6 razões para você se tornar um revisor de textos para web!

6 razões para você se tornar um revisor de textos para web!

Você fica atento à pontuação nas conjunções, toma cuidado com a ambiguidade dos pronomes e sabe a importância de usar adjetivos e advérbios com moderação? Legal! Temos uma ótima notícia: você tem tudo o que é preciso para dedicar a sua vida à revisão de textos.

Você fica atento à pontuação nas conjunções, toma cuidado com a ambiguidade dos pronomes e sabe a importância de usar adjetivos e advérbios com moderação? Legal! Temos uma ótima notícia: você tem tudo o que é preciso para dedicar a sua vida à revisão de textos.

E se você ainda sente um pouco de receio — mesmo sabendo do seu domínio invejável sob a língua portuguesa —, não se desespere. Esse medo é normal. Investir todo o seu tempo para se tornar um revisor de textos para a web é uma grande escolha e requer ponderação.

Sabendo disso, decidimos criar este post. Nos próximos parágrafos, você vai conferir uma lista com 6 motivos que levam as pessoas a se tornarem freelancers de produção de conteúdo e a se dedicarem à revisão de textos.

Você vai ver que algumas razões compensam o frio na barriga que você está sentindo agora. Duvida? Então veja só:

Liberdade de horários

A principal (e mais óbvia) razão para se tornar um revisor de textos para a web é a liberdade de horários. Ao contrário do que acontece nas empresas, você não precisa cumprir uma jornada de trabalho fixa. Assim, você não corre o risco de:

  • fazer hora extra;
  • trabalhar durante o fim de semana;
  • ou mesmo deixar de comemorar seu aniversário por causa de uma tarefa do escritório.

Mas fique atento! Ter liberdade de horários significa definir o seu próprio tempo de trabalho. Se você acha que isso é o mesmo que passar a manhã deitado na cama e ficar o resto do dia sem fazer nada, está redondamente enganado. Será preciso colocar a mão na massa, sim — a diferença é que você decide quando vai fazer isso.

Desenvolvimento da proatividade

“Colocar a mão na massa” nos faz pensar em outro tema: a proatividade. Com tantas opções de horário para ligar o computador e começar a revisar os textos (depois do café da manhã? Assim que terminar a soneca depois do almoço? Ou só no fim da noite, quando a sua produtividade aumenta?), você vai aprender, nem que seja na marra, a ter mais iniciativa própria. Até porque não vai existir nenhum chefe para te dar ordens.

Vale lembrar que ser proativo é um dos segredos das pessoas que conquistaram o sucesso. O que isso quer dizer? Simples: como revisor de textos, você vai desenvolver uma habilidade interessante não só para a sua vida profissional mas também para o âmbito pessoal. Você vai ver na prática como o seu esforço é a chave para realizar os seus sonhos.

Vários “escritórios”

Em uma linda manhã de céu azul, você chega ao seu trabalho, bate o ponto, dirige-se para a sua mesa e passa horas e mais horas em frente ao computador. Em uma salinha com pouco metros quadrados, você fica variando o seu foco entre cumprir as suas obrigações e imaginar o que pode estar acontecendo lá fora, no mundo. Isso soa um pouco deprimente, não é mesmo?

A não ser que você escolha uma estação de trabalho fixa, ser um revisor de textos para a web significa ter a liberdade de optar pelo lugar onde você quer produzir. Um café? Um parque? Ou, quem sabe, naquela cidade onde você sempre sonhou em morar? Qualquer uma dessas opções é válida, desde que você tenha acesso às ferramentas indispensáveis para o seu trabalho: um computador e acesso à internet. E, cá entre nós, não é muito difícil providenciá-los…

Novos aprendizados

Ser revisor de textos para a web é ser um profissional autônomo. Isso quer dizer que, ao tomar conta do seu próprio “negócio”, você vai aprender muito. Primeiramente, você vai estar por conta própria, isto é, não vai existir ninguém para dividir as responsabilidades.

Apesar de parecer um pouco assustadora, essa autonomia é muito boa. Afinal de contas, você não só vai ficar mais atento às suas atitudes mas também vai crescer como profissional de uma maneira muito mais rápida do que um mero empregado.

Ao estar sozinho, você vai passar a dominar assuntos como:

  • organização pessoal;
  • gestão de tempo;
  • domínio da tecnologia;
  • administração.

Domínio da sua área

Além dos aprendizados em algumas das áreas citadas no tópico anterior, você vai se tornar um expert no seu campo de trabalho. É isso mesmo! Como revisor de textos para a web, você vai sentir uma necessidade de aprender cada vez mais para estar sempre um passo à frente dos demais.

Você vai, naturalmente, aprimorar os seus conhecimentos em produção de conteúdo. Eles envolvem:

  • planejamento;
  • redação;
  • revisão;
  • língua portuguesa;
  • etc.

E pense bem: com tantas habilidades, fica mais fácil de variar o seu trabalho e encontrar ótimas novas oportunidades em um futuro não muito distante. Concorda?

Conquista de reconhecimento

Pergunte aos seus amigos sobre o texto publicado na revista X ou a grande reportagem que estampou a capa do jornal Y. Na maioria das vezes, eles não vão saber falar muito sobre a equipe que produziu o conteúdo. No máximo, vão citar o nome do autor. E isso é natural, porque poucos de nós fazemos ideia de quem está por trás das coisas.

Porém, quando você é um revisor de textos para a web, a situação tende a ser diferente. Como você está por conta própria, não ganha apenas um mundo de responsabilidades: com ele vêm também todos os créditos por aquilo que foi feito. Ao menos os seus clientes e as demais pessoas envolvidas na criação dos materiais vão conhecer e poder confiar de olhos fechados no seu trabalho — e isso é muito gratificante!

Como você pôde ver, a carreira de edição de textos exige muito do profissional. Por outro lado, ela também é muito recompensadora, porque, além do dinheiro na conta bancária, também permite que a pessoa desenvolva habilidades e adquira conhecimentos invejáveis.

E então, o que você achou desses motivos para se tornar um revisor de textos para a web? Além dessas, existem várias outras vantagens em seguir uma carreira enquanto freelancer — e você pode quais são elas com as nossas atualizações. Basta assinar a nossa newsletter para receber conteúdos na sua caixa de entrada!