O meu cliente nunca está satisfeito, o que fazer?

Lidar com clientes insatisfeitos pode ser bem frustrante. No entanto, é uma situação bastante habitual para os redatores web. Apesar de comum, essas ocorrências podem ser evitadas ou, pelo menos, encaradas de uma forma saudável e proveitosa para ambas as partes.

Está perdido em meio a tantas reclamações dos seus clientes e não sabe mais como proceder? Respire fundo e dê uma olhada nas dicas que preparamos para te ajudar!

Releia o briefing

Para os desinformados de plantão, um briefing é uma espécie de perfil do seu cliente. Feito com cuidado e muito estudo, é um elemento fundamental para te ajudar a produzir um artigo para uma empresa específica.

Caso o seu texto tenha sido rejeitado, um dos possíveis motivos para isso é que você não esteja corretamente alinhado ao perfil dessa corporação. Veja duas informações para estar bastante atento quando for redigir:

Dados da empresa

Conheça a corporação para a qual você está trabalhando! Informe-se sobre quais são as suas metas com o blog, há quantos anos está no mercado e qual é o produto ou serviço que ela oferece. Assim, você não irá redigir nada que vá contra a filosofia ou contra os objetivos da empresa em questão.

Persona

Esse é um tópico que diz respeito ao perfil dos consumidores para a empresa que você está prestando um serviço. Aqui, constam dados como: idade, profissão e o porquê daquela instituição ser válida para eles.

É fundamental que você esteja atento a esses aspectos para produzir um texto interessante e produtivo para essas pessoas. Sem essas informações, você corre o risco de escrever um artigo que não os atinja da maneira que a empresa gostaria.

Linguagem

Sem sombra de dúvidas, a linguagem é um fator muito importante! No momento em que você está escrevendo um texto para uma corporação, é como se você estivesse falando por ela.

Assim, não seria nada prudente da sua parte representar uma empresa de maneira que ela julgue inapropriado. Para evitar esse problema, leia sobre qual é o tom de escrita que você deve escrever. Se é descontraído, objetivo ou formal, por exemplo.

Confira o pitch

Para quem ainda não está familiarizado com todos esses vocábulos, nós damos uma mãozinha: pitch é o guia da sua pauta. Assim como o briefing é uma espécie de relatório sobre a empresa para a qual você está oferecendo um serviço, o pitch é um esqueleto para o seu texto. Veja o que você não pode deixar passar batido antes de começar um artigo:

Descrição

A descrição de um pitch contém o que não pode faltar no seu texto. Isso vai desde palavras-chaves até o foco principal do artigo. Atente-se bastante também à forma que você deve fazer referência à marca, para que não fique demasiadamente persuasivo!

Referências

As referências estão lá para serem utilizadas! Geralmente, são de textos que possuem o mesmo perfil ou um conteúdo similar que pode ser utilizado de base para o seu artigo.

Porém, bastante cuidado para não copiar produções textuais de outros sites. Certamente, você não está sendo pago para usar as teclas ctrl+c/ctrl+v do seu notebook.

Tenha paciência

Este não é o momento para você ser arrogante ou para você descontar o mau humor de um dia difícil em alguém. O sucesso para sair dessa situação complicada com o seu cliente, depende principalmente da sua capacidade de ouvir, de adaptar e de evoluir.

Muita gente se esquece do procedimento mais óbvio e coerente nessas horas, que é perguntar: “O que aconteceu?”. Abra o diálogo, ouça o que o seu cliente tem a dizer e obtenha as informações que você precisa para oferecer uma solução produtiva!

Se você quer convencer alguém a lhe dar uma segunda chance, mostre a sua preocupação real com a situação, tenha calma e tente compreender a razão da insatisfação. Coloque-se no lugar do seu cliente e não se esqueça dessas qualidades fundamentais:

Pontualidade e eficiência

Caso seja possível resolver a situação na hora, faça-o. Quanto mais tempo adiar, pior, porque a insatisfação do cliente continuará a crescer. Mostre que você está sempre pronto para resolver qualquer problema e cumpra sempre os seus prazos!

Humildade e sabedoria

Aprenda com os seus erros e evite reclamações futuras. A melhor forma de se trabalhar com os problemas é de forma preventiva.

Não se esqueça de que se uma determinada reclamação estiver se repetindo com frequência, provavelmente há algo errado. Assim, o segredo para sair dessa é encarar cada erro como uma oportunidade de acerto e cuidar para que ele não se repita. Tenha sempre humildade para reconhecer as suas falhas e sabedoria para não repeti-las!

Está mais calmo agora? Tem alguma situação específica que você já tenha passado com algum cliente e que não se resolveria com as nossas dicas? Deixe o seu comentário com as suas experiências e até a próxima!

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