o tempo, eles também saberão que podem contar com você caso novas demandam surjam.

9. Vez ou outra, “quebre o galho” de seus clientes

Por falar em contar com você, é comum que existam “emergências” na profissão de redator web. Seja para rever em alguns minutos aquele texto que você enviou, mas o cliente não gostou, seja para escrever um texto urgente, já que outro redator deixou seu cliente na mão. Quebrar esse galho é imprescindível para construir uma boa reputação entre os profissionais da área web.

Claro que nem sempre isso será possível. Muitos redatores têm que conciliar suas atividades com um horário regular de trabalho, então não são todas as tarefas de última hora que você poderá pegar. Mas, na medida do possível, procure atender aos pedidos dos clientes com maior brevidade. Eles saberão que podem contar com seu auxílio em situações excepcionais e vice-versa.

10. Aumente o tráfego interno de seu cliente

Muitas propostas de tarefas para redatores web pedem que, quando possível, deve-se acrescentar links para outras postagens no blog do cliente. Isso é uma estratégia essencial para aumentar o tráfego interno de um blog, elevar o tempo médio de permanência do leitor no blog, entre outras vantagens essenciais para o cliente. Por que não contribuir para isso?

Ao escrever um post, faça sempre (mesmo que a proposta não solicite expressamente) uma pesquisa rápida nas postagens anteriores. Além de evitar repetições de temas, exemplos e conteúdo, essa é uma estratégia que ajuda você a encontrar links interessantes, que estão de alguma forma relacionados com o tema sobre o qual você tem que tratar agora.

Percebeu que eu fiz isso ao escrever este texto? Basta clicar nos links e conferir outras postagens relevantes aqui do Escreva Para Web para quem quer criar uma autoridade online como redator web.

Como você pode ver, é preciso muito mais do que boa gramática e cumprimento de prazos na vida profissional de um redator web bem-sucedido. Para criar sua autoridade online nessa profissão, é preciso se atentar também para outros aspectos do dia a dia, muitas vezes negligenciados por redatores freelancer. Aproveite essas dicas para assinar nossa newsletter e continuar recebendo postagens como esta!

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