Como fazer uma conclusão: aprenda a tornar seu texto para web inesquecível
Fazer uma boa conclusão é o que torna seu texto inesquecível. Se você não termina bem seus pensamentos, as pessoas vão ficar confusas e a coerência do texto também.
Eu sei que você já esteve em situações em que todo o conteúdo estava incrível e, ao final, ficou sem saber como fazer uma conclusão para ele, né? Isso é muito comum.
Por isso, reunimos as melhores informações sobre o que é uma conclusão de texto para web e as melhores dicas de torná-la inesquecível. E ainda tem um bônus com exemplos de conclusões prontas para fechar seu texto da forma certa. Confira:
Afinal, o que é uma conclusão de texto?
Parece óbvio, não é? Mas é aí que muitas pessoas se enganam. Concluir um texto não é só repetir tudo que já foi dito com outras palavras em uma frase curta.
Muito mais do que isso, a conclusão é o fechamento do que você desenvolveu ao longo do conteúdo e o reforço da ideia principal, podendo até contar com chamadas para reflexão e ação dos leitores.
Em textos para WEB ela também pode vir acompanhada de CTA (chamada para ação) a fim de fazer o cliente tomar alguma decisão, como clicar em um link, responder ou comprar algo.
Claro, é importante que a conclusão seja sucinta e, de preferência, composta por apenas um parágrafo; porém, mesmo com poucas frases, ainda é possível (e desejado) que você acrescente um toque final para que seus leitores não esqueçam tão facilmente de tudo que viram no seu texto.
E é exatamente por isso que muitos têm dificuldade. Como concluir de forma perfeita e com poucas palavras?
Isso é possível por meio de uma síntese do que foi apresentado, uma sentença que retome a introdução e esteja de acordo com o que foi argumentado no desenvolvimento. Mas o que essa síntese deve ter para funcionar? É o que você vai descobrir agora.
O que uma conclusão deve ter?
Como vimos, a conclusão deve sintetizar a mensagem principal do texto e acrescentar algo ao leitor, e três perguntas vão te ajudar:
Que ensinamento eu posso tirar desse texto?
Qual é a “moral da história”? A noção de propósito é cada vez mais necessária dentro dos textos da web, já que as pessoas estão sem tempo nem paciência para tanto conteúdo circulando na tela.
Dessa forma, pense na principal lição que os leitores podem tirar do seu texto, ela precisa estar na conclusão.
O que os leitores não podem esquecer?
De tudo que você escreveu, algo merece maior destaque. Tenha em mente que ponto é esse e aproveite o espaço da conclusão para reforçar essa ideia.
Como resumir a minha solução?
A maioria das pessoas procura conteúdo na internet para resolver um problema. Por mais que o seu texto tenha a solução para determinado problema, você não pode demorar muito para apresentá-la ao leitor, sob o risco de perder a atenção dele.
Assim, é importante resumir essa solução em poucas frases, no fim do post vamos te dar alguns exemplos.
Com essas três perguntas respondidas, só falta uma coisa para finalizar sua conclusão: o CTA. Ele é uma ótima forma de manter seu texto por mais tempo na memória do público e, claro, engajar os leitores.
O que uma conclusão não deve ter?
A principal dica aqui é não misturar conclusão e desenvolvimento, tanto para não confundir os leitores quanto para não perder o foco do que você precisa fazer: finalizar o texto.
Dessa forma, nada de novos argumentos, você já teve a oportunidade de fazer isso no decorrer do texto.
Manter isso em mente é fundamental imagina só que você mora em um apartamento pequeno e está lendo um texto sobre os benefícios de ter uma horta orgânica em casa. Aí, justo no final, o autor aponta que isso só é possível se você morar em um espaço grande. Seria uma surpresa nada agradável, né?
Só que você pensa: “minha conclusão não deveria ter um toque final para acrescentar ao leitor?” É o tal do “menos é mais”, seu toque final vem do seu desenvolvimento e não com algo novo.
Ressalvas de uma conclusão para texto para web
Lembre-se que o texto para web é um gênero único, antes de pensar na sua conclusão você precisa ter em mente alguns pontos.
Quem é sua persona? Ela define o seu tom de voz e a forma como você conclui, mais formal ou informal? Com uma frase de efeito ou com um dado?
Outro ponto é sobre qual a intenção do texto. Existem tipos variados. Textos de venda, artigos de opinião, texto de engajamento e entre outros. Isso muda totalmente o CTA na sua conclusão.
Vamos mostrar na prática?
Exemplos de como fazer uma conclusão
Mesmo variando de acordo com o tipo e o gênero textual, existem elementos que ajudam muito na hora de fazer a maioria das conclusões, principalmente de textos para web. Por exemplo:
1. Retomada da introdução
O mais clássico de todos. Imagine um texto sobre odontologia, no qual você afirmou na introdução que a Maçã ajuda na limpeza dos dentes. A conclusão poderia ser da seguinte forma:
“Assim, sabendo que a maçã é de grande ajuda para limpar seus dentes (retomada de um dado importante que você apresentou no desenvolvimento), você tem mais um super motivo para incluir essa fruta no seu dia a dia.”
2. Pergunta
Outra boa dica é perguntar algo ao leitor, desde “O que você achou do texto?” até uma pergunta com tom mais desafiador para instigá-lo e chamá-lo para ação. Esse exemplo é mais apropriado para posts mais informais, então lembre-se sempre de checar o cliente e persona para quem você está escrevendo.
“Compartilha dessa mesma opinião? Me conta o que você acha”
3. Conjunção conclusiva
Conjunções como “portanto”, “diante disso”, “dessa maneira” e outras são excelentes para dar liga entre o desenvolvimento e a conclusão.
Aliás, as conjunções são sempre bem-vindas na hora de amarrar as ideias de um texto, pois deixam o conteúdo mais organizado e fluido e ajuda o leitor a não se perder durante o texto.
4. Análise/sugestão
Alguns textos pedem uma opinião mais forte do autor.
Se esse for o caso, a conclusão é um bom espaço para apresentar uma rápida análise e, se possível, até deixar alguma sugestão para quem está lendo. Aqui vai a nossa:
Depois de saber todos os truques para concluir seu texto sem problemas, sugerimos que você pratique bastante, afinal, a melhor forma de melhorar a sua escrita é escrevendo! Tem mais alguma dica de como fazer uma conclusão impecável? Então compartilhe com a gente nos comentários!