O que é produção de conteúdo para web? Confira neste post!

O mundo atual gira em torno da busca e do consumo de conteúdos no meio digital. Seja em forma de texto, vídeo ou foto, o conteúdo é a grande base do nosso conhecimento e entretenimento diário.

Além disso, é uma das principais fontes de atração e fidelização de clientes para muitas empresas ao redor do mundo. Mas, afinal, como esse conteúdo é gerado de forma inteligente? O que é produção de conteúdo para web?

Essa é uma dúvida que, para muitos, pode soar simples e boba, mas que, na verdade, é um conhecimento chave para o sucesso de conteúdos na web.

Se você é um redator que tem demandas para esse tipo de conteúdo ou deseja trabalhar com redação web, precisa já dominar os conceitos de produção de conteúdo para web.

O primeiro erro que muitas pessoas cometem ao pensar em produção de conteúdo para web é não entender as diferenças entre esse tipo de criação e o trabalho com outros formatos de textos em geral.

Para você não cair nessa furada, resolvemos pontuar as principais peculiaridades da produção de conteúdo para web, olha só:

As 4 principais características da produção de conteúdo para web

O papel do planejamento

Uma característica notável da produção de conteúdo para web é estar totalmente voltada para os resultados. E, para que isso possa ser feito com sucesso, existe um primeiro passo essencial: o planejamento.

É nessa etapa que devem ser determinados o objetivo, o título, a palavra-chave e a linguagem do texto. Lembrando: isso deve ser feito sempre com cuidado, estudando bem a estratégia do cliente e usando boas referências para pesquisa.

Além disso, é nesse momento que devem ser estudadas as melhores maneiras de compartilhamento desse conteúdo nas redes sociais, pois isso é essencial para o contato do público com o texto e para os resultados do mesmo.

Sempre pensando na persona

Uma dos elementos que mais influenciam a produção de conteúdo web é a persona do texto. Uma persona é um representante fictício do indivíduo para o qual estamos direcionando o texto, e por isso é tão importante que esse conteúdo seja realmente relevante e valioso para ela.

Para acertar na produção do conteúdo, é preciso imaginar (e estudar!) quais são os desafios, problemas, desejos e necessidades dessa persona.

O objetivo do texto deve estar sempre relacionado à solução de uma dúvida ou problema da persona, pois assim estamos garantindo que aquele conteúdo com certeza será útil para ela.

Isso aumenta muito as chances de que a persona vá encontrar o seu conteúdo, lê-lo por inteiro e ainda interagir com ele de alguma forma.

Foco nos conteúdos evergreen

Se você trabalha com redação web, com certeza já ouviu falar sobre os conteúdos evergreen. Esse tipo de conteúdo é uma tendência e é o estilo de produção escolhido por muitas empresas que investem em marketing digital.

Diferente dos textos noticiosos, que falam sobre coisas momentâneas e podem se tornar desinteressantes em poucos dias, o evergreen trata de informações mais completas sobre algum assunto, buscando educar a persona sobre aquilo.

Quando produzido da forma correta, um conteúdo evergreen pode posicionar uma empresa como autoridade no mercado, além de gerar muito mais valor para a persona.

Hiperlinks: a chave para a leitura interativa!

O uso de hiperlinks é responsável por transformar a forma como consumimos conteúdos e navegamos pela internet. O uso de links inteligentes inseridos nos textos de forma estratégica cria uma mobilidade para o leitor, que é conduzido de um texto para o outro, complementando a sua leitura.

Além disso, com esse fluxo de uma página para a outra, os hiperlinks também são importantes ferramentas para o SEO, que é propulsor de tráfego para o blog.

5 dicas essenciais para a produção de conteúdo para web

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é produção de conteúdo para web, está na hora de entender o que fazer para produzir bons conteúdos e atingir os seus resultados e metas.

Se você quiser se tornar um redator web ainda melhor, continue lendo e confira as melhores dicas para a produção de conteúdo para web.

Subtítulos poderosos

Eu aposto que alguma vez, navegando pela internet, você já abandonou textos por aí por ter preguiça dos imensos parágrafos que alguns conteúdos costumam apresentar, quando tudo que você estava querendo era a resposta para alguma pergunta pontual.

Bom, esse abandono de textos é um fenômeno extremamente comum e existe uma estratégia fundamental para diminuir isso: o uso de subtítulos eficientes.

Se você, como redator web, souber dividir o seu texto com subtítulos que façam sentido, apresentando as informações que vão ser mostradas no conteúdo de forma mais interessante, vai estar aumentando e muito a taxa de permanência na página.

Busque usar subtítulos que se relacionem com o título, criando uma conexão e um fluxo de ideias no texto. Além disso, evite palavras complicadas e subtítulos compridos demais, pois isso pode assustar o leitor.

