Estratégia de conteúdo

5 artigos sobre estratégia de conteúdo que você deveria ler!

Todo produtor de conteúdo é assombrado por alguns fantasmas: o que é um conteúdo significativo? Como saber se o que eu estou produzindo é de qualidade? Como melhorar meu desempenho? Como saber que tipo de conteúdo o meu público espera que eu produza?

Todo produtor de conteúdo é assombrado por alguns fantasmas: o que é um conteúdo significativo? Como saber se o que eu estou produzindo é de qualidade? Como melhorar meu desempenho? Como saber que tipo de conteúdo o meu público espera que eu produza?

Para responder essa e outras tantas perguntas, surgiu o conceito de estratégia de conteúdo.

Profissionais de marketing não são videntes, mas precisam antecipar os desejos do público com antecipação. É por essa razão que eles investem tanto tempo e recursos em uma boa estratégia de conteúdo.

Entender para quê ela serve e como aplicá-la é fundamental para manter um bom rendimento e tirar o melhor do marketing de conteúdo.

A fim de te ajudar nessa tarefa, nós separamos alguns textos bastante elucidativos sobre o assunto. Confira, a seguir, os 5 artigos que todo produtor de conteúdo deveria ler:

ARTIGO 1: o que é estratégia de conteúdo e como ela se diferencia do marketing de conteúdo

É importante diferenciar Marketing de Conteúdo de estratégia de conteúdo. No artigo Marketing de Conteúdo e Estratégia de Conteúdo: Qual a Diferença?, você será introduzido a ambos os temas de forma bastante simplificada, a fim de entender melhor onde cada um se encaixa no seu cotidiano profissional.

Também verá como os dois se complementam e como eles interferem na produção de conteúdo. Se você nunca ouviu falar de estratégia de conteúdo, ou não sabe muito bem para quê ela serve, esse é um bom ponto de partida!

ARTIGO 2: o que você precisa saber para elaborar uma estratégia de conteúdo

Agora que você já está familiarizado com a estratégia de conteúdo, está na hora de se aprofundar um pouquinho mais em suas particularidades. O artigo Estratégia de marketing de conteúdo: Tudo o que você precisa saber vai explorar, bem detalhadamente, cada passo do desenvolvimento dessa estratégia.

Começando com o planejamento, ele te mostra a importância da criação de cronogramas e da distribuição de tarefas.

Em seguida, o post discorre sobre o que é conteúdo, qual a melhor forma de avaliar o que deve ser produzido e quais as plataformas disponíveis para sua publicação. A partir disso, ele analisa os prós e contras de cada uma dessas plataformas.

Após o estágio de contrução e publicação do conteúdo, o artigo aborda também a mensuração do seu desempenho, da distribuição de conteúdo e a elaboração de personas.

ARTIGOS 3 e 4: como elaborar uma estratégia de conteúdo eficaz

Conhecendo o passo a passo da estruturação de uma estratégia de conteúdo, você deve se perguntar “ok, e agora? Como criar a melhor estratégia possível?”.

Mirando nesse ponto, temos dois bons artigos:

ARTIGO 3: como montar uma estratégia de conteúdo certeira

Em Como montar uma estratégia de conteúdo certeira: os 5 passos iniciais, você verá muitos itens do artigo anterior — e alguns extras — explicados através de exemplos, definições e possíveis aplicações.

É recomendável que este artigo (3) seja lido depois que você tiver aprendido as lições ensinadas no post sugerido anteriormente (2). Afinal, para montar uma estratégia de conteúdo certeira, é pressuposto que você já tem saiba os básicos de estratégia de conteúdo e marketing de conteúdo.

Além da questão do planejamento, das personas e da distribuição de conteúdo, o texto trata de outros recursos importantes do marketing. São eles: o brainstorming, a jornada de compra do consumidor, e qual sua relevância deles para a estratégia de conteúdo.

Desse modo, trata-se de um guia completo para que qualquer produtor de conteúdo possa elaborar uma estratégia precisa. Porém, é um tanto mais técnico que os demais.

ARTIGO 4: dicas para melhorar a estratégia de conteúdo do seu negócio

O segundo artigo vem do blog do Neil Patel. E, se você não sabe Quem é Neil Patel, descubra isso antes de prosseguir com a leitura.

Intitulado 8 Dicas Para Melhorar a Estratégia de Conteúdo do Seu Negócio, este conteúdo retoma o básico do marketing de conteúdo.

Assim, o texto trata de ideias como confiança, valor, transparência, narrativa, imagem… conceitos que, embora abstratos, são fundamentais para a sua estratégia.

O mais interessante desse artigo, aliás, é a retórica utilizada. infográficos, exemplos e perguntas-chave farão você refletir sobre sua produção de conteúdo.

Esse texto é um pouco maior do que aquelse apresentados até agora. Isso pode desanimar em um primeiro momento. Mas não se preocupe, a linguagem do texto é bastante fluida e os recursos visuais são bastante ricos!

ARTIGO 5: exemplos de boa estratégia de conteúdo

Se ainda resta alguma dúvida quanto à importância de uma boa estratégia de conteúdo, que tal conferir alguns exemplos de grandes marcas que estão fazendo isso muito bem?

No artigo Inspire-se no exemplo de 11 empresas que estão usando muito bem o Marketing de Conteúdo!, você verá como marcas influentes no mercado internacional tiraram proveito de um conteúdo otimizado. Os exemplos incluem a Nike, a Coca-Cola, a Red Bull e a Salesforce!

Um dos melhores jeitos de aprender é observando quem sabe. Com esses exemplos, você não precisa reinventar a roda para ter sucesso na sua estratégia de conteúdo.

Além disso, uma das lições mais valiosas que podemos tirar é sobre o quanto da produção de conteúdo depende um bom planejamento.

E aí, curtiu nossas dicas? Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo? Então curta nossa página no Facebook, esperamos você por lá!