Como evitar as maiores distrações no trabalho freelancer?

Tempo de leitura: 6 minutos

“Hoje não vai dar, estou na correria”. Você percebe que está falando esta frase com cada vez mais frequência?

Isso nem sempre significa um problema de excesso de tarefas, pode ser que você precise se organizar melhor. Trabalhar como freelancer em um home office é o caminho para muita gente que busca mais liberdade sem sacrificar produtividade, mas, como em qualquer trabalho, é necessário ter um planejamento bem adequado.

Sem isso, você acaba se tornando vítima das maiores distrações no trabalho freelancer, que são capazes de inviabilizar todos os seus projetos. O home office tem muitos benefícios, mas você precisa preparar o terreno para ele funcionar bem. Vamos começar?

Veja abaixo como evitar as maiores distrações no trabalho freelancer:

1. Interrupções dos outros

Você mora com a família ou com amigos? Uma das maiores distrações no trabalho freelancer pode vir da dificuldade das outras pessoas respeitarem o seu momento de concentração. Por estar em casa, você pode ser visto como disponível para conversar ou ajudá-las em algo.

O telefone também pode ser um inimigo, gerando interrupções que podem fazer seu trabalho desandar. Deixe seus horários de trabalho claros para os outros, de uma forma bem assertiva, explicando que só em casos bem extremos podem acionar você. Quanto às ligações, se você não estiver esperando nenhum contato importante, não pense duas vezes: tire do gancho ou silencie.

2. Notificações do celular

Hoje em dia, parece que os smartphones tomaram controle da nossa sociedade. Eles ajudam bastante em diversos aspectos da vida, inclusive no trabalho, mas podem ser uma fonte de muita distração se estiverem fora de controle. No seu home office, pode acabar sendo muito fácil parar a todo momento para checar as redes sociais ou trocar mensagens no WhatsApp.

Como se livrar deste vício, pelo menos na duração das suas atividades? Felizmente, a maioria dos aparelhos possui um sistema de “não perturbe”, que silencia as notificações por determinado tempo, o que é perfeito para estes casos. Quer outra dica valiosa? Deixe o smartphone em outro cômodo, para manter longe a tentação de usá-lo.

3. Distrações da internet

Se o seu trabalho é feito na internet, daí podem vir também muitas distrações que conseguem fazer o trabalho desandar. Afinal, o Facebook e o Twitter estão a um clique de distância para a sua produtividade cair. O próprio computador pode contar com algumas tentações, como jogos e Netflix à disposição.

A extensão StayFocusd é uma das grandes aliadas para evitar as maiores distrações do trabalho freelancer. Através dela, você consegue limitar o tempo gasto em certos sites e eles ficam bloqueados depois que o tempo se esgota. Quanto ao restante do seu computador, vale a pena experimentar o recurso de múltiplos desktops, disponível no Mac e no Windows 10. Tenha uma área de trabalho só para seu freela e mantenha as distrações em outra.

4. Barulho em excesso

Mesmo quando você estiver com o máximo de concentração, pode ser que algum vizinho comece alguma reforma e, com tanto barulho, comprometa a sua produtividade. Muitos freelancers sofrem com o problema, afinal só existem regras contra este tipo de incômodo quando ocorrem tarde da noite.

Aqui, vale a pena considerar uma conversa amigável com o responsável pelo barulho ou tentar realizar seu trabalho em horários diferentes daqueles em que a reforma ocorre. É por conta disso que muitos freelancers gostam de trabalhar à noite, já que o silêncio costuma ser maior. Em último caso, você pode ir para uma cafeteria ou outro local com internet sem fio e tomada.

5. Letras de músicas

Muita gente acredita que consegue trabalhar melhor ouvindo música, e isso pode ser verdade em muitos casos. No entanto, fique de olho para ver se isso acaba tendo o efeito contrário. É comum que música com letra dificulte a leitura e a escrita, já que a nossa mente não sabe se deve se concentrar no que está sendo cantado ou pensado.

Como resolver isso e ainda assim não precisar trabalhar no silêncio? Basta explorar músicas sem letra, como instrumentais ou eletrônicas. A tática é tão comum entre as pessoas que o Spotify possui diversas playlists focadas nisso, como o Eletrônico para Concentrar e o Brain Food.

6. Preocupações e ansiedade

Mesmo se livrando do smartphone e das redes sociais, ainda assim podemos nos distrair facilmente se a nossa mente não colaborar. Para garantir um equilíbrio, você pode experimentar os benefícios da meditação. Este caminho também é ótimo para neutralizar as ameaçadas de vários outros tipos de distração que você talvez não consiga resolver por outros métodos.

Não se trata de algo difícil ou complexo: basta limpar sua mente e se concentrar em sua própria respiração por alguns momentos. O ambiente precisa colaborar, então escolha um local livre de barulho e interferências externas. O WikiHow tem um tutorial bem fácil de como meditar para iniciantes.

7. Sobrecarga de tarefas

O acúmulo de atividades a realizar por si só também pode ser uma das maiores distrações no trabalho freelancer. Quem atua em um escritório pode contar com um gerente que delega as tarefas para sua equipe adequadamente, mas tudo muda no home office. Não só você precisa realizar suas atividades como também organizar toda essa demanda.

Neste caso, você precisa priorizar suas tarefas levando em conta o tempo de duração delas e a urgência. Para algumas pessoas, é mais fácil começar pelas menores, enquanto outras preferem resolver primeiro o que tem de mais complicado. Para ter um acompanhamento disso, você pode usar uma ferramenta como o Toggl, onde você cronometra suas atividades e estabelece alguns parâmetros.

8. Perfeccionismo demais

Quer saber um segredo da indústria da tecnologia? Nenhum software chega ao mercado completamente livre de bugs. Em determinado ponto do desenvolvimento, as empresas concordam que, se tentarem eliminar todo e qualquer problema e entregar um produto perfeito, ele nunca será lançado.

O mesmo se aplica ao seu trabalho. Isso não significa que você deve fazer entrega de baixa qualidade. Encontre um equilíbrio entre qualidade e o tempo dedicado às tarefas. Do contrário, você sempre vai se sentir buscando uma perfeição que vai dificultar o encerramento de qualquer atividade.

Agora é com você!

Tudo pronto para se livrar de todas essas distrações? O home office tem diversos atrativos para os freelancers e pode contar com muita produtividade se as condições adequadas forem aplicadas. Ao se ver diante de uma dificuldade, busque as alternativas assertivas que se encaixem no seu método de trabalho.

O trabalho em home office tem vários outros segredos que você precisa descobrir para trabalhar de forma mais fácil e eficiente. Nós reunimos tudo isso em um e-book incrível que você pode baixar gratuitamente!

trabalho-freelancer

Artigos relacionados

Sobre Redator Rock Content

Este artigo foi produzido por um dos mais de 12.000 redatores da base da Rock Content. Quer produzir conteúdo legal assim no seu blog? Cadastre-se agora mesmo!