Conteúdo é rei. Por que o conteúdo sempre deve ser o mais importante?
Independentemente dá área de foco de seu site ou blog, é imprescindível que o elemento-chave de atração de seus leitores seja o conteúdo. Claro que um design arrojado e boas imagens contribuem para conquistar a atenção de mais usuários e causar uma boa impressão, mas sem um bom conteúdo, esses elementos são inócuos.
Se você também pensa dessa forma, provavelmente já está no caminho certo! Confira essas e outras informações sobre a importância de um bom conteúdo para sites e blogs:
O que faz um conteúdo ser bom?
Primeiramente, é importante ressaltar que o que efetivamente torna um conteúdo bom é sua adequação aos usuários e ao público que se pretende atingir com aquele site ou blog. De nada adianta escrever em português perfeito ótimos textos sobre artes e literatura, se seu público-alvo consiste em adolescentes em busca de informações sobre jogos e séries de TV.
O conteúdo de seus textos deve ser adequado ao perfil do público que se pretende atingir, seja na escolha da temática para as pautas, seja nos formatos de apresentação dos textos.
Invariavelmente, será necessário utilizar textos originais, criativos e singulares, já que a internet está cada vez mais repleta de conteúdo, sendo necessário se destacar em meio a tantas opções.
Além disso, medir a adequação (ou não) dos conteúdos utilizados em seu site ou blog é importante para saber se você está no caminho certo. Esse tipo de medida pode ser realizada, por exemplo, por meio da análise do tráfego de usuários em suas páginas, bem como o número de comentários e follow ups decorrentes desse acesso.
Por que é importante ter um bom conteúdo?
Algumas empresas e profissionais se perguntam sobre as razões de ter bons redatores por trás dos textos que alimentam os blogs e sites de suas empresas. Acontece que a qualidade desse conteúdo é a chave para um tipo novo de relação mantida com o público hoje em dia.
Anteriormente, empresas e profissionais individuais buscavam seus clientes por meio de publicidades pagas, anúncios, mailings não decorrentes de assinatura, entre outros meios de comunicação unilateral. Essa relação tem mudado nos últimos anos, na medida em que cada vez mais se procura ter uma relação de participação engajamento com o público leitor que se deseja atingir.
Por meio desse engajamento recíproco e não passivo, as relações comerciais e de branding serão muito mais profícuas e proveitosas, para ambas as partes. Além disso, o conteúdo de sites e blogs não deixa de existir simplesmente porque o contrato de publicidade venceu. Ao contrário, com o passar do tempo, forma-se um verdadeiro arcabouço de informações ricas e valiosas, para as quais a empresa, seus profissionais e eventuais clientes podem sempre recorrer.
Como manter níveis de excelência na escrita para sites e blogs?
Para redatores e gestores de conteúdo, essa é a pergunta que cerca o mundo dos blogs e sites corporativos. O primeiro passo para manter um nível de excelência na redação desses posts é poder contar com uma boa equipe de redatores, que seja criativa, mas também saiba recorrer a boas referências e adequar sua linguagem às necessidades dos clientes.
Em termos efetivamente de conteúdo, o segundo passo para a manutenção de um blog de excelência é a utilização de temáticas realmente úteis e relevantes para o público-alvo pretendido. Nesse sentido, as postagens devem não apenas prender a atenção dos leitores à primeira vista, mas também proporcionar conhecimento, informação e utilidade prática para o usuário que acessar esse conteúdo.
Além disso, posts de sucesso são aqueles que não enrolam o leitor. A própria internet já possui uma linguagem cada vez mais objetiva. Por que então enrolar seus leitores e só mostrar a cereja do bolo ao final de cada texto?
Cative seus leitores desde o início, com postagens objetivas, passíveis de serem rapidamente analisadas quanto à relevância e adequação. Por isso, textos com manchetes interessantes, bons intertítulos e linguagem objetiva são sempre uma boa pedida para um blog.
Finalmente, é preciso também conseguir mostrar sua mensagem ao leitor. Muitas vezes, isso passa pela necessidade de apresentar seu conteúdo por meio de metáforas e comparações que são mais próximas do universo da audiência do website. Por exemplo, falar sobre regimes de tributação para micro e pequenas empresas pode se tornar muito mais claro e instrutivo quando se utilizam termos mais próximos do leitor, em vez de termos técnicos. O conteúdo não se perde, apenas ganha novos contornos e é melhor compreendido.
Agora que você tem todas as informações sobre como gerar bons conteúdos para um blog ou site, que tal colocar a mão na massa? Seja criterioso na escolha do conteúdo e procure sempre fazer o melhor texto possível para seus clientes. Não há como essa receita dar errado!
Se ainda tiver dúvidas ou sugestões sobre esse tema, deixe aqui nos comentários e participe!