
Copywriting: palavras que vendem milhões
As palavras são ferramentas poderosas em qualquer fase do processo de vendas, independentemente do setor. Afinal, saber passar a mensagem certa para o público certo é fundamental para ampliar os lucros. É por isso que o copywriting tem sido cada vez mais usado, principalmente na comunicação digital.
A seguir, você vai entender qual a importância dessa técnica para que a comunicação seja mais positiva e persuasiva. Boa leitura!
Por que o copywriting é tão importante?
O copywriting nada mais é do que uma estratégia voltada para a produção de conteúdo. O objetivo dos textos é convencer o leitor a realizar determinada ação, fazendo com que os resultados buscados pela empresa sejam melhores.
Por meio do uso das palavras certas e de gatilhos mentais, é possível encantar e convencer o leitor. Ou seja, o objetivo não é apenas informar o leitor, é levá-lo a uma ação predefinida, como comprar um produto, assinar newsletter, seguir o seu perfil, entre outros.
Mas, para isso, é preciso cativar a atenção do leitor e despertar a sua curiosidade, fazendo com que ele siga as instruções passadas. Por isso, é preciso conhecer as técnicas de copywriting para criar textos persuasivos de qualidade.
Uma das principais estratégias do copywriting é o uso de gatilhos mentais, que são estímulos naturais do nosso cérebro diante de determinada situação no nível do inconsciente.
Em outras palavras, os gatilhos mentais são capazes de automatizar algumas ações, despertando emoções e resgatando lembranças que nos levam a agir. Alguns exemplos são:
- Urgência
- Conexão
- Reciprocidade
- Exclusividade
- Autoridade
- Escassez
Por ser uma ferramenta poderosa de persuasão, os gatilhos mentais são muito explorados no copywriting. Afinal, além de convencer o cliente, também são capazes de criar uma conexão valiosa com o público, proporcionando uma boa experiência.
3 técnicas para ser um copywriter de sucesso
Além das técnicas para elaboração do texto persuasivo, o copywriter deve desenvolver algumas habilidades para produzir conteúdos que agreguem valor. Veja 3 deles!
Criatividade
Para se tornar um copywriter você precisa ser muito criativo. Isso significa manter-se atualizado sobre as tendências e novidades para surpreender o leitor e deixar a sua produção de acordo com o que ele espera.
Por isso, estimule a sua criatividade consumindo conteúdos em diferentes canais, por meio de livros, filmes, viagens, entre outras formas de adquirir repertório.
Objetividade
O texto persuasivo exige técnicas que despertem a curiosidade e vontade de consumir o conteúdo até o final. E, mais do que isso, é preciso levar o leitor a realizar a ação desejada. Então, se faltar objetividade, é provável que o leitor busque outros conteúdos que consigam entregar o que ele procura.
Porém, vale ressaltar que cada canal de comunicação exige um formato de texto e um tipo de comunicação, que pode ser mais informal em alguns casos. Por esse motivo, é preciso saber onde encontrar o seu público e, mais do que isso, saber como conversar com ele através desses canais.
Por exemplo, um texto para redes sociais pode não ter o mesmo objetivo ou nível de complexidade de um texto para blog. Porém, em todos os casos é preciso certificar-se de que está transmitindo uma informação que realmente é interessante para o leitor.
Persuasão
Por fim, como já falamos, o objetivo do copywriting é levar o cliente a uma ação. Portanto, é fundamental ter como atributo a persuasão em seus conteúdos. Para isso, vale a pena estudar diferentes técnicas para enriquecer a sua escrita e tornar esse processo mais natural.
Entendeu por que o copywriting é tão valioso atualmente? Saiba mais sobre a área de atuação e como se destacar no mercado.