11 razões pelas quais o seu conteúdo não converte!
Criar um conteúdo irresistível não é fácil, e criar conteúdo que converte é uma tarefa bem mais trabalhosa. Mas, felizmente, para um bom redator nada é impossível! É preciso pesquisa, planejamento, e muita, muita atenção para alguns pontos-chave do texto para conversão.
Criar um conteúdo irresistível não é fácil, e criar conteúdo que converte é uma tarefa bem mais trabalhosa. Mas, felizmente, para um bom redator nada é impossível! É preciso pesquisa, planejamento, e muita, muita atenção para alguns pontos-chave do texto para conversão.
Se o seu conteúdo não converte, você pode estar cometendo alguns erros clássicos e até deixando passar detalhes importantes. Separamos os 11 motivos mais comuns que fazem o seu conteúdo não converter, confira:
Seu conteúdo não converte porque:
1. Seu site não é atrativo
Ao chegar ao seu site, o que a persona vê é crucial para determinar a permanência dela na página. O seu formulário de conversão precisa ter uma boa interface e, mais importante ainda, estar posicionado próximo a um bom conteúdo.
Se você não pratica isso, é possível que a sua persona se incomode, não se interesse pela conversão, e até feche a sua página.
Se o site não é intuitivo e a navegação é complicada, também é possível que o visitante se retire antes mesmo de começar a ler seus conteúdos. Tenha atenção para a usabilidade do site em dispositivos móveis, para que o usuário possa acessá-lo de qualquer plataforma sem prejuízos.
2. Sua persona não está bem traçada
O desalinhamento com a persona costuma ser o principal motivo por trás de conteúdo que não converte. Se você não conhece os interesses, hábitos, comportamentos e necessidades da sua persona, é praticamente impossível produzir um conteúdo que vá ser atrativo o bastante para que ela se identifique e aceite se converter em lead.
Defina a sua persona a partir de uma pesquisa detalhada. Leia sempre que necessário o perfil da sua persona, e tente vê-la como uma pessoa real, do seu convívio. Assim, você consegue imaginar que está escrevendo para uma pessoa específica, e isso torna mais fácil entender o que seria atrativo para ela.
3. Seu título não está chamativo
O primeiro contato da persona com o seu conteúdo é pelo título. Se ele está fraco, pouco chamativo ou prometendo algo que não interessa à persona, esqueça a conversão – ela não vai acontecer.
Crie títulos sedutores, com promessas de solução, revelação de segredos, dicas exclusivas, frases bem humoradas e até mesmo um pouco de mistério para despertar curiosidade. Palavras que indicam emoção tendem a ter mais cliques, como “10 erros imperdoáveis de gramática” ou “Você estará chorando em 5 anos se não comprar bitcoins hoje”.
Números ímpares também fazem bastante sucesso, apesar de não sabermos muito bem o motivo. Faça como a gente, e treine listando as 3, 7, ou 9 razões pelas quais esse post te ajudou a salvar seu conteúdo que não converte!
Quando todos os recursos já testados tiverem se esgotado, faça o exercício de tentar pensar como a persona. Reflita como ela se sentiria incentivada a continuar e busque inspiração em títulos que já te fizeram converter!
4. Sua proposta não está clara
Seu título está super chamativo, mas ainda assim o conteúdo não converte? Pode ser que a sua proposta não esteja totalmente clara para o leitor.
O que exatamente ele ganha preenchendo o seu formulário? Por que ele deveria se tornar um lead na sua base? O que será feito com os dados que ele te entregar?
Deixe clara a proposta da conversão, detalhando o material que será baixado após a conversão, ou o e-mail de confirmação que o leitor receberá, por exemplo. Assim, o leitor confiará mais em você, e esse é um ponto a mais para garantir a conversão.
5. Seu call-to-action está fraco
O leitor não vai converter na sua página se não encontrar um CTA que o mande fazer exatamente isso. Parece inocente, mas a verdade é que as melhores calls to action são aquelas que conduzem o leitor de forma clara, simples e objetiva.
Se você deseja que o leitor faça o download de um ebook, inclua um CTA em um botão “Clique aqui para baixar o ebook“, em vez de “Clique aqui” ou apenas “Fazer download”. Assim, o leitor pode pular todo o seu texto e ir direto até o CTA, sem prejuízo para os seus objetivos, além de deixá-lo mais seguro sobre o que vai acontecer depois que ele clicar no botão.
6. Sua linguagem está inadequada
O seu conteúdo provavelmente não converte porque você não está usando a melhor linguagem para a sua persona. Se o seu público é mais jovem, heavy-user de redes sociais, você pode conquistá-lo utilizando memes, GIFs, letras de músicas do momento e até mesmo o “internetês”, com algumas gírias.
Porém, se o seu público é mais velho, ou não utiliza redes sociais com tanta frequência, utilizar esse tipo de linguagem vai deixá-lo confuso e afastá-lo da conversão.
