Quem Somos: Escreva Para Web

Tempo de leitura: 7 minutos

Bem-vindo ao Escreva Para Web!

É um prazer te ter aqui no nosso portal de produção de conteúdo para web. 🙂

Provavelmente, se você chegou até o nosso site, é porque de ler, escrever, revisar ou produzir qualquer tipo de material para a internet, certo? Saiba que você está no lugar certo! Entenda um pouco mais sobre o nosso portal!

O Escreva Para Web

Este é o blog da Rock Content voltado para a captação e treinamento dos freelancers que produzem conteúdo na Plataforma Rock Content.

Aqui nós tratamos de técnicas, dicas e boas práticas de produção de conteúdo para web, dicas de vida e carreira de freelancer e conteúdos gerais sobre produtividade e marketing de conteúdo.

Quem produz os conteúdos?

A equipe interna da Rock que é responsável pela produção do blog é composta por três pessoas:

  • Luiza Drubscky — gerente de comunidade (e com quem você está conversando agora)
  • Gustavo Grossi — estagiário de comunidade (moderador da Comunidade de Freelancers Rock Content no Facebook)
  • Raíssa Galvão — estagiária de comunidade (responsável pela estratégia de e-mail marketing).

Aqui está uma foto da equipe para que você conheça as nossas carinhas:

equipe-comunidade

Além do trabalho da equipe, contamos com a nossa própria comunidade de freelancers que produz boa parte dos textos aqui do blog (muito obrigada, de antemão, pela sua colaboração com nosso blog!).

Como está dividido o conteúdo do blog?

As categorias de conteúdo que temos no blog são:

  • Materiais Ricos — onde ficam todos os nossos materiais mais completos, como ebooks, cartilhas, planilhas e webinars, por exemplo;
  • Podcasts — onde estão os podcasts da Rock Content, os RockCasts;
  • Português — onde temos dicas sobre gramática, construções textuais e dicas para escrever melhor;
  • Redação Web — categoria para tratar de assuntos de copywriting e diversas técnicas de produção de conteúdo especificamente para web.
  • Vida de redator — parte do blog onde falamos de dicas de organização pessoal, financeira, gestão de tempo, produtividade e outras questões que podem te ajudar na sua vida de freelancer.

Quais são as melhores maneiras de conhecer mais sobre a Comunidade de Freelancers da Rock?

Bom, além deste blog — que você pode acessar sempre que quiser tirar qualquer dúvida sobre a produção de conteúdo para web! — temos vários outros canais. Confira quais são:

Curso de Produção de Conteúdo Para Web

Se você ainda não sabe exatamente quais são as etapas do processo e as especificidades da produção de conteúdo para web, não precisa se preocupar! Nós produzimos um curso totalmente gratuito para que você assista as aulas e aprenda tudo que é necessário para começar essa carreira de freelancer.

Curso de Produção de Conteúdo

Fórum de Freelancers

Caso você tenha dúvidas sobre o funcionamento da Plataforma Rock Content, você pode se dirigir ao Fórum de Freelancers Rock Content para tirar essas dúvidas e resolver os seus problemas na hora!

Comunidade de Freelancers Rock Content

Esse grupo fechado no Facebook é direcionado para aquelas pessoas que já se cadastraram e estão ativas na Plataforma. Lá, conversamos com os freelancers, tiramos dúvidas, anunciamos novidades e muito mais! Sendo assim, a Comunidade serve como um ambiente seguro para conversar sobre o funcionamento da Plataforma e a rotina de freelances, além de ser um canal direto com profissionais da Rock Content.

comunidade-freelancers-rock-content

Ouvidoria de Freelancers

Imprevistos e situações complicadas podem acontecer. Nós trabalhamos duro para evitá-las, mas, é possível que em algum momento da sua carreira como freelancer você se depare com um problema.

Por isso, em caso de problemas ou falhas em nossa Plataforma, você pode enviar a sua situação por meio da Ouvidoria de Freelancers e nós responderemos assim que possível.

Como funciona a Plataforma Rock Content?

E então, agora que você leu tudo isso sobre o nosso funcionamento, ficou interessado em participar da nossa Comunidade de Freelancers? Vou te explicar rapidamente como funciona a Plataforma. Vamos lá?

