Redator e revisor freelancer

Eu posso ser redator e revisor freelancer ao mesmo tempo?

Enxergou uma oportunidade lendo o título desse artigo? Saiba que ele foi escrito especialmente para você!

Enxergou uma oportunidade lendo o título desse artigo? Saiba que ele foi escrito especialmente para você!

Se você já trabalha como redator freelancer há algum tempo, já sabe que a oferta de trabalhos é quase sempre inconstante. Se você não tem clientes fixos, em alguns meses você trabalha pouco, enquanto em outros a demanda pode ser muito maior.

Por esse motivo, muitos redatores ainda não se sentem totalmente seguros para se dedicar exclusivamente ao trabalho freelancer, e lutam diariamente para conciliar a atividade com as obrigações em postos de trabalho formal.

Ao mesmo tempo, as empresas cada vez mais procuram investir em estratégias de conteúdo, e para garantir o sucesso desses investimentos é importantíssimo contar com conteúdo de qualidade.

Para além do produtor de conteúdo, um revisor qualificado é fundamental para assegurar a publicação dos melhores textos para os objetivos da empresa.

Então, recapitulando: para ter sucesso com conteúdo, é necessário um redator para produzi-lo e um revisor para atestar a qualidade antes da publicação, e solicitar ajustes quando necessário.

Você, como redator, já lida com revisores analisando os seus conteúdos, certo? Não seria bacana poder ajudar outros redatores a atingir o máximo de qualidade na produção deles? Pois saiba que é possível!

Se você tem dúvidas se é possível ser redator e revisor freelancer ao mesmo tempo, continue a leitura!

Qual a relação entre redator e revisor?

Vamos começar pelo básico:

O redator

redator é o profissional que produz conteúdo a partir de uma pauta. É ele quem pesquisa sobre o assunto, estuda a persona e escreve um texto para atingir os objetivos estabelecidos na pauta.

Para ser um bom redator, o profissional precisa ter domínio da língua portuguesa ou do idioma no qual vai escrever, compreender as regras da gramática e saber construir um texto com coesão e coerência. Para a redação web, também é fundamental conhecer os princípios de SEO e copywriting, e da produção de textos escaneáveis.

Depois de receber a pauta, o redator produz o conteúdo e o submete à avaliação de um revisor especializado.

O revisor

revisor é o profissional que vai ler esse texto procurando por problemas. Não se trata de um defeito dos revisores, tem mais a ver com a modalidade de revisão requirida em textos para a web: o copidesque.

O papel do copidesque é garantir que o conteúdo esteja bem adequado à pauta, relevante para a persona, sem deslizes gramaticais e de acordo com a estratégia de conteúdo do cliente.

Depois de revisar cada um desses pontos, o revisor aprova ou não o conteúdo. Em caso de reprovação, o revisor solicita ajustes para o redator, guiando-o na direção certa para resolver os problemas encontrados.

O papel do revisor é transformar o trabalho do redator no melhor conteúdo possível. Por isso, além de realizar as correções necessárias, o revisor também pode solicitar que o redator faça ajustes no texto.

Pontos comuns entre eles

É perfeitamente normal que alguns erros passem despercebidos, como espaços extras, uma palavra não acentuada e até um uso incorreto de vírgula, por simples desatenção.

Por isso, redator e revisor são parceiros inseparáveis. Afinal de contas, ambos são profissionais produtores de conteúdo! E, portanto, precisam conhecer tudo sobre o processo de criação de um conteúdo épico, não somente uma função específica.

Inclusive, é bastante comum que revisores sejam redatores habilidosos. Mas, se um revisor é um bom redator…

Um bom redator é automaticamente um bom revisor?

A resposta para essa pergunta é: nem sempre.

Isso acontece porque o redator freelancer, em geral, não está totalmente familiarizado com as práticas de revisão. Em geral, a modalidade de freela mais amigável para iniciantes é a redação web, que é por onde começam a maioria dos freelancers.

O redator, portanto, escreve bem, relê seu texto antes de submetê-lo para revisão, mas não consegue identificar os problemas que um bom revisor encontraria.

Para começar, a visão do redator fica “viciada” ao conteúdo que ele está produzindo. Por esse motivo, o redator jamais deve ser revisor do seu próprio trabalho, um olhar de fora é fundamental para identificar erros e inadequações!

Além disso, por vezes o redator não tem conhecimento da estratégia do cliente como um todo, o que torna mais difícil saber se o conteúdo produzido está adequado.

Para ser bom redator e revisor, o profissional precisa se desconectar um pouco do aspecto técnico da produção de conteúdo, com muito foco na estrutura gramatical e nas formalidades da língua, mas sem deixá-lo de lado, é claro.

Muito além da excelência gramatical, a habilidade mais buscada em revisores é a capacidade de analisar os textos dentro da estratégia do cliente, priorizando as necessidades que o texto precisa satisfazer.

Mais do que nunca, é obrigatório dominar totalmente os estágios do funil de vendas, o que cada um significa e quais conteúdos são adequados para cada momento.

A partir daí, o revisor pode estabelecer se o tom, o tipo de CTA e todo o conteúdo do texto estão levando o leitor para o próximo estágio da melhor maneira.

Por que me tornar redator e revisor ao mesmo tempo?

Diversificar o trabalho é sempre uma boa pedida! A primeira grande vantagem de ser redator e revisor ao mesmo tempo é ter sempre demandas diferentes para atender. Ou seja, você evita o cansaço e o tédio por estar repetindo a mesma atividade.

Apesar de serem atividades distintas, redação e revisão são trabalhos complementares. Executar as duas funções com excelência não apenas melhora o seu desempenho em ambas, mas também torna a sua mão de obra muito qualificada.

Vale lembrar que profissionais multitarefa, que se engajam com o processo de criação do conteúdo, são muito valorizados pelo mercado de trabalho.

Além disso, um redator e revisor freelancer é um profissional duplamente necessário para as empresas, e por isso pode receber mais ofertas de trabalho e ganhar mais dinheiro.

Como você pode ver, só existem vantagens em atuar como redator e revisor ao mesmo tempo. Adotar uma nova modalidade de freelance é uma forma de complementar o seu currículo, seu portfólio e a sua renda no final do mês!

E se você quiser conhecer um passo a passo para dar o pontapé inicial em uma nova modalidade de freelance, podemos continuar a nossa conversa neste artigo!