6 ferramentas para revisão de textos

6 ferramentas para ajudar na hora da revisão de textos!

Os avanços tecnológicos na escrita para web têm facilitado — e muito — a vida dos revisores.

Os avanços tecnológicos na escrita para web têm facilitado — e muito — a vida dos revisores.

São muitas as ferramentas e dispositivos criados para aumentar a nossa produtividade, contribuindo de maneira direta para a eficácia e excelência do trabalho. Fazer uso deles hoje em dia se tornou mais do que uma obrigação, como também uma necessidade!

Nós já escrevemos um post com 5 ferramentas que todo redator web precisa para escrever um texto como um campeão. Hoje, você vai ficar por dentro de 6 dicas que irão ajudá-lo na hora da revisão de textos. Confira!

Técnica Pomodoro

Você gostaria de medir sua produtividade em um determinado período de tempo? Pois saiba que isso é possível!

Basta que você ative em seu navegador (ou em seu smartphone) uma extensão que reproduza a Técnica Pomodoro — método de gerenciamento de tempo que propõe foco total em cada atividade executada, de modo a aumentar a concentração e a eficiência.

Por exemplo, o tempo de um Pomodoro é equivalente a 25 minutos. Durante esse período, você deve trabalhar em uma tarefa específica, sem interrupções ou distrações.

Observe, por exemplo, quantos textos você consegue revisar, o que tomou mais tempo e o quanto esses minutos foram bem aproveitados. Ao final desse Pomodoro, faça uma pausa de 5 minutos — e a cada 4 Pomodoros, a pausa deve ser de 20 minutos.

Enquanto você estiver em um período de tempo Pomodoro, não acesse nada: nem e-mail, redes sociais ou qualquer outro tipo de distração.

Já durante as pausas, você tem esse tempo livre para descansar a cabeça e fazer o que quiser — provavelmente, com a mente relaxada, é possível que você tenha algum insight sobre a atividade que estava desenvolvendo. Dessa forma, você rende mais e consegue desenvolver melhor o seu trabalho.

Como comentamos, existem alguns aplicativos que executam a Técnica Pomodoro em seu computador ou smartphone, contribuindo para um melhor gerenciamento do tempo. Abaixo, listamos alguns:

Diff Checker

O Diff Checker é um verificador de texto em que você coloca de um lado a primeira versão e, no outro, a versão final. Muitas vezes, ao final de uma revisão, ficamos sem saber o quanto realmente mexemos em um texto.

Se você é revisor freelancer da Rock Content, por exemplo, precisa dar uma nota para o texto, não é mesmo? Isso requer que, ao final da revisão, esteja claro o quanto precisou adaptar ou reajustar um texto, a fim de embasar a nota aplicada.

Como esse site destaca tudo o que você mudou ou acrescentou ao longo da revisão, ele também te ajuda a ver se não errou a digitação de alguma palavra ou se escreveu algo que não faz sentido.

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), é um sistema de buscas lançado pela Academia Brasileira de Letras — sua última edição, por sinal, já está de acordo com as novas regras do novo Acordo Ortográfico. Ele é uma fonte oficial, que apresenta mais de 350 mil verbetes e suas classificações.

Além da versão impressa e digital, o VOLP também já está disponível para download para smartphones e demais dispositivos móveis (tanto para iPhone como para Android).

E o melhor de tudo: depois que você o baixou, não é preciso ter conexão com internet para acessá-lo. Basta fazer a pesquisa desejada que ele apresentará os devidos resultados.

Dicionário Criativo

Você já ouviu falar no Dicionário Criativo? Essa é outra ferramenta que além de auxiliar um redator durante a produção de um texto, ele também contribui para o trabalho de revisão de textos.

A proposta desse site é agrupar em um mesmo local a definição, rimas, sinônimos, citações, metáforas e até mesmo imagens de uma palavra — dentre outras possibilidades.

Ou seja, sempre que você tiver alguma dúvida com o uso de um termo em determinado contexto ou quiser pesquisar alguma palavra relacionada, use-o para fazer a pesquisa. Ou quando perceber que determinada palavra está sendo utilizada demais, procure outra que possa substituí-la.

Microsoft OneNote

O OneNote é um aplicativo muito útil tanto para redatores como para revisores de texto. Nele, você pode criar notas, compartilhá-las com outras pessoas e acessá-las tanto de dispositivos móveis como também do seu desktop — já que ele organiza e sincroniza todas as informações da sua conta em um banco de dados virtual.

Desenvolvido para rodar em praticamente todos os sistemas operacionais para PC e smartphone, pode ser baixado gratuitamente em qualquer um deles. Além disso, também possui ferramentas de digitalização de textos e fotografias de impressões, assim como armazenamento de áudios e vídeos.

Um ponto interessante do OneNote é uma comunidade que desenvolve plugins e aplicativos para adaptar e melhorar a experiência do usuário, facilitando o uso do software para vários fins como, por exemplo, a redação web.

Enquanto eu planejava como iria estruturar esse texto e quais dicas daria, várias ideias surgiram. E como sei que poderia me esquecer delas caso não as anotasse, logo as escrevi em meu aplicativo. Bem prático, não é mesmo?

Corretor automático do Microsoft Word/LibreOffice

Quer conhecer uma boa prática ao finalizar a revisão de um texto? Utilizar um corretor automático, tal qual o Microsoft Word ou LibreOffice. Essa tática ajuda a identificar se você deixou passar algum erro como digitação, repetição de palavras, uso inadequado de uma palavra, falta de acentuação etc.

No entanto, por mais simples que isso possa parecer, é muito importante que você verifique cada ocorrência apontada por esses corretores, já que, em alguns casos, elas podem não ser condizentes com o contexto da redação que está sendo revisada. Por exemplo, é comum que eles indiquem um termo em inglês como errados e forneçam outra palavra para ser utilizada.

O que achou das nossas dicas? Já conhecia todas? Conhece alguma outra ferramenta ou aplicativo que possa na revisão de textos? Compartilhe nos comentários!

guia-de-revisao-de-texto