Padronização

Aqui vai outra dica fundamental para a redação web: a padronização na formatação do seu texto. Lembre-se que os subtítulos do conteúdo devem todos ter um padrão comum, porque isso é essencial para a criação de uma leitura fácil e fluida, ajudando muito o seu leitor.

Por exemplo, em um texto sobre marketing digital, qual estrutura de subtítulos você considera mais amigável?

  • “Saiba o que é o marketing digital”
  • “Quais as vantagens do marketing digital?”
  • “X dicas sobre marketing digital”

Ou:

  • “O que é o marketing digital?”
  • “Quais os benefícios do marketing digital?”
  • “Como fazer Marketing Digital?”

O segundo grupo parece soar muito melhor, não é mesmo? Isso se deve à padronização dos intertítulos.

Detalhes para escaneabilidade

Em uma pesquisa feita pela Nielsen Norman Group, foi constatado que 79% dos leitores da internet utilizam a escaneabilidade para avaliar uma página, decidindo se vão continuar com a leitura ou fechar o navegador.

A escaneabilidade consiste em um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas a um texto para garantir uma leitura mais dinâmica, rápida e simples, melhorando (e muito!) a experiência do leitor.

Para garantir bons níveis de escaneabilidade, existem algumas coisas que um produtor de conteúdo pode fazer. Além do uso de subtítulos e formatação padronizada, confira algumas outras dicas:

  • Tome cuidado com o tamanho do texto: um texto grande demais, por mais bem escrito que esteja, pode acabar assustando e afastando o leitor da sua página. Busque analisar a profundidade que o tema do texto realmente exige e não fique dando voltas demais. Seja direto, a sua persona agradece!
  • Desenvolva parágrafos pequenos: a lógica aqui é a mesma usada para o tamanho dos textos, uma vez que conteúdos mal divididos, com grandes blocos de texto corrido, não são nada atraentes. Busque ser direto e não fazer períodos e parágrafos longos demais.
  • Insira imagens e elementos visuais: inserir elementos não verbais no seu texto é uma ótima técnica para criar uma quebra saudável na leitura, facilitando a mesma. Busque incluir fotos, ilustrações, gráficos, vídeos, etc.
  • Use a abuse das listas: sempre que possível e interessante para o tema do texto, busque apresentar as informações do conteúdo em forma de listas, em vez de tudo em texto corrido.

Link building e otimização

Como já dissemos antes aqui nesse texto, os hiperlinks são uma característica essencial da produção de conteúdo para web. Além de serem importantes para conduzir o leitor por um fluxo de conteúdos complementares, são fundamentais para medir e construir o sucesso de um site ou blog.

Quando feito da forma certa, o link building ajuda no rankeamento e fortalecimento de uma página (dentro dos critérios de SEO).

Mas lembre-se: não adianta sair “linkando” um monte de palavras-chaves aleatórias a conteúdos aleatórios, tem que ser palavras-chaves bem escolhidas e conteúdos relevantes na quantidade certa.

Checklist de produção

Essa é uma dica simples, mas que pode ajudar muito na hora de deixar o seu conteúdo. Busque criar e seguir uma rotina de checklist de produção, sempre conferindo determinados pontos do seu texto depois de ter terminado de produzir.

Dessa forma, você garante que corrigiu todos os erros importantes e que o seu texto está bem formatado e otimizado, pronto para ir para web.

A produção de conteúdo para web e o Marketing de Conteúdo

Já citamos aqui a importância da produção de conteúdo para o marketing digital, mas, para sermos mais precisos, não poderíamos deixar de mostrar a relação entre essa produção e o Marketing de Conteúdo.

Se você sabe um pouco sobre o que é o Marketing de Conteúdo, entende que o conteúdo, em suas diversas formas, é a principal ferramenta para atração, conversão e fidelização de clientes nessa estratégia.

Para que essa estratégia tenha sucesso, é necessário que o redator web tenha domínio de todas as peculiaridades que citamos nesse texto, garantindo que o conteúdo atraia a persona.

Além da atração, o objetivo principal é ajudá-la com o seu problema, conduzi-la para outros textos e incentivar a interação entre ela e o blog, gerando assim a conversão.

Sem esses detalhes, os conteúdos web seriam textos como quaisquer outros e o marketing de conteúdo nunca funcionaria.

Agora que você já entende o que é produção de conteúdo para web, conhece as suas principais características e sabe mais sobre a sua importância para o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo, já está pronto para começar a produzir.

E se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer dominar completamente essas técnicas de produção, faça já o nosso Curso de Produção para Web, é grátis e eu te prometo: você vai se tornar um expert no assunto!

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