formas de ter uma renda extra com produção de conteúdo web

3 formas de ter uma renda extra com produção de conteúdo web

Na mesa do bar, seu amigo comentou que tira uma grana boa por mês, escrevendo debaixo das cobertas, alternando textos e Netflix nos dias de chuva. Você prontamente pensou: “Não é possível! Quero!”.

Na mesa do bar, seu amigo comentou que tira uma grana boa por mês, escrevendo debaixo das cobertas, alternando textos e Netflix nos dias de chuva. Você prontamente pensou: “Não é possível! Quero!”.

Ter uma renda extra como webwriter é uma oportunidade que vem ganhando cada vez mais espaço. Quer saber como? Vem com a gente!

1. Seja um freelancer

Flexibilidade de horários, rotina conforme seus desejos, trabalhar de qualquer lugar. Escolher suas tarefas e ganhar dinheiro por elas. Evitar o estresse do trânsito, ter mais qualidade de vida. Poderia ser a descrição do paraíso profissional, mas são apenas as vantagens da vida de um redator freelancer.

O produtor de conteúdo web pode aderir a essa modalidade de trabalho, pegando um volume de trabalho adequado à sua proposta, que pode ser meio expediente ou tempo integral!

Freelancer part-time

Você tem um emprego formal, com carteira assinada e demais direitos trabalhistas. Tem medo de largar esse cargo, porque ele fornece certa estabilidade financeira e possibilidade de planejamento. Porém, você quer mesmo é escrever o tempo todo. Você pode ir preparando o terreno — e de quebra fazer uma renda extra — e ser um freelancer part-time.

Dessa forma, começa a entender como funciona todo o processo de produção de conteúdo web sem se preocupar com o dinheiro para pagar as contas no fim do mês. Com o tempo, ganha confiança, experiência e habilidades para ser um webwriter full-time!

Freelancer full-time

Trabalhar o tempo todo com aquilo que você gosta, dentro de uma rotina organizada, prazerosa. Todas as horas de trabalho do dia são dedicadas ao seu trabalho como freelancer full-time. O que era renda extra, agora é a renda total do mês, e ela só depende do seu volume de trabalho. Para isso, você precisa captar clientes!

2. Capte mais clientes

O produtor de conteúdo para web tem um imenso campo de atuação: blogs, sites corporativos, redes sociais, e-commerces, etc. A popularização do marketing de conteúdo fez crescer a demanda por esse profissional, e os freelancers estão fazendo a festa! Mas, para conseguir uma renda extra, é preciso captar clientes. Mas como? Separamos 4 dicas fenomenais!

Apresente-se bem

Se você está começando agora seu trabalho como produtor de conteúdo para web, ainda não terá tantos textos para compor um portfólio mais completo. Porém, além de utilizar seu currículo, pode simplesmente se apresentar de forma a gerar empatia para um potencial cliente. Em geral, eles precisam de pessoas flexíveis, com bom diálogo e competentes.

Você pode também escrever textos especialmente com este fim de apresentação. Que tal tentar fazer blog posts de temas que te agradam e começar seu portfólio? Assim, terá um material original e inédito para se apresentar como webwriter.

Use a internet para se promover

Você conhece a dinâmica das redes sociais, certo? Várias curtidas no Facebook ou no Instagram podem não significar muita coisa para usuários comuns, mas dizem bastante para quem trabalha na web. Se você é ativo na internet, pode utilizá-la para promover seu trabalho. Faça seu marketing pessoal para que saibam que você é um webwriter!

Não é incomum que o primeiro contato de um cliente com o freelancer se dê pelas redes sociais, e estar online e responder rapidamente uma mensagem passa uma boa impressão. Além disso, lembre-se das redes sociais específicas para redatores, como o LinkedIn e o Medium.

Seja um especialista e encontre clientes da sua área

Para atrair clientes, é preciso mostrar algum diferencial. Especializar-se em um tema chama bastante atenção, porque torna o redator uma referência no assunto. Escolha algo relacionado à sua formação (técnica, superior) ou algo que o interesse muito, mergulhe de cabeça nos estudos e faça textos de tirar o ar!

Cadastre-se em plataformas de freelancer

Existem centenas de plataformas na internet para as diversas profissões. O redator web pode se cadastrar nelas e captar clientes diretamente. Veja algumas específicas para webwriters:

  • WeDoLogos: voltada para designers e redatores, conecta os profissionais a empresas que buscam ajuda para suas peças publicitárias.
  • 99Freelas: abrange diversos profissionais, conectando-os aos clientes.
  • Buscafreela: uma empresa publica seus projetos e a plataforma filtra os profissionais adequados para eles.
  • Vivilia: site que paga por artigo redigido, e o pagamento é feito por Paypal.
  • Textbroker: os artigos vão desde blog post até descrições de produtos. O redator pode se afiliar para escrever sobre vários temas.
  • Escrever.com: site de compra e venda de artigos, em que você redige o que quiser. Se o texto for aprovado, ele é exposto em uma vitrine para que seja vendido.
  • Rock Content: empresa de marketing de conteúdo na qual o profissional se inscreve por meio de uma candidatura. Se aprovado, o redator poderá pegar tarefas de diversos temas, tamanhos e valores.

3. Planeje as tarefas e garanta sua renda extra

Ser freelancer e captar clientes são duas ótimas formas de ter uma renda extra com produção de conteúdo web. Porém, alcançar esse objetivo não é possível sem planejamento e organização. “Mas como assim planejar as tarefas garante a renda?”. Simples: se você desapontar um cliente por causa de um planejamento errado, você o perde, e vê o dinheiro descendo pelo ralo…

Fidelização do cliente

Um bom relacionamento com o cliente é baseado em algumas atitudes simples, como:

  • Seja transparente, cortês, educado e disponível desde o primeiro momento;
  • Ajuste as expectativas para que não haja frustrações;
  • Respeite os prazos estipulados (lembre-se que você é apenas parte de um estratégia);
  • Tenha uma boa comunicação;
  • Preze pela qualidade dos textos e receba críticas de coração aberto, com humildade;
  • Faça avaliações de si mesmo e aprenda com os erros.

Como consequência, você amplia as possibilidades de trabalho por meio de recomendações. Além disso, consegue ter um planejamento financeiro baseado em um trabalho de médio e longo prazo com o cliente fidelizado. Quem não quer um projeto que perdure no tempo e garanta seu dinheiro na conta todo mês?

Essa 3 formas de ter uma renda extra com produção de conteúdo web são encorajadoras para que você coloque em prática o desejo de trabalhar com o que gosta. Cadastre-se na Plataforma Rock Content e comece hoje mesmo!