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5 dicas imperdíveis de Facebook Marketing para produtores de conteúdo!

Você certamente já está familiarizado com o Facebook, não é mesmo? A rede social número 1 no Brasil e no mundo é requisito quase obrigatório para quem quer se manter relevante nos círculos sociais e de trabalho.

Você certamente já está familiarizado com o Facebook, não é mesmo? A rede social número 1 no Brasil e no mundo é requisito quase obrigatório para quem quer se manter relevante nos círculos sociais e de trabalho.

E, se para perfis pessoais isso já é claro, no universo da produção de conteúdo esse padrão não é diferente.

Por meio do Facebook é possível estabelecer novos contatos de trabalhos, encontrar clientes, aprender sobre determinado assunto e, claro, mostrar todo o seu potencial.

Quer saber como o Facebook Marketing pode acelerar a sua carreira como freelancer? Então continue lendo o texto e aproveite de nossas 5 dicas imperdíveis!

1. Entendendo o Marketing de Conteúdo

Você provavelmente já sabe, mas não custa nada repetir: Marketing de Conteúdo é rei. E, claro, para os produtores de conteúdo de maior autoridade no mercado, essa regra ainda é válida.

Independentemente do canal, produzir conteúdo é uma das principais maneiras de atrair e encantar seus prospects.

Some a isso o fato de 49% dos usuários do Facebook curtirem páginas de empresas que gostam. Pronto! Você tem um cenário ideal para investir em produção de conteúdo.

Ao começar, utilize textos, imagens, vídeos e tudo mais que julgar apropriado para sua área de atuação. Faça testes e não tenha medo de ousar! Variar o tipo de conteúdo pode te ajudar a tirar boas conclusões sobre o seu público.

Esteja atento para qualquer novidade e se mantenha atualizado na hora de produzir os seus conteúdos. Você não vai querer que algum potencial cliente (ou um concorrente espião) encontre seu texto com informações erradas, não é mesmo?

2. Criando uma página pessoal

Criar uma Fanpage é tarefa simples e muito rápida pelo Facebook. Basta que você selecione a opção de Páginas no menu à esquerda da tela. Em seguida, selecione o botão “Criar Página” no canto superior direito.

Daí em diante é só seguir as instruções que aparecerão na tela. Escolher um nome e a categoria do seu negócio são algumas das informações pedidas.

Depois que tudo estiver pronto, se lembre dos elementos gráficos: avatar, imagem de capa, nome personalizado de usuário e botões. Esses elementos fazem toda a diferença no visual e na interpretação do seu negócio.

Uma página mal organizada passará a impressão errada ao visitante, reduzindo as chances de engajamento ou interação nas suas postagens.

Lembre-se também de definir uma identidade visual, ou seja, um padrão para cores, fontes, recursos gráficos etc., de modo que toda postagem feita por sua página seja imediatamente reconhecível por seus seguidores.

Por fim, é de extrema importância que você tenha em mãos um bom estudo de persona para sua página. Esse recurso auxiliará na hora de pensar na linguagem utilizada, no tipo de imagem para seus posts, nas outras redes sociais que podem ser integradas à página, nas suas ações internas de Facebook Marketing e por aí vai.

O estudo de personas precisa estar pronto antes de sua primeira postagem, já adequando toda o conteúdo ao seu verdadeiro público. Sem isso, as chances de seu conteúdo chegar ao público são reduzidíssimas.

3. Promovendo pelo Facebook Ads

Essa opção é bastante popular, e por um bom motivo: a customização dos anúncios do Facebook é feita sob medida para todos os usuários, incluindo você.

Porém, esteja atento na hora de considerar essa opção. Aqui você também precisará de um bom estudo de personas para saber com que tipo de público sua página estará lidando, e só então poderá começar a pensar no formato do anúncio, texto, imagem, público etc.

Lembre-se de se cadastrar para uma conta de Facebook Business, e daí linkar sua página. Na tela principal é possível simular anúncios, montar suas propagandas e testar os formatos escolhidos.

Você pode variar entre postagens, links, fotos, vídeos ou galerias patrocinadas. Tudo dependerá do tamanho do seu público, dos interesses deles e do tipo de conteúdo que você produz.

4. Estabelecendo contatos

O grande segredo para o sucesso dos produtores de conteúdo independentes está na formação de grandes redes de contato. Nesse ramo, é fundamental que você saiba com quem falar e quando falar.

Por isso, aproveite das ferramentas oferecidas pelo Facebook Marketing para começar a montar a sua listinha de nomes.

Conhece alguma página famosa na área? Perca a vergonha e vá lá pedir indicações. Comente, curta e compartilhe seu conteúdo para demonstrar que você está interessado, e depois é só mandar uma mensagem.

Aproveite também para buscar grupos de freelancers e produtores de conteúdo. Nesse tipo de ambiente a troca de experiências é muito valiosa, e pode lhe ajudar a definir valores para seu trabalho.

Seja para encontrar clientes, especializar a sua produção, otimizar o tempo… o Facebook Marketing possui várias vantagens e você deve explorá-las.

Você pode se aproveitar também da alternativa de integração com outras redes sociais. Use todo o potencial do LinkedIn, ou do Twitter, para recompartilhar conteúdo da sua página do Facebook (e vice-versa), e daí capturar e-mails e informações de futuros contatos que possam lhe ajudar na carreira.

Por fim, considere sempre abrir um espaço em sua página para que os leitores interajam. Convide-os a comentar, a engajar em seus projetos. Assim fica muito mais fácil estabelecer um diálogo e formar novas relações.

5. Pesquisando vagas pelo Facebook

Graças à grande popularidade da rede, o Facebook é hoje um dos melhores lugares para você encontrar vagas de freela pela internet.

O recurso de busca da própria rede social é uma boa maneira de começar. Digite ali palavras-chave relacionadas ao que você busca. “Freelancer”, “Produção de conteúdo”, “marketing de conteúdo”, “redator freela” etc. trarão resultados relevantes para seu primeiro contato.

Você também pode tentar utilizar hashtags específicas de sua área, ou mesmo participar de grupos para divulgar o seu trabalho e conseguir alguns clientes interessados.

O Facebook Marketing é um grande aliado para conquistar novos clientes e fidelizar os clientes atuais.

Com tanta popularidade, a internet está recheada de dicas para fazer a sua estratégia de Facebook Marketing bombar! Depende apenas de um pouco de dedicação e proatividade para começar a dar certo.

Curtiu? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos! Está aí a oportunidade que faltava para você começar a montar uma boa rede de relacionamentos.