O que é metáfora: entenda mais sobre essa figura de linguagem

Tempo de leitura: 3 minutos

Figuras de linguagem são ferramentas de comunicação que facilitam a transmissão de uma ideia às outras pessoas. Um dos recursos mais usados é o da comparação, explícita ou não, com a qual se pode analisar diferenças e semelhanças. No caso das comparações por semelhança, a metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada, em textos técnicos e literários, e, também, em expressões cotidianas.

A seguir, entenda o que é metáfora e como nós aplicamos esse conceito nos textos e em nosso dia a dia. Vem com a gente!

Definição de metáfora

Do latim, Metáfora significa algo (meta) sem sentido (phora) e é traduzida como transposição (no caso, transposição de sentido). Ela é uma das figuras de linguagem de comparação subjetiva, que preza pela aproximação de duas coisas, seres, ou entidades diferentes, a partir de uma característica semelhante entre elas.

Metáfora enquanto figura de linguagem

Apesar de ser uma comparação, esta não é explícita, pois não apresenta conectivo em sua construção. A metáfora se constrói com a escolha de dois termos, um em seu sentido literal e outro no sentido figurado, de modo que o que os une é uma característica do segundo termo sendo aplicada no primeiro.

Exemplos de metáfora (com possíveis interpretações)

  • Seus olhos eram diamantes. — O brilho do diamante está sendo atribuído ao brilho dos olhos.
  • A menina é uma flor. — A delicadeza da flor está sendo atribuída à menina.
  • O homem é o lobo do próprio homem. — A posição de predador do lobo está sendo atribuída ao homem.

Há, também, a possibilidade de substituir o termo por seu semelhante figurado. Em um texto poético, por exemplo, poderia aparecer a seguinte frase: “Aqueles diamantes olhavam para mim fixamente.” Essa seria a chamada metáfora por excelência.

Uso da metáfora

A metáfora tem uma carga poética muito grande, uma vez que ela aumenta os possíveis significados das palavras. Por não sabermos como expressar o que queremos, nos voltamos às metáforas com bastante frequência no dia a dia, como na expressão “dar murro em ponta de faca”, por exemplo, que significa teimar com alguma coisa que você sabe que não vai dar certo.

Ou também como podemos perceber em nomes como peixe-boi, em que a comparação deu nome à espécie de um peixe que tem características semelhantes às do boi,

Metáfora X comparação metafórica

A diferença entre a metáfora e a comparação metafórica é que, neste, há o uso do conectivo entre as entidades que são aproximadas — como, assim como, tal qual, feito, que nem, etc —, além de que, muitas vezes, o aspecto semelhante é colocado em evidência. Veja a diferença abaixo:

  • O menino é forte como um touro. (Comparação metafórica)
  • O menino é um touro. (Metáfora)

Devido a sua subjetividade, a interpretação da metáfora é mais flexível, por não definir explicitamente qual característica está sendo atribuída aos termos. Dessa maneira, é preciso ter bastante cuidado ao usar dessa figura de linguagem em textos para a web, que são mais objetivos, para que a intenção do autor fique colocada com maior clareza possível.

Agora que você conheceu mais sobre o que é a metáfora e seus diferentes usos, que tal conferir outras figuras de linguagem para incrementar seus conhecimentos? Bons estudos!

Artigos relacionados

Sobre Luiza Drubscky

Gerente de comunidade na Rock Content. Se divide entre marketing, É o Tchan e levantamento de peso olímpico :D