Produção de conteúdo digital: conheça as 9 melhores ferramentas para te ajudar no processo!

Tempo de leitura: 5 minutos

Sem os recursos necessários, a produção de conteúdo digital pode se tornar uma catástrofe: informações perdidas, textos mal redigidos, dados errados… Isso sem falar na bagunça dos arquivos, dos compromissos e das anotações que são feitas durante o processo.  Por isso, vale a pena contar com a ajuda de algumas ferramentas. Esses serviços e aplicativos ajudam não só na organização da rotina mas também no momento de criar o conteúdo em si e disponibilizá-lo para os seus clientes e os seus leitores.

Você está cansado de passar por tanto perrengue e ficou interessado nessas tecnologias que podem ser a solução para os seus principais problemas? Então continue com a leitura deste post! A seguir, listamos 9 ferramentas que prometem facilitar o seu dia a dia enquanto freelancer:

Para se manter informado

Flipboard

Para produzir um conteúdo de qualidade, você precisa, antes de qualquer outra coisa, se informar. Afinal de contas, estar a par das novidades e das tendências te ajuda a ter novas ideias — sejam elas pautas inéditas ou abordagens fresquinhas para temas que já estão ficando batidos — e a fortalecer os argumentos do seu texto.

O Flipboard te ajuda nessa missão. Esse serviço reúne as principais fontes de notícia e de informação do mundo, organizado-as em tópicos. Ou seja, o Flipboard permite que você siga, em um único lugar, as histórias e as pessoas que te interessam, tudo isso por meio de um layout que se parece muito com uma revista digital. Você pode agrupar o feed de blogs, podcasts, canais do YouTube e muitas outras. Muito legal, não é mesmo?

Pulse

Todo bom redator sabe que um conteúdo que se preze oferece informações importantes. Inclusive, essa é a única forma de atrair e reter a atenção dos leitores, que não vão perder o seu tempo com materiais irrelevantes e sem credibilidade.

O Pulse é outra opção de leitor de feed, mas ele funciona de um jeito um pouquinho diferente do Flipboard. Em vez de organizar os conteúdos como uma revista digital, o Pulse disponibiliza as informações de canais em mosaicos. Assim, cada quadro te leva a um texto ou notícia.

Para ter acesso a todas as funcionalidades do Pulse, você precisa ter uma conta no LinkedIn. Isso porque o aplicativo foi comprado pela empresa estadunidense em abril de 2013 e oferece aos seus usuários uma interface personalizada de acordo com o seu perfil na rede social de negócios.

Quora

Imagine uma plataforma que reúne conhecimento com rede social. Eis o Quora! Nessa ferramenta, você pode se conectar com usuários de todos os cantos do mundo para trocar informações.

Surgiu uma dúvida sobre aquela pauta e você não consegue achar a resposta em nenhum canto da internet? Experimente esse serviço. Basta publicar a sua pergunta que alguém pode te ajudar a encontrar a solução. Parece uma ótima maneira para aprender coisas novas e para incrementar os seus conteúdos, não é verdade?

Para organizar os seus arquivos e compromissos

Dropbox

“Droga, me esqueci do pen drive!” Quantas vezes você já passou por essa situação? Às vezes, deixar as fotografias, o áudio das entrevistas e os documentos de texto com rascunhos para trás atrasa todo o seu fluxo de trabalho.

Ainda bem que existe o Dropbox, um serviço que envia, automaticamente, todos os seus arquivos para a nuvem (então, você nem precisa se preocupar com backups!). A ideia é possibilitar o acesso a todos os arquivos em qualquer lugar, a partir de qualquer computador, celular ou tablet.

Evernote

Se você produz muitos conteúdos, já deve ter percebido como é importante organizar as informações para conseguir cumprir todas as suas obrigações. E, nesse caso, o Evernote pode ser uma mão na roda.

Com esse serviço, você é capaz de guardar e organizar, em cadernos, basicamente qualquer material que pode te ajudar na produção de conteúdos. Notas, listas, imagens, áudios e até mesmo páginas inteiras da internet: tudo isso pode ser armazenado e sincronizado com todos os dispositivos (computadores, smartphones e tablets) conectados à sua conta.

Google Agenda

Não é fácil manter agendas de papel. Com tantos imprevistos e mudanças de planos, as informações podem se perder ou, com sorte, ficar “apenas” desorganizadas. Se você está em busca de uma solução mais simples, dê uma chance para o Google Agenda.

Essa ferramenta é, como o seu nome sugere, um agenda on-line. Por meio da sua interface intuitiva — um grande calendário —, você pode agendar compromissos e estabelecer data para todas as suas metas. Acredite: ele é muito mais simples do que papel, lápis e borracha.

Para publicar o seu conteúdo

Medium

Criada pelo co-fundador do Twitter, Evan Williams, o Medium é uma plataforma de publicação de blogs que está no ar desde agosto de 2012. Mas foi só recentemente que o Medium assumiu o formato (e a fama!) que ostenta hoje: a plataforma acabou se tornando um espaço para a publicação de contribuições amadoras e profissionais, como a revista on-line de música Cuepoint e a publicação de tecnologia Backchannel.

Tumblr

Muita gente enxerga o Tumblr como um lugar para compartilhar gifs e fotografias descoladas e acaba se esquecendo de que o serviço é, também, uma plataforma de publicação de blogs. Além das páginas de compartilhamento de imagens, o Tumblr tem uma ótima estrutura para a postagem de textos e de vídeos, além de recursos de personalização que não deixam a desejar.

WordPress

O mais famoso entre as plataformas de publicação de blogs, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo para web adotado por pessoas que desejam ter um site mais profissional. Afinal, com ele é possível desenvolver páginas em diversos formatos, como:

  • diário;
  • portfólio;
  • e revista.

Mas, para alcançar esse nível de profissionalismo, é preciso dominar programação, personalização de temas e uso de extensões por meio de plugins.

Você gostou deste post com dicas de ferramentas que vão te ajudar na produção de conteúdo digital? Então aproveite esta visita no blog para assinar a nossa newsletter. Assim você vai receber atualizações como este post diretamente na sua caixa de entrada!

Artigos relacionados

Sobre Luís Cunha

Eu sou analista de qualidade de conteúdo na Rock Content e, nas horas vagas, faço uma ronda na web atrás de iniciativas bacanas e descobertas musicais (por acaso, você tem algo legal pra indicar?)