Quais as melhores plataformas para fazer o seu portfólio online

Quais as melhores plataformas para fazer o seu portfólio online?

Ser um bom designer e não ter um portfólio online é uma verdadeira contradição hoje em dia. Trabalhando como freelancer, então, é preciso lidar com diversos serviços de diferentes clientes e empresas. Sendo assim, como os seus potenciais clientes poderão conhecer o seu trabalho e as suas experiências anteriores se você ainda não possui um portfólio online?

Ser um bom designer e não ter um portfólio online é uma verdadeira contradição hoje em dia. Trabalhando como freelancer, então, é preciso lidar com diversos serviços de diferentes clientes e empresas. Sendo assim, como os seus potenciais clientes poderão conhecer o seu trabalho e as suas experiências anteriores se você ainda não possui um portfólio online?

Disponibilizar seu trabalho na Internet é uma das melhores formas de divulgar seu trabalho. Na rede, suas criações estarão disponíveis para o mundo todo, o tempo todo! Além disso, um bom portfólio dá a você a oportunidade de mostrar a sua identidade e suas marcas pessoais, de se afirmar como um bom profissional e gerar confiança em seus futuros clientes.

Mas afinal, como criar um portfólio online? Hoje, existem vários sites e ferramentas que são muito úteis nessa missão. No meio dessa infinidade de plataformas e aplicativos, é trabalho do designer freelancer pesquisar e analisar o que melhor atende às suas necessidades profissionais, ao seu tipo de trabalho e às suas preferências.

Muita informação para lidar de repente? Fique tranquilo: estamos aqui para te ajudar com isso! Descubra agora as 6 melhores plataformas para dar vida ao seu portfólio online:

1. Behance

O Behance é uma das plataformas mais conhecidas e mais completas para a criação de portfólios online. Além de permitir o upload de trabalhos em forma de texto, imagem, vídeo ou áudio, ele possui uma organização muito interessante: todos os seus materiais são dispostos em álbuns, que podem ser organizados da forma que você preferir.

Você também pode vincular esses álbuns às suas contas em outros canais (como o Vimeo, por exemplo), ou exportar materiais deles para o seu portfólio.

Por esse motivo, o Behance se tornou a plataforma preferida dos designers, fotógrafos e ilustradores. Afinal, toda a sua disposição valoriza principalmente a apresentação das imagens.

Um aspecto relevante sobre o Behance é o registro gratuito, mas é preciso ter uma conta da Adobe para criar o seu portfólio nessa plataforma.

2. Carbonmade

O Carbonmade também é uma boa plataforma para criar seu portfólio online. Semelhante ao Behance em alguns aspectos, a disposição das imagens também é feita através de álbuns, que podem ser totalmente customizados e organizados por você.

O melhor de tudo é que o Carbonmade é super simples e fácil de utilizar. Aqui, você trabalha com templates prontos: é só escolher um que é a sua cara e começar a preencher seu portfólio!

A principal desvantagem dessa plataforma, no entanto, é que na versão gratuita é possível trabalhar apenas com imagens. Para fazer o upload de vídeos ou áudios, é preciso utilizar a versão paga.

Caso opte por realizar esse investimento, você contará com mais opções de template e outras funcionalidades, como a possibilidade de fazer o upload de mais projetos – tudo isso por 12 dólares ao mês!

3. Coroflot

O Coroflot é uma boa plataforma para criar seu portfólio pelo seguinte motivo: é lá que times de grandes empresas como Nike, Google e Facebook buscam talentos para compor seu time de designers!

Já imaginou que oportunidade incrível ser descoberto pelos gigantes do mercado simplesmente disponibilizando seu trabalho online?

E não é só isso: o Coroflot oferece ótimas vantagens, como o upload ilimitado de trabalhos e a opção de ver quem visitou o seu perfil. O site também dedica boa parte do seu foco à divulgação de jobs para os quais você pode se inscrever!

Mais que uma plataforma, portanto, o Coroflot é uma rede social completa, voltada especialmente para os designers freelancers. Além de ajudar a divulgar o seu trabalho, o site pode realmente impulsionar a sua carreira de maneira ativa. Quer mais vantagens? É tudo de graça!

4. Wix

Na verdade, o Wix não é exatamente uma plataforma para a criação de portfólios online. Ele é um site que te permite criar outro site, um endereço só seu. Por esse motivo, ele funciona muito bem para divulgar o seu trabalho com mais autoridade profissional, fator muito útil para se destacar da concorrência.

O bom do Wix é que ele é extremamente simples de ser usado: você pode criar o seu próprio site precisar saber nada de programação! Basta escolher um template e preencher suas informações.

Ao criar a sua conta, o Wix perguntará o segmento do seu site. Marcando o campo “Pessoal”, ele te dará a opção “Portfólio”. Como a criação de portfólios não é o principal objetivo do site, os uploads não são feitos como no Behance ou no Carbonmade – mas ele funciona igualmente bem para essa função.

5. Cargo Collective

O Cargo Collective é uma boa opção para criar o seu portfólio online, principalmente se você já tem algum conhecimento em HTML e CSS. Caso saiba o básico de programação, você pode customizar a página do jeito que preferir!

Mas fique tranquilo: esse conhecimento não é obrigatório. Aqui, você também tem a opção de escolher entre mais de 30 templates prontos, já disponibilizados pelo site. Além disso, é possível fazer slideshows com seus melhores trabalhos – aqueles com uma tipografia incrível, por exemplo – e até colocá-los na nuvem. Incrível, não é?

6. Deviantart

Se o Behance é a plataforma de criação de portfólios mais conhecida, o Deviantart é o site mais utilizado para a hospedagem de trabalhos criativos no geral. Com mais de 13 milhões de usuários ativos, a versão gratuita da plataforma permite um upload de 100 imagens por pessoa.

É possível ainda, livre de qualquer publicidade, personalizar a sua página mesmo sem possuir conhecimentos de programação.

Para uma experiência mais completa, a assinatura paga custa 4,95 dólares por mês e permite um upload ilimitado de imagens. Também é possível inserir um domínio próprio, criando um site completo com o seu nome. Pode ser que valha a pena para você!

E aí, o que achou dessas opções para tirar o seu trabalho do papel e criar um portfólio online? Agora, basta analisar qual dessas plataformas é a ideal para você e escolher a mais adequada para o seu trabalho. Antes de começar, não deixe de conferir ainda tudo o que você precisa para organizar o seu portfólio digital!