Retrospectiva 2016

Retrospectiva 2016: tudo sobre o melhor ano do Escreva Para Web (e como você contribuiu para isso)!

Alô, Comunidade, tudo bem?

Alô, Comunidade, tudo bem?

Aqui é Luiza Drubscky, Gerente de Comunidade da Rock Content.

Hoje eu vim compartilhar com vocês uma breve retrospectiva do ano de 2016 aqui no EPW. Foi um ano de muitas mudanças, criações, novos projetos e de melhores formas de nos comunicar, não foi mesmo?

Então, vamos começar pelo começo:

EPW sob nova direção

Em Janeiro, recebi o desafio de liderar o crescimento da Comunidade de Freelancers da Rock. Por mais assustada que estivesse com o peso da responsabilidade de fazer isso tudo sozinha, estava também muito feliz e empolgada para começar.

O Escreva Para Web já tinha passado pela mão de pessoas muito competentes e, por isso, recebi essa honra com o maior carinho.

Porém, no momento da transição, o blog não possuía uma estratégia bem estabelecida e documentada de produção de conteúdo. Não tinha uma frequência de publicação, não tinha uma estratégia para geração de leads bem consolidada.

Por isso, o primeiro passo que teve que ser tomado foi fazer todo esse planejamento. Estabelecemos uma frequência de publicação no blog (3 artigos de pelo menos 1000 palavras por semana) e de produção de ebooks (1 ebook por mês).

Decidimos começar com essa estratégia um pouco mais conservadora para que pudéssemos manter a qualidade dos conteúdos que publicamos.

A produção desses textos (tanto os posts quanto os ebooks) era feita normalmente em conjunto entre os freelancers e a equipe de Operações da Rock.

Lançamento do Curso de Produção de Conteúdo para Web

Em Junho, lançamos a Certificação de Produção de Conteúdo para Web!

Este projeto já era imaginado há algum tempo aqui na Rock e foi preciso muito esforço e colaboração de várias pessoas da equipe para que o material ficasse pronto.

A Certificação é composta por 8 vídeo-aulas sobre alguns temas que são fundamentais para se tornar um especialista neste tipo de produção de conteúdo e, principalmente, para poder se tornar um Freelancer Rock Content.

Além dos vídeos, temos o ebook Guia de Produção de Conteúdo para Web, que é uma espécie de material de estudos para a certificação.

Ampliação da equipe

Junho foi realmente um marco para a Comunidade Rock Content. Além do lançamento da certificação, foi neste mês que entraram os outros dois componentes fundamentais para o crescimento da Comunidade: o Gustavo Grossi e a Raíssa Galvão.

Ou seja, agora tínhamos uma equipe de três pessoas para tocar a estratégia e, por isso, conseguimos ousar um pouco mais. Aumentamos o volume de produção para um artigo por dia e passamos a produção de ebooks para 2 por mês.

Com a ampliação da equipe, nós conseguimos melhorar muito mais a comunicação da Rock com a comunidade, além de potencializar os nossos esforços de atração de novos freelancers, o que fez com que aumentássemos a quantidade de cadastros na Plataforma em cerca de 400%!

Como a Raíssa e o Gustavo foram peça tão fundamental do nosso crescimento, passo a bola para que eles me ajudem no desenvolvimento deste post de retrospectiva de 2016!

Lançamento da Comunidade de Freelas no Facebook

Olá, amigos! O meu nome é Gustavo Grossi e faço parte do time de Comunidade da Rock Content desde junho de 2016.

Sempre fui fã de blogs e de sistemas de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress. E, quando cheguei aqui na Rock, logo fui aprendendo como cuidar do nosso querido Escreva Para Web.

Com o tempo, percebi o quanto o blog é uma ferramenta poderosa, mas para conseguir aumentar a nossa base de freelancers, essa ferramenta não daria conta sozinha.

