As 4 melhores dicas de marketing pessoal para freelancers!

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O trabalho de um freelancer não é nada fácil. Além de ter que entregar um ótimo resultado aos clientes e lidar com mil tarefas ao mesmo tempo para garantir uma boa quantia o final do mês, o profissional que trabalha dessa forma precisa se esforçar para atrair cada vez mais contatos e fechar negócio.

Por trás de todo esse esforço, pode ter certeza que há uma ótima estratégia de marketing pessoal.

Obviamente, esse não é o fator principal para o sucesso profissional. Se enganam aqueles que acreditam que basta ter bons contatos para garantir uma carreira de sucesso. Entretanto, “vender seu peixe” de maneira atrativa é mais um ponto que chama a atenção daqueles que estão em busca do seu serviço.

Mas se você ainda não sabe como construir sua imagem, não se preocupe! Nós vamos te ajudar com 4 dicas essenciais para elaborar uma estratégia de marketing pessoal de sucesso.

Afinal, o que é marketing pessoal?

Antes de mais nada, vamos a uma definição do termo. Marketing pessoal pode ser traduzido como o processo pelo qual um indivíduo agrega valor à sua imagem.

Já ouviu falar na frase “só é visto quem é lembrado”? Pois então, essa é a melhor definição.

Imagine a seguinte situação: um redator freelancer que possui um bom portfólio profissional, mantém boa postura nas redes sociais e vai a eventos de marketing possui uma vantagem competitiva enorme em relação àquele que faz um excelente texto, mas espera ser convidado para entrar em algum projeto.

Ou seja, o marketing pessoal diz respeito a tudo aquilo que uma pessoa faz para se destacar dentre as demais, mostrando suas melhores características e atribuindo valor ao seu trabalho por meio de diferentes estratégias.

Confira agora as melhores dicas de marketing pessoal para freelancers!

1. Seja proativo e agregue valor ao seu serviço

Uma das características mais bem vistas quando o trabalho é realizado por um freelancer é a proatividade. Como se trata de um profissional totalmente autônomo e com certa margem de liberdade para abandonar o projeto a qualquer momento, muitos clientes têm certo receio de contratar esses profissionais.

Por isso, essa questão deve ser tratada como uma ótima oportunidade de marketing pessoal, gerando cada vez mais valor ao trabalho realizado.

Se você foi contratado para realizar a redação de alguns textos, por exemplo, nada deve te impedir de sugerir uma nova pauta dentro daquela estratégia. Essa é uma atitude que demonstra seu interesse pelo trabalho e gera confiança, fazendo com que convites futuros para novos projetos sejam garantidos.

Além disso, uma nova ideia e uma visão de fora são sempre bem-vindas para aprimorar cada vez mais a realização de um trabalho, seja qual for a área de atuação. Portanto, não deixe de dar sua contribuição para o projeto em que está participando.

2. Cuide da sua imagem no ambiente online

Outra dica importantíssima para garantir um marketing pessoal de sucesso é tomar cuidado com o que é postado nas redes sociais. Há quem diga que elas são consideradas a nova carta de apresentação, sendo utilizadas inclusive por recrutadores em processos seletivos.

Para o profissional freelancer, essa é uma questão ainda mais importante. Afinal, é extremamente comum ser contratado por alguém que você nunca viu, e que seu único contato será por meio do ambiente online.

Por isso, todo cuidado é pouco. Tome bastante cuidado com as imagens pessoais que são postadas, o tom e o tema dos assuntos que são abordados em sua página. Lembre-se que a vida pessoal não se separa tanto da profissional hoje em dia, pois elas acabam se misturando na internet, um ambiente que pode ser sua principal arma na atração de novos clientes ou seu principal ponto fraco. A escolha é sua!

Então, escolha os canais adequados para se expressar e lembre-se de verificar as configurações de privacidade. A sua “marca” é avaliada o tempo inteiro por seus clientes, portanto não deixe que detalhes que parecem irrelevantes acabem te impedindo de fechar um bom negócio.

3. Trate seus clientes da maneira adequada

Que todo mundo gosta de ser bem tratado você já sabe. Mas, se tratando da relação com um cliente, essa é uma questão que se transforma em obrigação. A frase “o cliente sempre tem razão” não deve ser levada ao pé da letra, afinal eles também podem estar errados e tirar proveito de situações.

Entretanto, o tratamento adequado não diz respeito a concordar com tudo que é dito, mas sim a um tipo de comportamento em que a educação, compreensão e paciência para compreender os problemas e questões dominam a relação. Por isso, seja atencioso desde o momento em que se apresentar até a hora de entregar o trabalho final e receber o pagamento pelo serviço.

Um cliente insatisfeito não é apenas um cliente perdido. Ele pode espalhar uma péssima reputação sobre o profissional freelancer, fechando as possibilidades de convites por parte de outros profissionais que trabalham na área, impossibilitando sua atuação no mercado.

Por isso, seja quem for o cliente, trate-o com educação e paciência. Não se pode esquecer que cada ação negativa compromete a imagem do profissional, tornando cada vez mais difícil a execução de uma estratégia de marketing pessoal eficiente.

4. Esteja presente em grandes eventos

Uma dica que é considerada como antiga, mas que ainda faz efeito, é estar presente em grandes eventos da área de atuação. São nessas ocasiões em que o profissional que trabalha como freelancer terá a oportunidade de conhecer grandes nomes e apresentar seu trabalho para quem realmente interessa.

Os eventos são criados justamente para esse objetivo: gerar interação e troca de conhecimento entre profissionais. Por isso, nada mais justo do que oferecer seu cartão de visita àqueles que podem contratar seus serviços durante uma conversa sobre trabalho.

Essa é a maneira mais sutil e certeira de fazer um marketing pessoal eficiente, além de uma oportunidade de fazer networking com grandes figuras do mercado e garantir que seu nome se torne conhecido. Por isso, não perca essa chance!

Por fim, lembre-se que nenhum tipo de marketing ou nem mesmo excelentes contatos no mercado poderão substituir um trabalho de qualidade. Afinal, a propaganda pode até ser a alma do negócio, mas quando se torna enganosa acaba gerando uma grande crise para quem está por trás dela.

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