Relacionamento com o cliente - as melhores dicas de fidelização para freelancers!

[Material gratuito] Relacionamento com o cliente: as melhores dicas de fidelização para freelancers!

Como freelancers, uma parte importante do trabalho é saber nos relacionar com os clientes, certo? Porém, esta é uma habilidade que nem todos os freelas se preocupam e, por isso, acabam perdendo algumas oportunidades de trabalho.

Como freelancers, uma parte importante do trabalho é saber nos relacionar com os clientes, certo? Porém, esta é uma habilidade que nem todos os freelas se preocupam e, por isso, acabam perdendo algumas oportunidades de trabalho.

Para evitar que isso aconteça com você também, nós do Escreva Para Web, produzimos um ebook completo juntamente com os nossos parceiros da WeLancer!

Confira o ebook: “Relacionamento com o cliente”

Neste ebook, tratamos sobre as melhores formas de tratar os seus clientes para que você consiga fidelizá-los e torná-los verdadeiros evangelistas do seu trabalho. Veja algumas das dicas que você pode conferir dentro do ebook:

Respeite os prazos estipulados

Uma das primeiras coisas que devem ser devidamente esclarecidas quando um freela é combinado é o prazo para a realização do job. E, isso não acontece à toa. O cliente precisa ter a certeza de que o freelancer vai cumprir aqueles prazos combinados, pois ele vai fazer o planejamento do seu negócio em cima deste combinado.

Para conseguir cumprir com os prazos, uma boa dica é separar a tarefa em pequenas etapas que são mais facilmente mensuráveis e fáceis de organizar na agenda. Assim, você não se perde no seu planejamento e consegue entregar o que foi prometido!

Cuidado com os templates de resposta!

Muitas vezes, nos sentimos tentados a ter uma resposta padrão para responder os clientes que têm dúvidas sobre algumas etapas do processo. Porém, isto pode ser um grande problema, pois o cliente pode entender uma resposta muito mecânica como uma falta de interesse do freelancer em colaborar na resolução do problema.

Uma boa dica é sim ter um template para as perguntas mais comuns, para agilizar o seu processo de atendimento às dúvidas, mas, sempre leia cada dúvida dos clientes e tente personalizar o template para responder de maneira mais assertiva.

Seja cortês e educado sempre!

Às vezes, quando os clientes são diretos ao ponto e fazem algumas críticas ao nosso trabalho como freelancer, tendemos a levar aquilo como uma crítica à nossa “arte”, não é mesmo?

Isso pode fazer com que o freelancer leve o comentário para o lado pessoal e responda o cliente de maneira rude e inapropriada, o que pode afastar o cliente e criar um clima desagradável.

O recomendado é que você sempre trate os seus clientes de maneira cortês e educada, lidando sempre como um profissional, mesmo que o cliente seja difícil, ok? Esse esforço vale a pena, pois você pode conseguir fidelizar os seus clientes com este tipo de comportamento!

Se quiser saber mais dicas de como lidar, engajar e fidelizar os seus clientes, baixe o nosso ebook completo agora mesmo: “Relacionamento com o cliente: as melhores dicas de fidelização para freelancers!

relacionamento-com-o-cliente-freelancer-banner