Perfil de redator: Descubra quem você é em Game of Thrones

Perfil de redator: Descubra quem você é em Game of Thrones

Quem acompanha a série Game of Thrones — baseada no romance épico “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin — sabe bem o que é esperar, ansiosamente, por um novo episódio ou temporada. Não, você não está sozinho! Quando o assunto é a disputa pelo Trono de Ferro, todos queremos sempre mais.

Quem acompanha a série Game of Thrones — baseada no romance épico “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin — sabe bem o que é esperar, ansiosamente, por um novo episódio ou temporada. Não, você não está sozinho! Quando o assunto é a disputa pelo Trono de Ferro, todos queremos sempre mais.

Por isso, no artigo de hoje alguns dos personagens da série serão trazidos para o universo da escrita. Um capítulo à parte, do Escreva para a Web, para todos os redatores e fãs da série.

Quer saber qual personagem da trama representa melhor o seu perfil como redator? Não espere pelo próximo domingo e descubra agora quem você é em Game of Thrones!

Arya Stark

1x02-The-Kingsroad-arya-stark-24505995-1280-720

Ser como Arya Stark significa gostar de aprender coisas novas, ser dedicado e nunca dispensar um bom desafio. Esses redatores se sentem instigados a assumir até mesmo tarefas urgentes ou que têm um nível de complexidade maior.

Se o universo da escrita para a web fosse mesmo uma série de TV, certamente, um redator como esse seria o personagem preferido de muitos — já que é sempre elogiado por revisores, clientes e todos aqueles que leem os seus excelentes textos.

Jaime Lannister

a-game-of-thrones-season-4-jaime-lannister

Jaime Lannister é um personagem que aprende muito ao longo da trama. No início, ele parecia ser apenas um dos vilões da série, mas com o tempo vai ganhando cada vez mais a empatia do público e mostrando que é capaz de evoluir.

Assim como Jaime, alguns redatores começam a escrever cometendo alguns erros e apresentando vários vícios de linguagem, mas ao longo do tempo — com a ajuda dos feedbacks de revisores e clientes — vão aprimorando a sua escrita. Esses redatores têm um potencial incrível, pois aprendem com seus erros e estão sempre melhorando.

Jon Snow

Jon-Snow-game-of-thrones-19933940-1280-720

Primeiramente, “You know nothing”. Esse redator é aquele que, assim como Jon Snow na visão de Ygritte, não sabe o que está dizendo.

Ele não procura se informar sobre o tema dos artigos, não lê as referências e escreve sem ter uma boa fundamentação. Esse tipo de redator não parece ter sede de informação e conhecimento, deixando seus textos a desejar no quesito mais importante para uma boa escrita: o conteúdo.

Joffrey Baratheon

Joffrey-1

Esses redatores são profissionais bem difíceis de lidar. Na produção de um texto, assim como em tudo na vida — ou na ficção —, erros podem acontecer.

O problema é que, assim como Joffrey Baratheon, há sempre aquele redator que não admite que tem algo a aprender. Eles ficam extremamente irritados quando revisores ou clientes precisam modificar os seus textos, por alguma razão. Joffrey — digo… redator! — nunca se esqueça de que os clientes conhecem bem o mercado em que atuam e, consequentemente, o que as personas esperam de seus produtos ou serviços!

Sendo assim, tire o “rei da barriga” e escute o as pessoas têm a dizer. Afinal, aprendizado nunca é demais!

Ned Stark

Ned-Stark-1x01-Winter-Is-Coming-lord-eddard-ned-stark-22731008-1280-720

A princípio, pode parecer bom ser como Ned Stark, mas todos que assistiram ao penúltimo episódio da primeira temporada sabem que não é bem assim.

Assim como o lorde de Winterfell, esses redatores não sabem seguir regras: não respeitam os prazos de entregas nem pedidos de clientes e, por isso, não têm muito futuro como redatores freelancer.

Eles têm tudo para usar todo o seu conhecimento e potencial, escrevendo belos textos, mas como disciplina e organização — qualidades fundamentais para sobreviver na área — não são o seu forte, seus dias estão contados!

Petyr Baelish

aidengillen

Petyr Baelish, ou Little Finger, é um personagem inconstante e, nesse sentido, se assemelha aos redatores que não mantêm um mesmo padrão de qualidade em seus artigos.

Ou seja, alguns desses textos podem ser muito bons e outros bem ruins. Isso significa que o redator possui uma boa formação e consegue escrever bem, mas nem sempre faz questão de fazê-lo.

É difícil saber o que esperar desses profissionais porque, assim como Petyr Baelish, eles estão sempre oscilando entre o bem e o mal.

Tyrion Lannister

Tyrion-Lannister

Esse é um personagem inteligente, sagaz e criativo. Representa os redatores que conseguem convencer qualquer prospect com as suas ideias e conteúdo.

São sempre procurados, por saberem escrever bem sobre qualquer assunto e expor os seus argumentos com clareza. Além de saber como despertar a empatia do leitor, esses redatores escrevem exatamente sobre o que as personas de uma determinada tarefa têm interesse — pois sempre leem com cuidado a proposta do artigo. Portanto, se você é como Tyrion Lannister, os seus textos são sensacionais!

White Walker

White_Walker_2x10

Nesse caso, a analogia é bem simples: — o que você faria caso encontrasse um White Walker por aí? É bem provável que você correria, não é mesmo? Portanto, se você é um redator web, não queira ser uma espécie de White Walker do universo da escrita.

Estude, releia O Guia Completo do Redator Web quantas vezes for preciso e dê o seu melhor! Assim, você será uma boa referência no mercado de trabalho e não um profissional de quem todos devem fugir!

redator-freelancer