6 dicas incríveis para ter sucesso na carreira freelancer

Tempo de leitura: 5 minutos

Trabalhar como freelancer é uma experiência única. Muitos, inclusive, deixam o trabalho formal para se dedicarem a essa carreira. Isso pode ser explicado de várias formas: a possibilidade de poder trabalhar em casa, definir os próprios horários e passar mais tempo com a família e amigos.  

O grande desafio, porém, é conseguir conciliar o trabalho em casa com a vida pessoal. Não adianta nada ficar no conforto do lar e ter dificuldades para construir uma rotina, não administrar horários e viver em função do trabalho. Para ter sucesso na carreira freelancer, é necessário seguir algumas dicas.  

Se você é veterano na profissão ou marinheiro de primeira viagem, continue acompanhando o nosso post, pois reunimos as melhores dicas para mostrar que é possível garantir sucesso na carreira de freelancer, assim como em qualquer outra profissão.

Preparado? Vamos lá!

1. Encontre os seus clientes

Clientes não vão aparecer em um simples estalar de dedos. Para serem encontrados, é necessário que você mostre o seu trabalho para o mundo. Não adianta produzir materiais ricos se eles ficam escondidos em seu Google Drive ou se você mostra somente para a sua família.

Por isso, é fundamental para todo freelancer desenvolver um portfólio online. Usar a falta de conhecimentos em programação ou webdesigner como desculpa, não vai levar nenhum cliente até você. O WordPress, por exemplo, pode ser um ótimo aliado para construir a sua marca na internet.

Mas, se mesmo assim, você não sabe como criar a sua própria plataforma de divulgação de portfólio, use e abuse de outras ferramentas de divulgação como:

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Blog
  • E-mail marketing

A dica vale para todas profissões, desde professor de inglês, músicos, pintores e jornalistas até radialistas, advogados, arquitetos e eletricistas.

2. Faça um planejamento

O trabalho de freelancer exige o desenvolvimento de um criterioso planejamento. A ordem de tarefas que serão realizadas não podem ser definidas através de um sorteio. Caso contrário, você pode se confundir e prejudicar a sua produção, já que cada trabalho tem um prazo específico para ser cumprido.

Portanto, o primeiro passo é definir quais são as tarefas que serão realizadas naquela semana ou dia. Procure organizar de acordo com o prazo de entrega. Depois, leia todas as instruções para entender como o trabalho deve ser feito e quais são os recursos necessários para que você execute as atividades.

Um bom planejamento ajuda a trabalhar com mais tranquilidade porque você não precisa se preocupar com a quantidade de tarefas que deve desenvolver, já que a sua rotina estará toda estruturada.

3. Estipule um horário  

A carreira freelancer é sedutora porque permite que o profissional trabalhe o horário que deseja. No entanto, é fundamental ter um período certo para  desenvolver suas atividades. Não pense que esse tópico é irrelevante, pois, quando você deixa tudo definido, pode organizar melhor a sua rotina.

“Trabalhar até morrer prejudica a sua saúde, os seus relacionamentos e a execução de outras tarefas que são essenciais para o seu dia”

Então, escolha o período do dia que você irá se dedicar para o trabalho de freelancer. Não importa se o seu tempo disponível é oito horas ou três. Siga essa hábito, pois seu corpo irá se acostumar com o trabalho com mais facilidade.

4. Regras de ouro  

Não vamos negar que adoramos profissionais com habilidades para desenvolver multitarefas. Mas, antes de pegar diversos trabalhos, é necessário estar atendo para alguns fatores.

Torne-se um especialista

Como todas pessoas, tenho certeza de que você tem as suas preferências de temas e atividades que mais gosta de desenvolver como freelancer, certo? Porém, estas preferências não podem ser motivo para te limitar!

Se você tem interesse em desenvolver outros tipos de conteúdos ou assuntos, estude, pesquise, aprenda e corra atrás! Torne-se um verdadeiro especialista sobre os temas e formatos de conteúdo.

Aprenda a dizer não

Mesmo que a possibilidade de ganhar mais dinheiro ou adquirir uma independência financeira seja maior que o cansaço, recomendamos que você mantenha cautela na hora de pegar suas tarefas. Assumir um compromisso e depois não conseguir cumprir é um erro que pode prejudicar sua imagem e atrapalhar o processo da empresa. Pense nisso!

Questione sempre

Antes de iniciar qualquer tarefa, confira todas as informações sobre o conteúdo. Se tiver com alguma dúvida, não tenha vergonha de perguntar. Entender o procedimento é melhor que realizar o trabalho novamente.

5. Mantenha a disciplina  

O sucesso na carreira de um profissional freelancer, assim como em qualquer outra profissão, depende da disciplina. Não é porque você tem um horário flexível que irá trabalhar só no dia e no horário que der na telha, não é mesmo? Manter uma rotina de trabalho com responsabilidades é a chave do sucesso.

6. Estude, estude e estude!

Ficar trancado em um ambiente durante meses é função de um reality show. Como você não tem a sorte (ou azar) de concorrer a um milhão e meio de reais, precisa sair da sua zona de conforto para adquirir conhecimentos e conquistar novas oportunidades de trabalho.

O profissional que fica em casa somente produzindo conteúdo corre o risco de acabar com suas ideias e não ter criatividade para desenvolver outros trabalhos incríveis. Ir a livrarias, ler um bom livro, acompanhar as novidades do mercado através de bons blogs, visitar museus e exposições, por exemplo, são ótimas formas de aumentar seu nível cultural e se inspirar para suas próximas produções!

Se você seguir todos esses passos, terá uma carreira freelancer de sucesso. Independência financeira, renda extra, oportunidade de adquirir conhecimentos e saber trabalhar com prazos são algumas das vantagens que você vao conseguir com essa fascinante profissão.

Agora, você está liberado para produzir conteúdos. Se tiver alguma dúvida, volte a esse post ou compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Artigos relacionados

Sobre Matheus Pereira

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA, analista de planejamento na Rock Content, entusiasta do marketing digital e defensor da comunicação. Acredita que ela tem o poder de transformar a nossa sociedade.