5 dicas incríveis para você se tornar um redator online

Tempo de leitura: 6 minutos

Autonomia, flexibilidade de horário, redução do stress e home office. Esses são apenas alguns benefícios que muitas pessoas estão buscando em novas modalidades de trabalho.

O crescente número de freelancers é um excelente exemplo disso. Com a internet, eles ganharam liberdade para trabalhar como, onde, quando e quanto quiser. Esse é o principal motivo para a carreira de redator online ter ganhado tanta força nos últimos tempos.

Nessa atividade, você se dispõe a escrever blog posts, ebooks e qualquer outro texto solicitado por uma empresa, geralmente com uma pauta já definida.

O pagamento é realizado por tarefa, o que dá autonomia ao redator para administrar suas demandas.

Não há cobrança de chefe, não há horários pré-definidos, não há trânsito para enfrentar. Você apenas senta na cadeira em qualquer lugar e escreve sobre assuntos da sua especialidade.

Então, bateu aquela ansiedade para começar a trabalhar como redator online? Nós temos algumas dicas incríveis para você iniciar nessa nova carreira! Conheça:

1. Busque capacitação

Ser redator online não significa sair escrevendo sobre qualquer coisa. Você precisar ser qualificado para entregar um bom trabalho e ser reconhecido por isso.

Então, sua reputação na redação não surgirá da noite para o dia. Apesar disso, a curva de aprendizado para escrever na web é curta e é capaz de render bons frutos no curto prazo.

Para isso, existem alguns cursos e certificações online, gratuitos e de extrema qualidade! Neles, você pode aprender os principais conceitos de redação para web e de marketing digital. Indicamos alguns deles:

Certificações da Rock Content

Um dos principais conceitos que você deverá entender é o de Marketing de Conteúdo. Para ensinar sobre ele, ninguém melhor que uma empresa especializada no assunto: a Rock Content, que oferece gratuitamente a Certificação em Marketing de Conteúdo.

Outro curso oferecido pela empresa é a Certificação de Produção de Conteúdo para Web, que é específico para os redatores.

Certificações da HubSpot

A HubSpot é uma das principais empresas de inbound marketing do mundo. Com ela, você pode tirar certificações completas e gratuitas sobre diversos temas.

Para um redator online, os principais cursos são sobre a metodologia inbound e o marketing de conteúdo. As aulas são em inglês, mas é possível assistir com legendas em português.

Materiais educativos

Cursos e certificações são essenciais para comprovar seu aprendizado com um certificado. Mas conhecimento pode ser adquirido a qualquer momento.

Em se tratando de marketing digital, existe muito conteúdo de qualidade na web. Tanto a Rock Content quanto a HubSpot têm um acervo enorme de materiais educativos. Vale a pena também conferir os conteúdos da Resultados Digitais.

2. Defina suas áreas de interesse

Enquanto realiza capacitações e busca conhecimento, comece a pensar: sobre o que você gostaria de escrever?

É possível que você já tenha experiência em veículo de comunicação ou agência de publicidade. Porém, nesses casos, você deve ter escrito sobre assuntos que não lhe interessavam tanto, mas eram uma demanda da empresa.

Já na redação para web, você tem liberdade para escolher sobre o que quer escrever. E nada melhor do que falar sobre o que a gente gosta, né? Esportes, culinária, empreendedorismo, negócios, marketing etc. – tem espaço para tudo!

Não é proibido escrever sobre algo que você não domina. Porém, a redação flui mais naturalmente e os textos se tornam muito mais interessantes quando você demonstra paixão pelo assunto.

3. Ingresse em plataformas online de redatores

Se você já se sente pronto para escrever, é hora de procurar tarefas!

Com a ascensão do Marketing de Conteúdo, a demanda por posts de blog e e-books aumentou muito. Com isso, surgiram plataformas especializadas em redação online, que fazem a intermediação entre clientes e redatores.

Funciona assim: o cliente solicita uma demanda para a plataforma, que planeja a pauta, elabora o briefing e lança a tarefa para a comunidade de redatores cadastrados.

O redator recebe apenas demandas relacionadas às suas áreas de interesse. Quem aceitar a oferta de produção pode pegar a tarefa e desenvolvê-la. Depois, assim que o cliente aprovar o texto, o redator recebe o pagamento.

Hoje, as principais plataformas que trabalham com esse modelo são a Rock Content e a Contentools. Siga as orientações para seleção de redatores de cada plataforma.

4. Ingresse em plataformas online de freelancers

Plataformas de profissionais freelancers também oferecem boas oportunidades para redatores. Embora não sejam especializadas, cada vez mais aumenta a demanda por produção de conteúdo para web.

Existem diversas plataformas de freelancers. Algumas delas são: 99freelas, Prolancer e Workana. Depois de se cadastrar, basta selecionar as áreas para as quais você quer receber propostas, como redação e copywriting.

Uma grande diferença é que, nesse caso, você precisará demonstrar experiência na área e apresentar um portfólio aos clientes, para que eles escolham a sua proposta.

Já em uma plataforma especializada, você já passou por uma seleção e não precisa comprovar seu potencial a cada demanda.

Mas isso não é um problema se você já está escrevendo há um tempo – basta reunir seus melhores textos em um portfólio online.

Outra diferença importante é que, nessas plataformas, quem define o preço é você. Ou seja, você precisa propor um valor que equilibre sua experiência, seus custos e sua hora de trabalho, além de considerar a complexidade da demanda do cliente.

Em uma plataforma especializada, esse valor pode ser definido em acordo com o cliente. Cabe a você apenas aceitar ou recusar a oferta.

5. Administre demandas, horários e finanças

Ao se tornar um redator online, você assume a responsabilidade com seus clientes de entregar textos de qualidade e cumprir os prazos estabelecidos.

Além disso, você tem um compromisso também com a sua própria vida. Trabalhar como freelancer exige pensar em questões como estas:

  • Organizar sua vida financeira para estabelecer metas de produção;
  • Assumir tarefas que atendam às suas metas, mas não sobrecarreguem seu dia a dia;
  • Calcular a sua capacidade de produção para assumir apenas o que pode cumprir;
  • Cumprir horários que equilibrem sua vida pessoal e profissional.

Para resolver toda essa equação, é preciso organização e disciplina. Se você tiver cadastro em diferentes plataformas e atender diversos clientes, isso é mais importante ainda!

Coloque no papel (ou no computador, ou num aplicativo) seus objetivos, ganhos, custos, demandas e prazos.

Assim, fica mais fácil organizar sua rotina, estabelecer prioridades e até aumentar a produtividade!

Concluindo

Depois desse processo, você já pode começar a produzir. Talvez, com pouca experiência no começo, você tropece em alguns momentos.

Mas não tenha medo de botar a mão na massa! Quanto mais experiência você tiver, mais aprenderá com os erros e melhores serão os seus textos.

Como já foi dito, a sua reputação não surge instantaneamente. Mas com dedicação, você pode se tornar um redator online de sucesso!

E então, pronto para encarar esse desafio? A plataforma da Rock Content está aguardando você: cadastre-se agora como redator!

Artigos relacionados

Sobre Redator Rock Content

Este artigo foi produzido por um dos mais de 12.000 redatores da base da Rock Content. Quer produzir conteúdo legal assim no seu blog? Cadastre-se agora mesmo!