Curso de copywriting gratuito: por que vale a pena fazer?
Hoje em dia, com a quantidade de informações que recebemos online, fazer um texto que atraia e encante o seu público é fundamental para se destacar no mercado. É por isso que está cada vez mais fácil encontrar curso de copywriting gratuito.
Afinal, essa área é cada vez mais procurada e valorizada por empresas de diferentes setores. A seguir, vamos explicar o que faz esse profissional e por que vale a pena fazer o curso. Boa leitura!
Por que vale a pena fazer um curso de copywriting gratuito?
O objetivo do copywriting é levar o leitor a uma ação. De modo geral, o conteúdo é construído a partir de informações relevantes, que mostrem uma solução. A partir daí, ficará mais fácil persuadir o cliente e levá-lo à tomada de decisão.
Mas, para isso, é preciso conhecimento e experiência para elaborar palavras que mostrem o conceito do negócio e influenciem o público.
Por isso, fazer um curso de copywriting gratuito é uma excelente porta de entrada para essa área de atuação que cresce cada vez mais. Afinal, encantar e persuadir o público é uma etapa fundamental nas estratégias de marketing e vendas.
Mas, afinal, o que diferencia o copywriting dos outros textos publicitários?
Resumidamente, o texto publicitário é desenvolvido para apresentar um produto ou serviço. Já o copywriting é um passo extra, que pode ser usado como complemento para levar o público a uma ação. Logo, podemos dizer que o copywriting é uma técnica que pode ser usada na redação publicitária.
O que diferencia do copywriting de outros textos é um elemento chamado de Call to Action, ou CTA, que nada mais é do que uma forte chamada para a ação. É o CTA que indicará qual deverá ser o próximo passo do cliente em busca da solução para um problema.
É o poder de persuasão que faz o copywriting ser tão valioso atualmente. Por isso, vale a pena buscar um curso de copywriting gratuito para aprender as principais técnicas de escrita.
O que faz um copywriter?
O copywriter é o profissional responsável por criar os textos persuasivos. Na prática, eles devem ser voltados para um público predefinido para cumprir um objetivo específico.
A técnica pode ser aplicada tanto de maneira escrita para a audiência, como em um texto de e-mail marketing ou redes sociais, ou de maneira falada, em vídeos ou spots de rádio. Independentemente do canal escolhido, o copywriter é o responsável por desenvolver o roteiro.
Devido a alta procura pelo profissional, o copywriter pode ser contratado para trabalhos específicos, como freelancer, ou por empresas que desejam o funcionário em tempo integral dedicado à escrita dos textos.
Com alta competitividade no mercado, o profissional vem se tornando cada vez mais cobiçado. Mas, para se destacar, é preciso conhecimento na área. Por isso, vale a pena buscar um curso de copywriting gratuito.
Saiba quais são as principais qualidades para ser um copywriter
Se você tem interesse em atuar como copywriter é preciso conhecer algumas práticas importantes para se destacar no mercado. Veja só algumas delas!
Domínio da língua portuguesa
Para trabalhar com a escrita persuasiva é preciso conhecer bem a língua portuguesa. Afinal, é preciso adaptar a linguagem de acordo com o público, sabendo aplicar a informalidade sempre que necessário.
Além disso, é preciso ter cuidado com erros de gramática e ortografia, além de avaliar se o texto é coerente independentemente da linguagem escolhida. Por isso, separe sempre um tempo para revisar os textos que utiliza no seu trabalho.
Hábito de leitura
Um dos principais diferenciais para ser um copywriter de sucesso é construir repertório. Além de ajudar com o estudo da língua em termos de gramática e ortografia, a leitura também possibilita aprender novas palavras ou aplicar termos em diferentes contextos.
Estude os gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são muito utilizados no copywriting. Na psicologia, eles representam estímulos naturais do nosso cérebro diante de determinadas situações. Na escrita persuasiva, eles são aplicados para levar o leitor à ação desejada.
Então, caso você ainda não esteja familiarizado com os gatilhos mentais, é importante começar a estudar sobre o tema e suas formas de aplicação.
Saiba contar boas histórias
Manter o interesse do leitor ao longo do texto é um dos principais desafios de um copywriter. Por isso, é preciso saber criar bons títulos para que o leitor se interesse em começar a ler, despertando a curiosidade durante a leitura.
Para isso, invista em criar histórias com uma introdução, desenvolvimento e desfecho em seus conteúdos.
Você também pode introduzir um personagem ou um grupo e contar sobre seus problemas, mostrando como o produto ou serviço irá solucionar.
Independentemente da forma como optar por escrever a sua história, o ideal é que ela seja coesa e desperte as emoções de seu público.
Técnicas comuns no copywriting
Por fim, algumas técnicas podem ser aplicadas no seu copywriting para enriquecer o seu texto e fazer com que ele cumpra o objetivo desejado.
Dirija-se ao leitor
Uma das melhores táticas de redação é transformar o leitor no centro do seu texto. Para isso, é fundamental conhecer o seu público-alvo e escrever de forma que seja atraente para ele.
Use fatos e números
Dados e números bem pesquisados podem ajudar a persuadir o leitor e aumentar a sua credibilidade.
Foque nas vantagens
Lembre-se que o texto é sobre o leitor e não sobre o produto ou serviço que está sendo vendido. Por isso, é preciso focar nas vantagens e característica que agreguem valor ao cliente.
Assim, eles entenderão como a solução poderá ajudar e entender os benefícios do que está sendo oferecido.
Use palavras fortes
Para causar mais impacto, use expressões que chamam a atenção e gerem um senso de urgência ou exclusividade. Essas palavras também podem ser usadas para seduzir os leitores e levá-los à ação.
Ofereça incentivos
Invista em materiais que recompense o leitor por continuar lendo o seu conteúdo. Para isso, foque nos benefícios do que ele vai receber e no que o torna tão importante. Essa estratégia faz com que o leitor veja ainda mais valor no que você oferece, criando uma conexão.
Conclusão
Como visto, o copywriting é uma estratégia valiosa nos dias de hoje. Mas, para aplicá-lo corretamente e conquistar os objetivos desejados é preciso conhecer e dominar suas técnicas. Por isso, vale a pena investir em um curso de copywriting gratuito.