Senti que precisávamos de um canal direto e público para responder dúvidas específicas sobre a experiência dos freelas na Plataforma Rock Content. Dessa forma, além de colocar o time realmente inserido na comunidade, os freelancers poderiam trocar ideias entre si, criando uma base orgânica de questionamentos e respostas.

Assim nasceu a Comunidade de Freelancers Rock Content, um grupo no Facebook dedicado exclusivamente aos freelancers ativos da Plataforma. Ou seja, os produtores de conteúdo que têm entregado tarefas regularmente.

comunidade-freelancers-rock-content

Hoje, somos um grupo muito ativo, com postagens sendo criadas todos os dias e usuários engajados. Graças à nossa Comunidade, podemos responder dúvidas em tempo real e receber feedbacks diariamente!

Volta do Encontro de Freelancers

Nós somos uma comunidade, certo? Milhares de produtores de conteúdo conectados pelos servidores da Rock Content.

Mas uma comunidade de verdade não vive somente na internet, nós sabemos. E foi justamente por isso que resolvemos voltar com um antigo e promissor projeto interno: o Encontro de Freelancers Rock Content.

encontro de freelancers

Nesse evento, que ocorre regularmente, convocamos os nossos freelas para vir à Rock Content presenciar a palestras de membros de toda a Rock, além de curtir um happy hour com networking.

Assim, podemos quebrar o gelo das relações pela rede, conversar informalmente e estar realmente perto dos nossos companheiros de trabalho! É, também, uma ótima oportunidade para os usuários da nossa plataforma conhecerem as instalações da Rock, em Belo Horizonte.

Com o seu retorno iniciado em agosto de 2016, o Encontro de Freelas foi se ajustando aos poucos. Começamos fazendo o evento mensalmente e, atualmente, ele se tornou bimestral. Já foram quatro edições incríveis, com uma avalanche de informação sobre produção de conteúdo!

Conheça um pouco das edições passadas do Encontro:

  • Agosto: Rita Lisboa, com o tema Copywriting
  • Setembro: Renato Mesquita, com o tema SEO on-page;
  • Outubro: Arthur Mesquita, com o tema Boas práticas para freelancers Rock Content;
  • Novembro: Yuri Oliveira, com o tema Como ser um freelancer de planejamento.

Já somamos um público superior a 200 pessoas e, que tiveram um percentual de aumento de avaliação dos moderadores de 40% depois da presença no evento! Incrível, não?

encontro de freelancers

Essa foi a edição de novembro do Encontro de Freelancers!

E se você não é de Belo Horizonte, mas gostaria de ver um Encontro de Freelancers na sua cidade, fique ligado pois nós não pretendemos ficar parados por aqui! 🙂  

Rocking News

Ei, pessoal! Aqui é a Raíssa, do time de comunidade da Rock, do qual eu faço parte desde junho de 2016 — embora esteja trabalhando aqui na Rock Content desde novembro de 2015.

Como a Luiza já contou pra vocês, o Escreva para Web passou por muitas mudanças, e foi muito estimulante participar ativamente de grande parte delas.

Sou estudante de Relações Públicas e, por isso, me interesso muito por entender o relacionamento de uma empresa com seus públicos e buscar as melhores maneiras de se comunicar e se aproximar deles. E estar no time de comunidade me permitiu explorar justamente isso!

Buscando uma maneira de manter nossa base de leads engajada e estreitar a comunicação com a comunidade, decidimos colocar no ar a Rocking News, a newsletter do Escreva para Web. O objetivo é divulgar os posts mais recentes do blog, com edições quinzenais e temáticas.

A Rocking News nos dá bastante liberdade de nos comunicar de uma maneira mais informal e direta com os leitores do EPW. Já fizemos edições temáticas de Halloween, de cinema, e de temas diretamente relacionados com a produção de conteúdo para web, como planejamento de pautas e revisão. A gente espera que você tenha se divertido com as edições!

rocking news

Essa foi a capa da nossa edição especial da Rocking News de Halloween 👽

Rocking Freelas

Além da newsletter, começamos também a série de e-mails com os Rocking Freelas.

