Profissional de letras

Por que um profissional de letras pode ser um excelente produtor de conteúdo?

Como você já deve ter percebido pela variedade de temas que são abordados em textos de marketing de conteúdo, diversas formações profissionais são bem-vindas quando o assunto é a produção de conteúdo.

Como você já deve ter percebido pela variedade de temas que são abordados em textos de marketing de conteúdo, diversas formações profissionais são bem-vindas quando o assunto é a produção de conteúdo.

Bacharéis em Direito podem ser ótimos redatores para blogs jurídicos, assim como economistas são procurados para escrever sobre finanças, investimentos, política econômica etc.

Sabemos que o profissional de Letras tem vocação para a arte de ler e escrever. Paralelamente, também sabemos que produção de conteúdo não é apenas estrutura textual.

Afinal, profissionais de Letras também são bons produtores de conteúdo? Sim! Saiba o porquê:

Conhecimento profundo da língua portuguesa é uma vantagem

A principal característica do bacharel em Letras é o domínio da língua portuguesa. Por mais que muitos tenham especialidade em línguas estrangeiras, o português ainda é a base dessa formação, o que contribui (muito) para profissionais com ótimo nível de escrita.

Se você escreve bem, se sabe encadear seus argumentos com coerência e comete poucos erros gramaticais, provavelmente o único desafio para escrever um texto será o domínio do conteúdo.

Para isso, as pautas de cada tarefa contam com referências e outras indicações sobre como desenvolver o post.

O profissional de letras sabe como adequar sua linguagem ao público

O redator web precisa se acostumar com uma realidade: a persona varia a cada nova tarefa. Cada cliente tem um público a atingir e uma estratégia de marketing a cumprir.

Assim, parte dessa estratégia diz respeito ao perfil de seu leitor e, consequentemente, à melhor linguagem para atingi-lo.

Profissionais formados em Letras estão acostumados com diferentes estilos de linguagem e sabem que eles não são, necessariamente, uns mais certos ou errados que outros. Na verdade, o que existe é uma adequação de linguagem ao tipo de leitor que seu texto quer conquistar.

Evidentemente, somente com a prática um produtor de conteúdo pode desenvolver essa sensibilidade. Compreender a voz do cliente, captar os hábitos e desejos do leitor, transformar isso em linguagem verbal — tudo isso em tempo hábil —, não é apenas um desafio corriqueiro.

Textos para executivos de empresas e advogados, por exemplo, precisam de um tom mais formal, com vocabulário geralmente erudito. Já um texto sobre comportamento para adolescentes pode conter gírias e estruturas gramaticais mais simples, de forma a se adequar a esse perfil de público.

Revisão faz parte de sua rotina

É muito comum que o curso de Letras ofereça diversas disciplinas relacionadas à norma gramatical culta, que envolve, entre outras coisas, correção ortográfica e sintaxe. Assim, torna-se um hábito desses estudantes a constante correção de erros em textos, de jornais, revistas, livros e na web.

Esse treinamento em revisão acaba fazendo parte da rotina desses graduados, que aplicam seus conhecimentos em todos os setores em que atuam. Para a redação web, essa é uma grande vantagem, já que posts gramaticalmente corretos sofrem menos correções, solicitações de alteração e refação.

Curiosidade é uma característica essencial do redator web e do bacharel em Letras

Em geral, alunos de Letras têm muito interesse em descobrir a etimologia, a origem das correntes literárias, a evolução das línguas, entre outros aspectos que influenciam a forma com que nos comunicamos. Por que não aplicar essa mesma curiosidade na elaboração de textos para a web?

Essa é uma característica essencial de qualquer produtor de conteúdo. Normalmente, é demandada a escrita de textos sobre temas com os quais temos pouca familiaridade. Mas profissionais de Letras têm prazer em descobrir essas informações e acrescentar mais conteúdo a sua bagagem de conhecimento.

São bons planejadores de pauta

Bacharéis em Letras são também bons planejadores de pauta para blog posts. Isso, porque pensam sobre a pauta de um texto como um todo, não apenas a perspectiva do leitor, ou do escritor.

A graduação em Letras envolve diversos exercícios de produção textual, desde seu planejamento narrativo, até sua execução e revisão.

Por essas razões, é um curso que acarreta profissionais com a habilidade para pensar em temas instigantes e que engajam, refletir sobre eventuais problemas de desenvolvimento do texto e até mesmo a melhor forma de executá-lo.

Esses profissionais entendem bem a nova linguagem da internet

A internet oferece, hoje, uma forma de comunicação muito diferente do que estávamos acostumados no século passado.

Ao contrário dos livros, revistas e jornais, a linguagem utilizada na web está em constante renovação, muitas vezes até mesmo diária, com o surgimento de memes e vocabulários relacionados às novas tecnologias.

Profissionais formados em Letras sabem reconhecer essas novas tendências e trabalhar com elas. Sua atuação ao longo da graduação é é bastante plural. Apesar de, à primeira impressão, essa formação sugerir uma certa tradição, ela também acompanha as correntes literárias contemporâneas e o desenvolvimento da linguagem ao longo do tempo.

Falta dinamismo no mercado de trabalho para formados em Letras

Infelizmente, o mercado de atuação para profissionais formados em Letras está cada vez mais restrito. Com a automação de diversas tarefas, como a de revisões simples, por exemplo, há maior competitividade no mercado e uma oferta menor de postos de trabalho. Por que não aproveitar então as oportunidades que a redação para a web oferece?

Bons ganchos, transições e conclusões: segredos de uma excelente escrita

Tudo bem que a gramática perfeita e uma boa pesquisa de conteúdo podem fazer com que seu texto seja considerado ótimo. Mas o que faz um texto ultrapassar esses padrões de qualidade e ser excelente?

Bons ganchos iniciais, transições adequadas entre um tema e outro e conclusões pertinentes podem ser justamente o que você precisa para que seu texto se diferencie.

E essas características são estudadas a fundo durante um curso de graduação em Letras. São segredos de uma boa escrita que podem ser aplicados em livros, roteiros, peças teatrais e, inclusive, textos para a web!

A mídia impressa está em processo de transformação

Jornais impressos, revistas, livros e até mesmo os portais de notícias online estão em pleno processo de transformação. As facilidades da internet e das novas tecnologias de produção de conteúdo transformaram até mesmo as mídias sociais em importantes veículos de comunicação.

O que isso significa para o profissional formado em Letras? Que as tradicionais funções de revisão e redação, por exemplo, não têm mais a mesma demanda por profissionais como antigamente. Ao contrário, se destacam nesses novos ramos justamente aqueles profissionais que se adaptam à nova realidade e participam dela.

Uma das formas de colocar isso em prática é por meio da produção de conteúdo para a web, que tem ganhado mais e mais espaço em blogs, sites e redes institucionais, empresariais e até mesmo individuais.

E você? É profissional de Letras e se interessou pela possibilidade de produzir conteúdo web? Que tal se cadastrar na Plataforma da Rock Content? Saiba agora como colocar isso em prática!