1. Cadastro

Bom, o primeiro passo deve ser, claro, o cadastro na Plataforma. Para cadastrar, você deve preencher as suas informações pessoais e bancárias.

Mas, cuidado! Para poder se cadastrar, você deve ter uma conta bancária nominal sua no Brasil.

Clique no botão abaixo para já começar o seu cadastro agora mesmo!

venha-ser-redator-freelancer-na-rock-content

2. Candidatura

A partir do momento em que você completou o seu cadastro e aceitou os Termos e Condições de Serviço da Plataforma Rock Content, você deve criar uma candidatura, ou seja, um texto de teste na área que tiver mais interesse de trabalhar. Nossos moderadores vão avaliar o seu texto e você receberá o resultado com feedbacks na sua caixa de email.

Assim, caso sua candidatura seja reprovada, você pode refazê-la seguindo o feedback recebido.

Caso sua candidatura seja aprovada, você vai começar a receber convite para tarefas que serão destinadas aos blogs dos clientes. As tarefas serão remuneradas, na faixa de R$25 a R$40 por tarefa de 500 palavras. As tarefas maiores terão preços proporcionais combinados individualmente.

Você pode fazer candidaturas para todas as áreas temáticas de Redação, assim como para Revisão e Planejamento de Pautas, utilizando o mesmo perfil. Para cada tipo de freela diferente, basta seguir as informações que estão na Plataforma para desenvolver o teste de acordo.

3. Tarefas

E então, quando você tiver as suas candidaturas aprovadas, você começará a receber convites para tarefas. Ao entrar no menu “Pegar tarefas” da sua Plataforma, você verá as tarefas que estiverem disponíveis para você (de acordo com as categorias em que você foi aprovado).

À medida em que você produzir conteúdos na Plataforma, você pode ser selecionado como um dos redatores “Favoritos” para alguns clientes específicos. Quando isso acontecer, você e os demais freelancers favoritos do cliente terão uma certa prioridade na hora de pegar as tarefas daquele cliente específico.

Assim, você vai ver na sua aba de “Pegar Tarefas” as tarefas de “Meus projetos” com prioridade. Para ver as demais, basta alterar no filtro, como no exemplo abaixo:

Em relação às tarefas, a Plataforma limita que cada freelancer só possa ter no máximo 2 tarefas do tipo “Post” e 2 do tipo “Ebook” simultaneamente. Ou seja, você pode ter duas tarefas de post e, a partir do momento em que entregar pelo menos uma delas, poderá pegar mais uma.

Não existe um limite máximo de produção diária, mas você deve sempre manter a qualidade dos seus textos, para que possa manter o seu perfil ativo.

4. Manutenção do perfil

Bom, a candidatura é o seu teste inicial, e é o seu primeiro contato com o formato de produção de conteúdo para a web que a Rock Content utiliza.

Entretanto, mesmo que você seja aprovado, você deve sempre buscar alta qualidade nas suas produções e deve ter um bom comportamento como freelancer. Confira os critérios para que você mantenha o seu perfil ativo na Plataforma:

  • Não deixar expirar o prazo de 5 ou mais tarefas em um mês;
  • Não abandonar 5 ou mais tarefas em um mês;
  • Não deixar a sua nota média de avaliação ficar abaixo de 3;
  • Não plagiar conteúdos.

Além disso, temos uma questão muito importante que deve ser lembrada: os freelancers que trabalham na Plataforma Rock Content trabalham no modelo de ghost writing, ou seja, de venda de direitos autorais sobre os conteúdos produzidos.

Assim sendo, é expressamente proibido publicar qualquer material escrito para clientes, dentro da Plataforma, em blogs ou portais de autoria do freelancer. A publicação de conteúdos nestas condições é passível de exclusão do perfil na Plataforma.

Ufa! Acho que falamos um pouquinho de tudo sobre  o funcionamento da Plataforma Rock Content. Fique à vontade para voltar neste endereço sempre que quiser tirar alguma dúvida ou indicar este trabalho para algum amigo!

Agora, sim! Bem-vindo oficialmente ao Escreva Para Web e à Plataforma Rock Content! 🙂

Sobre Luiza Drubscky

Gerente de comunidade na Rock Content. Se divide entre marketing, É o Tchan e levantamento de peso olímpico :D