O que é fluxo de nutrição

Fluxo de nutrição: o que é isso e por que os redatores devem entender?

Que a vida de um redator não se resume a escrever um texto de qualidade, você já sabe. Afinal, para produzir um conteúdo de qualidade, há uma série de técnicas, regras e boas práticas que devem ser usadas ao longo do texto para garantir seu sucesso, principalmente quando se trata de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Que a vida de um redator não se resume a escrever um texto de qualidade, você já sabe. Afinal, para produzir um conteúdo de qualidade, há uma série de técnicas, regras e boas práticas que devem ser usadas ao longo do texto para garantir seu sucesso, principalmente quando se trata de uma estratégia de marketing de conteúdo.

E dentre tantos conceitos importantes para esse profissional está o de fluxo de nutrição. Essa é uma estratégia importantíssima para quem escreve para web, sendo essencial para manter os leads em contato com a empresa por trás da estratégia e fazendo com que a persona continue no caminho certo dentro do funil de vendas.

Se você está se perguntando o que é que esse fluxo tem a ver com a sua produção, calma, nós vamos explicar.

Apesar de não ser usado nos blogs, principal canal de uma estratégia de marketing de conteúdo, ele é essencial para aqueles que querem ir além e participar de todo o processo de produção.

O que é um fluxo de nutrição?

Antes de mais nada, é preciso entrar no conceito de fluxo de nutrição antes de explicar sobre seu funcionamento.

Trata-se de um ponto extremamente importante para uma estratégia de marketing de conteúdo, onde o contato de seus leads, adquiridos de diversas formas, passam a fazer parte de uma lista de destinatários que irão receber emails periodicamente. A partir do momento em que fazem um download de um ebook ou assinam uma newsletter, por exemplo, fornecem um endereço de email e se manifestam dizendo que possuem interesse em saber mais sobre aquele assunto.

Feito isso, cabe ao profissional de marketing criar um fluxo de conteúdo relevante a ser enviado ao lead nos próximos dias. O objetivo é fazer com que o processo de aquisição seja acelerado, diminuindo o tempo da jornada de compra e também o custo de aquisição do cliente.

Em resumo, trata-se de uma sequência de emails enviada a um cliente em potencial que manifestou interesse em algum momento e ofereceu seu contato voluntariamente para receber mais informações.

Qual é o objetivo dessa estratégia?

Tantos emails enviados a um potencial cliente não servem simplesmente para que ele tenha maior conhecimento sobre um determinado assunto. A sequência de conteúdos possui um objetivo: a conversão.

Se seu blog dá dicas sobre softwares corporativos que aumentam a produtividade dos funcionários, por exemplo quem o lê provavelmente é um executivo que encontrou esse problema sua empresa e pretende solucioná-lo de alguma forma.

Após a assinatura da newsletter da empresa que fornece aquele conteúdo, por exemplo, o leitor que fizer essa ação estará sinalizando que se interessou por aquele conteúdo e quer receber mais informações sobre o que está sendo discutido naquela página.

Por isso, o contato dessa pessoa é extremamente valioso. A partir do momento em que você tem esse email, pode estabelecer uma relação mais próxima e direta, oferecendo conteúdos relevantes e que o convençam de que o seu produto é a melhor opção para solucionar um problema já identificado. Ao final do fluxo, deve ser feita uma oferta imperdível fazendo com que o destinatário clique e finalmente faça a conversão.

Todo esse processo só é efetivo se o conteúdo enviado for de extrema qualidade e convincente. E é na elaboração desse texto que entra o papel do redator.

Como criar um fluxo de nutrição eficiente?

Se enganam aqueles que acreditam que enviar conteúdos similares ao que o leitor se interessou é o suficiente para fazer com que o fluxo do funil de vendas seja seguido. Uma estratégia de nutrição em email marketing vai muito além disso, pois é preciso conhecer o perfil do cliente, ter informações sobre qual seu nível de conhecimento sobre o assunto e possuir o timing certo para enviar cada conteúdo.

Segmentação do público

O primeiro passo para fazer um fluxo de nutrição eficiente é a segmentação do público. É preciso entender com quem você está falando para garantir que o conteúdo será interessante. Por isso, o desenvolvimento de uma persona é extremamente importante nesse momento, caso você ainda não tenha uma.

No caso do redator, tudo que ele tem a fazer é uma boa análise sobre as características desse leitor, seus costumes, preferências e modo como gosta de se comunicar. Essas características são essenciais para produzir um conteúdo que gere engajamento e garanta a conversão.