A partir de uma iniciativa interna da Rock de premiar os melhores freelancers de cada mês, pensamos que seria interessante compartilhar as histórias dos redatores, planejadores e revisores com toda a base. Afinal, existem muitas histórias inspiradoras dentro da nossa comunidade.

Já conhecemos 3 dos melhores freelancers do ano e seguiremos premiando os que mais se destacam, sempre uma vez por mês! Conheça os Rocking Freelas de 2016:

Por isso, continue acompanhando as histórias de sucesso e procurando melhorar sua produção cada vez mais. Quem sabe o próximo Rocking Freela não é você? 😉

Lançamento do fórum

Como moderadores da comunidade de freelancers, sabemos que é natural que existam muitas dúvidas sobre o funcionamento da plataforma. Afinal, são muitos processos envolvidos, não é mesmo?

Pensando nisso, começamos a procurar uma forma de centralizar essas informações.

Nossa intenção era não só responder as dúvidas mais frequentes como também registar um guia completo: tudo o que alguém precisaria saber para se candidatar e se tornar um freelancer da Rock.

Como um FAQ acaba sendo um espaço restrito para publicar tudo o que gostaríamos, acabamos colocando no ar um fórum só para freelancers. Lá estão explicados, em detalhes, todos os processos do trabalho de freelancer na plataforma da Rock. Além disso, ele oferece um espaço de comentários, onde é possível postar dúvidas e completar as informações!

Ah, se você acessou o fórum e acredita que deixamos de explorar um tópico importante, não deixe de nos avisar, ok?

Começo da Ouvidoria

A Plataforma Rock Content é um marketplace de freelas de produção de conteúdo. Isso significa que nós conectamos clientes que precisam de conteúdo para os seus sites e blogs aos revisores, redatores e planejadores de pautas.

Esse processo, no entanto, é intermediado pelos profissionais de planejamento e qualidade da Rock Content, que são os moderadores da tarefa.

E, nessa relação triangular, nem tudo pode ser dito. Afinal, o freelancer, que está prestando o serviço, merece um canal fora dos olhos dos clientes para registrar queixas, bem como as críticas e sugestões que tenham a fazer.

Assim surgiu a Ouvidoria de Freelancers, um lugar específico para que os freelas Rock Content possam fazer questionamentos sobre as avaliações recebidas, sobre a qualidade das pautas, bugs encontrados na plataforma, sugerir melhorias, mudanças etc.

Assim, quando os freelancers encontram algum problema em tarefas, os produtores de conteúdo são preservados de ter de se manifestar na frente dos clientes, podendo gerar um mal-estar indesejado.

Através da Ouvidoria, também podemos rastrear e monitorar os dados sobre as nossas maiores falhas. Assim, economizamos tempo e podemos procurar soluções precisas para as demandas dos nossos usuários, sejam eles clientes ou freelancers.

Ela foi criada em meados de novembro de 2016 e já respondemos a mais de 30 tickets nesse tempo. Graças a esse canal, somado à nossa Comunidade de Freelancers no Facebook, podemos agir rapidamente para manter nossa base sempre engajada e freelando por mais tempo!

Conclusão

Bom, 2016 foi um ano de muitos aprendizados.

Tivemos dificuldades ao longo do caminho, tropeçamos, mas tentamos nos erguer o mais rápido possível e aprender com cada erro para melhorar cada vez mais os nossos resultados.

De modo geral, conseguimos aumentar o nosso tráfego orgânico em cerca de 600%, aumentamos o tráfego via email em mais de 2.500% e aumentamos a nossa base de freelancers cadastrados em cerca de 400%!

Foram ótimos os resultados e já estamos ansiosos por tudo que está por vir no próximo ano!

E você? Vai ficar de fora da Comunidade Rock Content em 2017? Cadastre-se agora mesmo!

Abraços e até a próxima 😉

venha-ser-redator-freelancer-na-rock-content