Como a literatura pode te ajudar a ser um redator web melhor?

Tempo de leitura: 6 minutos

A literatura faz parte da minha vida há muito tempo. Aprendi a ler aos 5 anos e, desde então, não passo um dia sem estar acompanhada de um livro.

Há algum tempo, li uma frase do escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón e, imediatamente, percebi nela semelhanças com a minha infância: “Cresci no meio de livros, fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó, cujo cheiro ainda conservo nas mãos”.

Qualquer livro que estivesse dando sopa em minha casa, logo ia parar na minha estante e lista de leitura.

Depois, foram horas na biblioteca da escola, tanto lendo como escolhendo qual seria a próxima “aventura” em que embarcaria. Conheci personagens, histórias, melhorei meu vocabulário e me tornei mais criativa.

E com essa longa convivência, eu consegui tirar boas lições, inclusive, sobre a escrita. E é o que eu aprendi lendo que compartilho com você no post de hoje.

Se você é um redator web e quer aprender como a literatura pode ajudá-lo a escrever melhor, continue a leitura deste texto:

1 – Aperfeiçoa a escrita

Enquanto você está lendo, mais do que uma forma de entretenimento, você também está aprendendo, pois presta atenção e absorve algumas características do modo como o autor escreve.

Além disso, pontos-chave da habilidade de escrita como gramática, estilo, concordância, pontuação, e construção frasal são desenvolvidos.

E não se baste apenas em copiar o estilo de escrita de determinado autor. Seja autêntico, crie um estilo próprio, original e que seja a sua marca. Na carreira como redator web, além de saber escrever é preciso que você saiba conquistar o seu espaço.

2 – Enriquece o vocabulário

Se tem algo que o ajudará a enriquecer o seu vocabulário é a literatura. A cada livro, novas palavras surgirão para que você as aprenda e crie o seu próprio dicionário de significados. Muitas delas podem ser até inventadas, como os neologismos de Guimarães Rosa.

Quanto mais rico for o seu vocabulário, maior será a sua capacidade de escrever bons textos e de “brincar” com as palavras. Assim, você consegue dar mais fluidez às frases e diversificar a forma como passa uma informação.

Outro ponto positivo é que você se expressará com mais assertividade e propriedade, demonstrando conhecimento e domínio sobre o assunto — o que, certamente, contribui para a sua imagem e credibilidade no mercado.

3 – Aumenta a criatividade e imaginação

Uma estratégia que tem sido muito utilizada para atrair o público-alvo é o Storytelling, ou seja, criar uma relação com as pessoas por meio de narrativas. Para tanto, ser criativo e levar a imaginação a outros patamares é essencial.

E como é possível desenvolver essas habilidades? Ora bolas, lendo, claro! Durante a leitura de um livro, lutamos com dragões, viajamos no tempo, voamos e enfrentamos os maiores desafios.

Com alguns livros, aprendi também a lidar com meus próprios medos, sonhos e desejos.

É preciso trazer um pouco dessa capacidade inventiva para os seus textos. E se você conhece muito bem a sua persona, saberá contar, como ninguém, uma história que seja capaz de engajá-la e atraí-la.

4 – Expande o repertório cultural

Posso nunca ter ido ao Japão ou para a África, mas já li livros que se passavam nesses locais e isso, com certeza, exerce influência na forma como lido com meus textos.

Além disso, quando você lê um livro de época, por exemplo, consegue ver como o autor foi capaz de retratar os fatos de um período em sua obra — ou como eles influenciaram a escrita.

Ler o ajudará a expandir os seus conhecimentos, romper barreiras e interagir com novas realidades.

5 – Aprimora o senso crítico

Busque em toda leitura exercer a sua capacidade de interpretação e aprimorar o seu senso crítico. Não tenha medo de questionar fatos, informações e dados.

Essa prática vai se mostrar muito importante quando estiver escrevendo o próprio conteúdo e o ajudará a julgar o que é pertinente ou não.

6 – Melhora a desenvoltura

Eu não sei você, mas sempre fui muito tímida para falar em público. No entanto, ao longo da vida, aprendi que para ganhar confiança perante uma audiência, a melhor forma é estar bem preparado para a apresentação.

Tire proveito dos benefícios da literatura, como aumento do vocabulário, senso crítico e aumento do repertório cultural, quando tiver que se comunicar verbalmente com alguém.

Quanto mais conhecimento você tiver sobre um assunto, mais preparado estará e melhor se sentirá para passar sua opinião.

Se você domina a habilidade de escrita, mas não tem coragem de criar um blog e postar seus textos na internet, siga também essas dicas.

Confie na sua capacidade de redator e não deixe que o medo o impeça de investir nos seus objetivos.

7 – Contribui para o surgimento de insights

Toda obra traz uma abordagem ou apresenta um aspecto diferente sobre determinado assunto. Quando você passa muito tempo contemplando o mesmo repertório, não consegue sair do lugar ou acompanhar as novidades que surgem.

Estar em contato com diferente autores, portanto, colaborará para que você consiga desenvolver novas ideias, produzir algo original e ter insights criativos.

8 – Promove o autoconhecimento

É possível conhecer muito sobre uma pessoa pelos livros que ela gosta ou lê. E isso também será importante para o seu autoconhecimento.

Pare um segundo e analise as suas preferências de leitura e, consequentemente, quais áreas saberá falar melhor.

Se você gosta e domina um assunto, isso se refletirá nos seus textos. Assim, seus leitores terão confiança no que você fala e o considerará um especialista no assunto, sempre voltando ao seu blog para conferir as suas dicas e orientações.

Espero que ao longo desse texto você tenha percebido que ler é a melhor forma de aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Não hesite em passar horas se dedicando à literatura! Se você ainda tem dúvidas de quão benéfica ela é, faça isso como uma forma de tentar aprimorar a sua escrita e se tornar um redator web melhor.

E você? Como é a sua relação com a literatura? Ela também exerceu alguma influência na sua vida? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua experiência!

Artigos relacionados

Sobre Mérian Provezano

Analista de qualidade de conteúdo na Rock Content , formada em Jornalismo, estudante de Letras e nerd em formação. Passo meu tempo livre lendo livros, vendo séries e escutando Robbie Williams.