Por que convencer o meu leitor logo no início do texto?

Por que convencer o meu leitor logo no início do texto?

Você provavelmente sabe como é a sensação de entrar em uma livraria e passar os olhos por vários livros até encontrar aquele que você quer levar para a casa, não é mesmo?

Você provavelmente sabe como é a sensação de entrar em uma livraria e passar os olhos por vários livros até encontrar aquele que você quer levar para a casa, não é mesmo?

Então agora lembre-se da última vez que você passou por essa situação e dos tantos livros que você olhou, analisou o título e o resumo, antes de fazer a sua escolha.

Bem, o que isso tem a ver com o assunto deste post? Acontece que a internet funciona mais ou menos como a livraria, mas com uma diferença: na web as opções são infinitas e o que separa o visitante da escolha não são as prateleiras, mas sim os cliques!

Basta um deles e o leitor pode fechar a página sem ler o seu post. Esse é um dos motivos pelos quais você deve convencê-lo logo no início. Quer saber mais sobre o assunto? Veja a seguir!

Se o título for sem graça, ele nem será clicado

O título é o primeiro contato que o leitor tem com o seu texto e, a menos que ele seja instigante, criativo e chame a atenção, o seu visitante passará para a próxima opção de leitura. Por isso, evite títulos muito genéricos e longos demais e use verbos, mas sem pecar pelo excesso.

Lembre-se de que a oferta de conteúdo é inacabável e despertar no seu leitor a curiosidade e vontade de conhecer o que você tem para dizer é o primeiro passo para que ele não feche a página!

Introduções ruins fazem o leitor parar no meio do caminho

Se você não fez uma boa introdução, adeus esforço! Você pode até ter em mente uma ideia incrível, bolar um título bacana e escolher a imagem perfeita, mas se a sua introdução não for interessante para o leitor, ele fechará a sua página sem nem mesmo terminar as primeiras linhas.

É bem provável que existam inúmeros outros blogs falando sobre o mesmo assunto que você, portanto, o segredo é saber ser diferente, usar uma linguagem adequada ao seu público-alvo e não pecar na hora de estruturar do texto.

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Leitores desapontados significam seguidores a menos

Pense em fidelização. Assim como um cliente que só se torna fiel a uma loja depois de ter comprado algumas vezes e tido as melhores experiências, os seus leitores só serão fiéis se você entregar conteúdo de qualidade não apenas no post de hoje ou de semana que vem, mas em todos!

Se o leitor visitou o seu blog e se deparou com um conteúdo “meia boca” logo de cara, você perdeu uma leitura. Se isso acontece amanhã e depois também, você perde um seguidor!

Amor à primeira vista gera compartilhamento

Sabemos que pode até acontecer de você ler um texto fraquinho e depois de algum tempo de leitura ele te surpreender a ponto de você querer até mesmo compartilhá-lo com os seus amigos nas redes sociais.

Mas quem é que garante que você vai continuar com a leitura se você não sentir aquele “amor à primeira vista” pelo post, não é mesmo? Então o segredo é impactar logo de cara e conquistar o seu leitor. O resultado? Certamente muito mais compartilhamentos!

Lembre-se de que fazer um conteúdo de qualidade do início ao fim é muito mais do que prender um leitor por alguns minutos no seu material. É a possibilidade de ganhar seguidores, se tornar conhecido na web e até ganhar dinheiro com isso.

E atenção: um texto que já começa com erros de português perde muito mais em credibilidade, então fuja deles!

Aproveite para conferir o nosso guia sobre os erros mais comuns e deixe o seu comentário se você também tem alguma ideia interessante para acrescentar ao nosso post! Até a próxima!