planejador de conteúdo

Afinal, quem é o planejador de conteúdo?

Para que um texto fique pronto para ser publicado em um blog, ele precisa passar por várias etapas. Engana-se quem pensa que ele sai de uma caixinha mágica.

Para que um texto fique pronto para ser publicado em um blog, ele precisa passar por várias etapas. Engana-se quem pensa que ele sai de uma caixinha mágica.

Seria maravilhoso, mas essa não é a nossa realidade!

Este artigo que você está lendo, por exemplo, começou a sua produção no time de planejamento aqui da Rock Content, a equipe responsável por criar as pautas que você, provavelmente, escreve como freelancer.

O planejador de conteúdo é o profissional que trabalha nesse time. Além de ser muito criativo, ele precisa ter outras características para ter sucesso nesta profissão.

Quer saber mais curiosidades sobre essa carreira? Então continue acompanhando esse post!

O que faz um planejador de conteúdo?

É o profissional responsável por produzir pautas, que guiam o redator durante a produção dos seus textos.

O planejador de conteúdo define o tema da pauta, o título, as referências, a descrição geral, o CTA (call-to-action) e a palavra-chave.

Pautas estão para textos como a tampa está para a panela, o ovo está para a galinha e assim por diante.

Ou seja: o planejador é indispensável para um time de marketing, caso contrário, as suas estratégias não terão o resultado desejado, pois ele conhece as dores da sua persona, os principais assuntos do momento e sabe alinhar o seus textos de acordo com as melhores palavras-chave.

Ele não é apenas produtor de conteúdos. O criador de pautas pensa estrategicamente, para que os seus textos tenham os melhores resultados e conquistem o leitor, mesmo com várias informações disponíveis no mundo virtual.

Quais são as características essenciais para um planejador de conteúdo?

Para ser um bom planejador de conteúdo, o profissional não precisa ter apenas um bom texto. É necessário possuir alguns pré-requisitos como:

  • Curioso;
  • Proativo;
  • Estrategista;
  • Paciente;
  • Adepto a novas ferramentas;
  • Pontual.

Conheça mais detalhes sobre essas características:

Curioso

O planejador de conteúdo tem o Google como melhor amigo. Através do maior buscador do mundo, ele pesquisa as referências para as pautas que deverão ser produzidas.

Contudo, você não pode se apegar tanto a esse recurso. Se o planejador não tiver um conhecimento aprofundado sobre o assunto a ser abordado, acabará encontrando os mesmos conteúdos que a concorrência.

Logo, sem um conhecimento preliminar, fazer uma busca no Google isoladamente é uma estratégia muito vaga, afinal os leitores de um blog esperam conteúdos exclusivos, não é mesmo?

Portanto, não deixe de ler notícias na internet, em revistas e jornais. Se você prefere assistir a um telejornal ou ouvir programas de rádio, não tem problema. A dica é não ficar desatualizado para produzir ótimas pautas e surpreender os seus clientes.

E, claro, não se esqueça de acompanhar as novidades do Escreva Para Web, pois já produzimos diversos textos para que você se torne um mestre nessa profissão!

Proativo

Não seja apenas mais um no mercado de trabalho.

A proatividade é a peça chave para que você tenha sucesso nesta área do marketing digital.

Mas, como posso ter destaque como planejador de conteúdo?

O processo é bem simples. Inove na escolha dos títulos, busque uma palavra-chave de qualidade, pesquise boas referências em português e, se possível, em inglês, para que o redator possa ter outras fontes de pesquisa.

Se tiver dúvidas, pergunte!

Se tiver sugestões, faça-as!

A área de planejador de conteúdo é nova no mercado de trabalho e está em constante mudança. Portanto, qualquer sugestão é bem-vinda.

Estrategista

Ao receber uma tarefa como planejador de conteúdo, não crie conteúdos imediatamente.

Lembre-se: um bom planejador de conteúdo é aquele que pensa no sucesso do seu cliente, e não apenas produz conteúdo.

Logo, é importante seguir alguns caminhos para ser um grande estrategista.

Em um primeiro momento, você pode ficar assustado com a quantidade de itens que precisa analisar, porém, basta ter um pouco de paciência, pois, a medida que você produzir mais pautas irá entender cada etapa com mais facilidade.

Paciente

Calma! A profissão de planejador de conteúdo não é estressante. Pelo contrário, é bastante prazerosa e desafiadora. Porém, algumas vezes, as coisas podem não sair conforme você planejou.

Um cliente pode solicitar, por exemplo, um ajuste em uma tarefa. A descrição, o título, a palavra-chave, as referências ou o tema pode não estar de acordo com aquilo que ele imaginava, portanto, é necessário fazer as modificações necessárias.

Saber lidar com esse tipo de situação é muito importante para a sua carreira, pois mostra que você tem inteligência emocional, se preocupa com o resultado do cliente, está aberto para feedbacks e  consegue aprender com os próprios erros.

Adepto às novas ferramentas

Para facilitar o seu trabalho como planejador de conteúdos, o profissional deve ficar atento em relação às novidades que surgem no mercado de trabalho.

A ferramenta Google Trends, por exemplo, é uma alternativa interessante para que você escolha a melhor palavra-chave para o seu texto.

No mercado, há várias opções disponíveis, basta escolher aquela que mais se encaixe com o seu perfil.

Pontual

Deixar uma tarefa expirar é um erro que um profissional freelancer jamais pode cometer. Quando isso ocorre, a sua carreira fica prejudicada e a chance de receber mais tarefas diminui.

Portanto, organize a sua agenda e não perca os seus prazos das suas tarefas.

Qual é o futuro do planejador de conteúdo?

A profissão de planejador de conteúdo não é modinha!

O marketing digital cresce a cada dia e as empresas que não se adaptarem a essa nova forma de produzir conteúdos terão dificuldades para competir com a concorrência.

Ou seja: quanto mais preparado você estiver para atuar nesta área, mais tarefas como profissional freelancer irão aparecer para você produzir.

Bons conteúdos não podem ser produzidos de qualquer forma. Portanto, antes de criar suas pautas, tenha estratégia, curiosidade e força de vontade para desenvolver o melhor trabalho para o seu cliente.

Após ler este texto, restou alguma dúvida sobre a carreira do planejador de conteúdo? Se a resposta for sim, não perca a oportunidade e compartilhe a sua resposta nos comentários abaixo! Participe!