Redator freelancer: como começar a ganhar dinheiro com isso
Essas dúvidas fazem parte da vida do profissional iniciante e, muitas vezes, até do que está a anos no mercado.
Por isso, essas 3 dicas vão te explicar como começar a ganhar dinheiro como redator freelancer de uma vez por todas.
1. Como se profissionalizar
Se profissionalizar nunca é demais e está super relacionado a como ganhar dinheiro nessa área. É como em qualquer nicho, quem aprende mais consegue resultados melhores.
O Redator Freelancer tem ganhado espaço no mercado brasileiro pois as empresas estão entendendo o valor de estar presente nas mídias digitais. Isso se intensificou ainda mais na pandemia e tornou o nicho de redator muito atrativo e amplo.
Você pode se profissionalizar com cursos, livros e, claro, com prática.
Um dos principais pilares de um bom redator freelancer é dominar o SEO. Esse tema é complexo e, quem se aprofunda, consegue destaque.
O SEO é justamente um conjunto de técnicas e estratégias para que seu texto se destaque e apareça para outras pessoas. Sem ele você está escrevendo de forma vazia e sem valor algum. Um redator freelancer que não domina as técnicas de SEO está fadado ao fracasso.
Também é legal se aprofundar no Inbound Marketing que é considerado um conjunto de estratégias para atrair e encantar clientes. A força motriz do marketing de conteúdo e essa ideia de criar bons textos para atrair mais pessoas vem do Inbound Marketing.
Mas não para por aí, o Inbound Marketing é um tema amplo e aprendendo sobre ele você consegue entender como metrificar resultados, estudar o comportamento do consumidor em relação aos seus textos e traçar uma análise completa a respeito do que tem por trás do texto.
E, por fim, você precisa se aprofundar em gramática, isso faz toda a diferença e, para um leigo na área, é a primeira coisa que ele vai reparar.
Ou seja, um contratante vai julgar sua competência pela gramática do texto e não falo só de escrever certo, mas conseguir dominar técnicas de figuras de linguagem, gatilhos mentais e construir um conteúdo com começo, meio e fim.
Aqui vai algumas plataformas com cursos interessantes e alguns gratuitos:
Também indico livros como:
– Marketing de conteúdo a moeda do século xxi
-SEO Marketing: O Guia Definitivo de SEO Marketing Para Ficar Em #1 No Google
2. Como conseguir clientes
Para ganhar dinheiro como redator freelancer você precisa de clientes e isso requer várias habilidades da sua parte.
No início, é necessário um pouco mais de empenho para encontrá-lo, mas depois você consegue indicações, conhecimento de mercado e fica mais fácil.
Os 4 pilares essenciais do redator freelancer são:
Tenha um bom atendimento
Qualquer profissão vai exigir isso de você, não adianta só enviar uma tabela de preços para o cliente em potencial, você precisa entender que prestador de serviço precisa passar confiança e humanização.
O ideal é ter uma apresentação com informações sobre o seu trabalho, precificação, os seus diferenciais e apresentar ao cliente através de uma call ou conversa pelo whatsapp.
Caso o cliente não esteja aberto a essa conversa, foque em manter sua apresentação visualmente bonita, organizada e com informações relevantes sobre o seu trabalho.
Mostre seu trabalho
Não banque o misterioso. Onde o cliente pode ver o que você faz de bom? Onde ele vai te encontrar e se interessar pelo que você faz?
Inclusive, tem um livro muito bom para quem ainda tem dificuldades em se divulgar, o “Mostre seu trabalho” vai te ajudar nisso.
Você pode abrir um perfil no Instagram com dicas sobre escrita, feedbacks e entre outros; ter um perfil atualizado no Linkedin com seus certificados e conhecimentos. e também indico ter um portfólio em um site como o Wix que tem a parte gratuita ou até no Behance.
E se você é iniciante e ainda não tem textos? Comece a criar, lembra que falei sobre a importância da prática? Escreva sobre temas que você se identifica e coloque no portfólio.
Networking
Esteja presente em plataformas com outros redatores. O facebook tem muitos grupos na área e sempre tem vagas e trabalhos por lá. Você também pode encontrar jobs em plataformas como o Workana
Para um iniciante, ter esses lugares onde pesquisar trabalhos é sempre muito bom e auxilia na jornada.
3. Como precificar o seu trabalho
Eis aí o desafio de muitos redatores, né?
Você precisa calcular quanto vale o seu texto e existem 3 formas de fazer isso.
- Por hora: entenda quanto tempo você gasta para fazer cada texto, calcule quanto vale sua hora para, no fim do mês, ter um montante que vale a pena. Existem sites que te ajudam a contar o valor da sua hora.
- Por pacote: uma estratégia sedutora é fazer um preço por quantidade de texto, assim você tem um volume maior e consegue mostrar ao cliente que é mais vantajoso e mais em conta para ele.
- Por palavra: é bem comum os contratantes pedirem o valor por palavra, faça um valor base de um texto de 1000 palavras por exemplo e divida esse valor por palavra.
É sempre bom pesquisar qual o valor base do mercado nos grupos com mais redatores freelancer.
Nunca aceite trabalhar por um valor que não cubra seus gastos, é importante se posicionar, se profissionalizar e os bons clientes vão aparecer. Caso contrário, você logo desistirá da profissão. Ninguém que se sente desvalorizado permanece.
Uma dica para poder cobrar um preço justo é saber demonstrar valor no que você faz. O cliente pensa: por que preciso pagar caro por um mero texto?
É você quem deve responder isso. Mostre que o seu texto é exclusivo, toda a pesquisa e análise que você faz antes de escrever, as estratégias que você usa e, claro, os resultados que ele pode alcançar com você.
Agora que você aprendeu a como ganhar dinheiro como redator freelancer, é hora de alongar os dedinhos e começar a praticar essas dicas.
Mas antes, que tal clicar aqui e ler mais conteúdo para te ajudar a aprofundar no assunto e escrever textos de milhões?