Sem inspiração para escrever? Veja como resolver isso

Tempo de leitura: 6 minutos

Muita gente pensa que escrever é fácil, basta sentar em frente ao computador que as palavras saem sozinhas, mas somente quem trabalha com produção de conteúdo sabe como às vezes é difícil encontrar inspiração para escrever.

Inspiração não é algo que vive colado na gente, ela vem e vai e, muitas vezes, some na hora errada, quando aquela pauta precisa ser entregue de qualquer jeito. O que fazer nessa situação? Chorar? Escrever qualquer coisa e enviar para o cliente? Não! Mantenha a calma e siga essas dicas:

Relaxe

Pressão em si mesmo não vai ajudar a extrair nenhuma boa ideia da sua cabeça, portanto, tire alguns minutos para fazer uma meditação, dê uma volta na rua, olhe o movimento pela janela ou tire um cochilo. Quinze minutos são suficientes para você desestressar e voltar ao trabalho.

Olhe capas de revistas

Os redatores responsáveis pelas manchetes de revistas são os mais bem pagos do mercado. Por que será? Porque eles têm a sacada ideal para chamar a atenção do leitor. Então nada melhor do que buscar inspiração para escrever nessas manchetes.

Ouça música

Antes de sentar para escrever de fato, ouça uma música tranquilizadora ou uma que você goste muito, que te deixe motivado. A música tem o poder de desanuviar os pensamentos e, quando você volta ao trabalho, já está mais inspirado.

Leia muito, sempre

Essa dica para encontrar inspiração para escrever não é algo imediato, mas a longo prazo vai ajudar — e muito! — a encontrar as palavras certas para criar o seu texto. A leitura desperta a criatividade, amplia o vocabulário e ajuda a fazer associações mais facilmente, o que contribui para uma escrita mais próxima com o leitor.

Folheie livros

Mesmo que você não tenha o costume de ler, pode buscar inspiração nos livros. Pegue qualquer livro da estante e observe o tom do escritor, como ele começa as frases, como estabelece conexões emocionais com você. Depois de alguns minutos absorvendo essas características, você estará pronto para desenvolver o seu trabalho.

Reescreva trechos de livros

Não, não estamos estimulando o plágio! A ideia aqui é ter um ponto de partida. Pegue um trecho de um autor conhecido e reescreva com suas palavras. A partir da ideia central, desenvolva seu próprio raciocínio. Quando você reflete sobre o trecho que está reescrevendo, consegue olhar o conteúdo sob uma nova perspectiva, encontrando o tom certo para dar início ao seu texto.

Construa um banco de ideias

Outra dica de inspiração para escrever é ter um banco de ideias. Sempre que você pesquisar sobre determinado assunto e encontrar um blog post, um e-book, um vídeo ou qualquer outro material interessante, guarde. Salve o link, faça o download para o seu computador e mantenha essas ideias armazenadas. Quando tudo mais falhar, elas estarão lá.

Vá para outro lugar

Você está no escritório? Mude de sala, sente-se no refeitório, vá até o jardim da empresa. Está em casa? Sente-se na sacada, na grama, na churrasqueira. Mudar de ambiente ajuda a relaxar e traz novos ares para que você encontre a inspiração necessária para escrever. Sem falar que um ambiente aberto, como um jardim ou uma sacada, tem maior circulação de ar, ajudando a oxigenar o cérebro.

Troque ideias com outras pessoas

Não precisa ser um colega de trabalho, pode ser o pessoal da limpeza, um cliente que está esperando para ser atendido, alguém que está olhando uma vitrine lá no hall do prédio. Quando você troca informações com as pessoas recebe feedbacks interessantes, visualiza novas perspectivas e extrai bons insights para produzir o seu texto.

Escreva à mão

Se você tem o costume de abrir o notebook ou ligar o PC e ir direto para o Word, mude essa rotina. Escrever à mão estimula o cérebro e melhora muito sua caligrafia, sendo assim, pegue um caderno ou um bloco de anotações e comece a escrever palavras-chave, ideias, pensamentos. Quando perceber, já terá o texto estruturado, basta ordenar o conteúdo e dar fluidez ao texto.

Assista entrevistas

Diálogos inteligentes têm tudo para trazer inspiração para escrever. E entrevistas com profissionais do mercado, cineastas, escritores e outras figuras que exalam intelecto por aí são grandes fontes de ideias, temas, assuntos, títulos, argumentos. Sendo assim, não perca tempo com bobagens na internet e na TV, busque conhecimento com essas pessoas e tenha bagagem cultural para colocar a escrita para funcionar no trabalho.

Escreva o que lhe vem à mente

Começar um texto com uma frase de impacto não é fruto de um insight de última hora, é fruto de muito trabalho, de refinamento da sua ideia. Para não perder tempo, escreva aquilo que lhe vem à mente, sem pensar muito se está adequado ou não. Quando terminar, revise o conteúdo, faça os ajustes necessários e então mande para o cliente.

Faça exercícios

Muito tempo parado na mesma posição, dedos cansados, cabeça mais ainda, circulação falhando pela má postura e pelo tempo sentado — tudo isso afeta sua capacidade de escrita. Uma forma de dar uma chacoalhada nisso tudo é levantar e fazer alguns exercícios: a boa e velha ginástica laboral. Dez minutinhos movimentando-se podem fazer milagres pela sua inspiração!

Escreva sobre o que gosta

Você precisa escrever sobre crise econômica, mas o que gosta mesmo é de falar sobre viagens? Dê um tempo na economia e escreva sobre sua última viagem. Sim, um texto sem compromisso, mas que pode tirar o foco do que está bloqueando sua inspiração. Depois de falar sobre a sua viagem, volte para o trabalho e veja como ficará bem mais fácil desenvolver a ideia sobre crise econômica.

Converse com sua audiência

Se você tem um blog próprio, não deixe de conversar com sua audiência para saber o que ela espera de conteúdo para as próximas postagens. Se você está escrevendo para um cliente, dê uma olhada no blog dele, veja os comentários, as dúvidas que as pessoas apresentam e o que já tem de conteúdo por lá. Muitas vezes basta ler o comecinho de um outro blog post para desenvolver uma ideia.

O que você faz quando a inspiração para escrever some? Deixe seu comentário e contribua para aumentar nossa lista!

guia_do_redator_web-750x200

Artigos relacionados

Sobre Carolina Zanoti

Relações Públicas com uma veia para Jornalismo.