Identidade visual: como criar a melhor para cada cliente?

Tempo de leitura: 5 minutos

Para que uma empresa possa se consolidar e tornar-se parte da vida de sua persona, é imprescindível que ela possua uma identidade visual — e que esta seja forte e totalmente alinhada à visão e aos valores da empresa.

A identidade visual é, basicamente, o rosto da companhia — aquilo que, quando planejamento de forma eficaz, vem instantaneamente à mente quando o nome da sua empresa é mencionado. E, quando a identidade visual é realmente forte, mesmo pessoas que não utilizam os produtos e/ou serviços da empresa são capazes de reconhecê-la.

Você pode perceber, então, que a identidade visual é altamente individualizada, e que deve ser criada analisando detalhadamente o perfil de cada empresa. Mas como criar a melhor identidade visual para cada uma das companhias que você tem como cliente? É o que iremos abordar no post de hoje!

A importância da identidade visual para empresas

A identidade visual é uma forma de transmitir ao público, rápida e intuitivamente, a identidade da própria empresa. Ou seja, os valores, objetivos e características da companhia devem estar representados na identidade visual.

Pensar nisso é essencial para criar a identidade visual ideal para cada cliente. Uma empresa que preza a inovação e a agilidade, por exemplo, pede uma identidade visual totalmente diferente de outra que valorize a tradição.

Mesmo que a persona não perceba, é por meio da identidade visual que ela forma uma conexão inicial com a marca — se sentir, através dela, que a empresa fala diretamente com ela, seus desejos e necessidades. Pesquise o nome de qualquer empresa em um site de busca de imagens — o logotipo, principal elemento da identidade visual, dominará os primeiros resultados.

Quando tudo isso é alcançado pela identidade visual, ela permanece na mente das pessoas, tornando-se parte da memória afetiva dos clientes da empresa.

Identidade visual como forma de diferenciação

Outra responsabilidade importante da identidade visual é diferenciar a companhia de suas concorrentes. Por isso, além de representar a “alma” da empresa, a identidade visual precisa destacar como esta companhia é diferente das outras do mesmo ramo — para que a persona sinta que nela, e não nas concorrentes, encontrará exatamente o que precisa.

Por isso, é muito importante lembrar que você deve criar uma identidade visual que seja condizente com a realidade do seu cliente, e não com o que ele deseja ser. Caso contrário, o consumidor poderá se sentir enganado — o que é extremamente prejudicial para a reputação da companhia. Afinal, a identidade visual deve passar não apenas qualidade mas, principalmente, profissionalismo e confiança.

Portanto, antes de dar início à construção da identidade visual do seu cliente, você precisa conhecer o perfil detalhado da persona da companhia. Dessa forma, alinhando as características da empresa às necessidades de seus clientes, você terá as informações necessárias para criar uma identidade que cumpra seus objetivos.

A estrutura a identidade visual de uma empresa

Quando falamos de identidade visual, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o logotipo. Este é, realmente, o elemento chave da identidade visual de uma empresa — mas, definitivamente, não é o único! A identidade visual se estrutura da seguinte forma:

Elementos primários

Os elementos mais importantes da identidade visual, aqueles que ficarão fortemente atrelados ao próprio nome da marca, são os seguintes:

  • o símbolo: imagem que representa o nome da empresa;
  • o logotipo: forma única de registro do nome;
  • a marca: união do símbolo e do logotipo.

Os demais elementos da identidade visual devem estar sempre em harmonia com os elementos primários, que servem de base para toda a campanha.

Elementos secundários

Abrange as cores e a tipografia que serão usadas nas peças de comunicação da organização. Fundamentais para a forma como as pessoas irão absorver a marca, os elementos secundários precisam ser pensados com cuidado — cada cor e tipografia carrega consigo impressões próprias, sendo capazes de gerar diferentes sentimentos e sensações nas pessoas.

Elementos terciários

São elementos complementares aos mencionados anteriormente, como grafismos e mascotes — que não farão parte da identidade visual de todos os seus clientes, dependendo muito da proposta e do perfil da empresa.

Memória e afeto através da identidade visual

Quando a identidade visual de uma empresa alcança todos os seus objetivos — e é criada de forma realmente eficaz e alinhada às características da companhia —, mais do que uma representação visual da empresa em si, ela se torna um símbolo de tudo o que ela e seus produtos e/ou serviços representam na vida de seus clientes.

Pense no símbolo da Coca-Cola, por exemplo. Basta visualizar o círculo vermelho com o nome da marca para trazer à mente a lembrança da refrescância e do sabor da bebida. O M amarelo do McDonald’s, por sua vez, instantaneamente nos faz pensar nos hambúrgueres e nas batatas fritas crocantes e sequinhas da rede de fast food.

Por isso, a identidade visual é essencial para que os conceitos de uma marca se estabeleçam na mente dos seus clientes, pois cria esse elo entre os produtos e o que eles significam para seus consumidores.

Atualmente, com o crescimento acelerado das redes sociais, somado à importância de as marcas terem uma forte presença na internet, a identidade visual é uma forma eficaz e dinâmica de conectar tudo isso.

Através do uso da identidade visual, de design e das cores no site, no blog e em todas as redes sociais — respeitando, claro, as particularidades de cada um —, a empresa consegue alinhar sua presença digital, demonstrando unidade e harmonia. Isso é muito positivo para a forma que o público enxerga a companhia, pois a ideia da presença digital é, justamente, passar a sensação de que a empresa acompanha sua persona em todo lugar.

Agora você está pronto para criar a identidade visual perfeita para seus clientes. Gostou das nossas dicas? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Na sua opinião, quais marcas têm identidades visuais que se destacam?

Artigos relacionados

Sobre Redator Rock Content

Este artigo foi produzido por um dos mais de 12.000 redatores da base da Rock Content. Quer produzir conteúdo legal assim no seu blog? Cadastre-se agora mesmo!