Manter o lead interessado é um dos maiores desafios do marketing de conteúdo, mas não há nada que boas estratégias de redação e uma interpretação de informações sobre o comportamento da persona não resolva.

Um caminho a ser percorrido

É preciso pensar todo o caminho a ser percorrido pela persona antes de o primeiro email ser enviado. O primeiro contato não deve oferecer um produto logo de cara. É preciso ser mais sutil.

Assim como os posts para um blog devem seguir a ideia de “atração, consideração e decisão” essa ideia também deve ser mantida no fluxo de nutrição. Portanto, o primeiro contato deve apresentar algumas questões relativas ao problema enfrentado pela persona e a apresentação da empresa que faz o contato. Em seguida, é preciso mostrar que existe uma solução para aquela questão e, por fim, fazer uma oferta no momento certo.

A quantidade de emails a serem enviados e o intervalo de tempo entre as mensagens dependem de sua estratégia, persona e produto a ser oferecido, levando em consideração o tempo de decisão médio para efetuar a conversão.

Qual a importância do texto e o papel do redator?

Você já deve ter percebido que um fluxo de nutrição de emails só é eficiente se for produzido um material de qualidade. Portanto, o papel do redator é extremamente importante para garantir que a persona se sinta interessada e não ignore as mensagens enviadas.

Cada palavra deve ser escolhida com bastante cuidado, garantindo que o texto esteja na linguagem adequada, possua termos que deixem o leitor curioso e seja capaz de gerar cada vez mais interesse sobre aquele assunto.

Por isso, não devem ser lançadas uma série de informações soltas, é preciso mais! O texto deve mostrar cada vez mais benefícios sobre o produto ou serviço que a empresa por trás daquela estratégia está oferecendo.

É preciso que a sequência de emails faça sentido e que o tom  em que se fala com a persona seja mais próximo do que o de um texto avulso em uma página da web, pois a mensagem está sendo enviada diretamente para a caixa de entrada de alguém.

Como o redator pode tornar seu trabalho mais atraente?

O objetivo de um fluxo de nutrição é a conversão, então é necessário aplicar algumas técnicas ao longo do texto para ter certeza de que a persona terá interesse em fechar negócio. Esqueça tudo que você sabe sobre palavras-chave e modelos de texto para blog, pois a estrutura dessa mensagem deve ser completamente diferente. Acompanhe:

Contato pessoal

Você está enviando uma mensagem direcionada a uma pessoa específica, por mais que o mesmo texto seja enviado para uma base de emails gigante. Por isso, é preciso ter em mente que o leitor quer ser tratado de uma forma única e próxima. Planeje seu texto em formato de diálogo, uma conversa que em que irá apresentar alguma informação “exclusiva” e direcionada propositalmente para aquela pessoa.

Menos é mais

Evite textos muito longos e com excesso de informação. É preciso ir direto ao ponto para garantir que o leitor irá chegar até o final da mensagem. Imagine que a caixa de email será aberta no momento em que o destinatário estará fazendo uma série de outras tarefas ou até mesmo andando na rua com seu celular na mão. Isso significa que ele não terá muito tempo disponível para leitura.

O título é tudo

Lembre-se que as pessoas decidem abrir um email ou não pelo título que foi enviado. Por isso, é preciso seguir algumas boas práticas básicas sobre o que colocar no assunto da mensagem para garantir que ela será aberta. Dentre as principais dicas estão: seja objetivo, não prometa nada que não poderá cumprir, crie curiosidade (mas não seja misterioso demais) e use uma linguagem simples.

O uso de CTA

Você já está cansado de saber após ler esse texto, mas não custa nada repetir: o objetivo de um fluxo de nutrição é gerar conversão. Portanto, não se esqueça de colocar CTAs ao longo do texto fazendo com que a persona seja direcionado para a sua página novamente e fique mais próxima da decisão de compra. Essa dica é válida principalmente para os últimos emails do fluxo, quando o nível de convencimento e persuasão já deve estar mais elevado.

Agora que você já sabe que o trabalho de um redator vai muito além de escrever bons textos para um blog, pode começar a estender seus serviços de redação para outros tipos de texto, como para um fluxo de nutrição, por exemplo.

Pode ter certeza que essas foram dicas valiosas que irão te ajudar no momento de criar esse tipo de conteúdo. Basta colocá-las em prática e começar a avaliar os resultados.

Se quiser receber mais dicas e acumular cada vez mais conhecimento sobre a produção de conteúdo para a internet, curta a página do Escreva Para Web no Facebook e tenha um conteúdo valioso e relevante todos os dias na sua linha do tempo!