Por mais que seja um assunto em voga, se existe o risco da sua persona não entender a referência, é melhor ficar de fora da moda do que arriscar a conversão.
Em geral, os textos para web têm linguagem mais informal, mais próxima de uma conversa, mesmo que alguns temas exijam o uso de termos e jargões específicos. Tente manter a sua escrita leve, assim a leitura também será leve, e a experiência do leitor será mais tranquila e propensa à conversão.
Por isso, atenção: Erros de gramática são inaceitáveis! A leveza e a informalidade são recursos de escrita, que não anulam as regras de gramática em nenhuma circunstância!
Alguns deslizes podem até passar despercebidos, mas erros de ortografia empobrecem o texto e o uso inadequado de vírgulas prejudica o ritmo de leitura. A acentuação e grafia incorretas podem até mudar o significado de algumas palavras, e tudo isso pode e vai interferir na conversão.
7. Seu texto é pouco (ou nada) escaneável
Seu conteúdo pode ser bem estruturado, atrativo e perfeitamente adequado, mas se o visual dele for ruim para leitura, especialmente em celulares ou tablets, não haverá conversão. Quando a leitura é complicada, o leitor simplesmente fecha a aba e vai fazer outra coisa.
Evite formatar o texto como justificado e dê preferência para o alinhamento à esquerda, para que a visão geral do texto não seja a de um bloco engessado de palavrinhas misturadas.
Utilize o negrito para termos de destaque, e insira imagens para “quebrar” grandes blocos de texto. Tome cuidado com o tamanho do seu conteúdo, principalmente porque muitas páginas de texto deixam a barra de rolagem bem pequena, o que pode desanimar muitos leitores de consumir o seu conteúdo até o final, onde está a oportunidade de conversão.
Essa observação vale também para os formulários, é muito importante assegurar que eles funcionem bem em diferentes dispositivos, navegadores e sistemas operacionais. Afinal, se o conteúdo convence mas o formulário não funciona, todo o trabalho foi em vão.
8. Seu texto não convence como autoridade
Se o conteúdo não converte, pode ser que falte uma referência de autoridade para o seu leitor. No texto, é preciso que você se posicione como pessoa capacitada para recomendar um material, produto ou serviço, para que o leitor confie em você e prossiga com a conversão.
Mas como chegar lá? Você pode utilizar depoimentos de clientes satisfeitos, resultados que você alcançou e até outras autoridades recomendando o seu material, produto ou serviço. A escolha depende do estágio do funil de vendas em que está o seu conteúdo!
9. Seu conteúdo não é útil
Um texto pode ser bem escrito, escaneável e 100% adequado para a linguagem da persona, mas se não for útil, não servirá para conversão. Procure escrever de forma a ensinar algo de relevante para a sua persona, de modo que a conversão seja um passo natural após o aprendizado.
O objetivo é fazer com que a persona se identifique com o conteúdo, encontre respostas nele, e não preencha um formulário de conversão por obrigação para acessar um material.
Lembre-se que, para criar um relacionamento duradouro, ambas as partes tem de ganhar: você consegue transformar um visitante em lead, e ele sai satisfeito com o conteúdo que consumiu.
10. Seu SEO está fraco
Se o seu conteúdo não converte, pode ser que ele não esteja sendo encontrado pela sua persona. Mesmo que você gere tráfego e leads, isso não significa que a base que você está criando é populada por pessoas propensas a comprar o seu produto.
Certifique-se de otimizar todos os seus textos seguindo as regras de SEO, utilizando sua palavra-chave na URL, no título, ao longo do texto, em pelo menos um intertítulo e nos atributos alt das imagens.
E, mais do que aplicar qualquer técnica de SEO, escreva sobre temas relevantes. Isso ajuda seu conteúdo a se posicionar bem nas buscas no Google, tornando mais fácil que a sua persona encontre-o e possa seguir para a conversão.
11. Seu formato não está adequado
Existem inúmeros formatos que podemos utilizar para conversão. Ebooks, infográficos, ferramentas, cursos, checklists e manuais são alguns exemplos. Contudo, é preciso saber qual formato é preferido pelo seu público.
Verifique os hábitos de consumo da sua persona, e adeque os materiais que você produz às preferências dela, mesmo que não seja o que você planejou inicialmente. Assim, você agrada a persona e ainda aumenta a sua taxa de conversão.
Esses são os 11 motivos mais prováveis pelos quais o seu conteúdo não converte. Siga a nossa lista e otimize seu conteúdo para que cada um desses critérios seja atendido.
Assim, a conversão dos seus leitores será apenas uma consequência do bom planejamento e da alta qualidade do seu texto! E você, conhece outras razões que transformam as conversões em verdadeiros desafios? Deixe abaixo nos comentários!