Freelance no carnaval: 5 dicas para trabalhar e curtir!
Todo mundo curtindo a folia nas ruas, vestindo suas fantasias e cantando marchinha nos blocos – é a magia do carnaval contagiando o país!
E você, em frente à tela do computador, dando conta das tarefas. Trabalhando no carnaval: é isso mesmo, produção?
Quem é freelancer sabe que esse modelo de trabalho pode não se encaixar no padrão ao qual estamos acostumados. Madrugadas, fins de semana e feriados, que significam descanso e lazer para os outros, podem representar horas produtivas para você.
Por isso, nós sabemos muito bem: fazer freelance no carnaval não tem nada de estranho! Você pode conciliar viagem e trabalho, balada e trabalho, praia e trabalho, almoço em família e trabalho – desde que haja organização.
Criamos esse post para ajudar você a aproveitar tanto a folia do carnaval quanto as oportunidades de trabalho nesse feriado. Vamos às dicas:
1. Antecipe-se às festas
Antes que os seus clientes desliguem os computadores na sexta-feira e botem o pé na estrada, converse com eles. Diga que você estará disponível no carnaval (ou em determinadas horas) para trabalhar e verifique se eles têm alguma demanda que possa ser adiantada.
Também pode ser uma boa oportunidade para conquistar aquele cliente com quem você está em negociação. Mostrar que você se dispõe a trabalhar no carnaval pode ser o detalhe que faltava para fechar contrato. Certamente você ganhará pontos pela proatividade!
Além disso, a demanda e a remuneração das tarefas tende a aumentar, já que há menos profissionais disponíveis.
Se esse é um período de recesso em que ninguém quer saber de trabalho, você pode aproveitar as boas oportunidades que os outros estão perdendo.
2. Organize a agenda do freelance no carnaval
O feriado de carnaval não será como um dia ou um fim de semana qualquer. Provavelmente, sua família e os seus amigos têm uma programação especial, e você será convidado para participar. Então, é hora de se organizar para cumprir todas as tarefas e obrigações.
Veja algumas perguntas importantes para se planejar:
- Quais são suas metas para o feriado?
- Você pretende trabalhar full-time ou part-time para atingi-las?
- Qual o prazo para realizar cada tarefa?
- Quais blocos, baladas e compromissos você não quer perder?
- Quais seriam seus horários mais produtivos em meio à folia?
- Em quais horários você pretende descansar?
Conte com a ajuda de uma agenda, calendário, planilha ou aplicativo (não importa a ferramenta) para responder a essas perguntas e organizar as atividades.
E, por fim, não se esqueça do mais importante: cumpra o que definir, para conseguir aproveitar tanto a festa quanto o trabalho.
3. Escolha horários e locais adequados
Geralmente, as atividades do carnaval invadem a madrugada. Você precisa considerar isso na hora de planejar os horários de trabalho.
Provavelmente, programar as tarefas para a manhã seja melhor. Depois, ao longo do dia, você já estará livre para se divertir.
Mas também é importante pensar: uns copos e umas horas a mais na balada do dia anterior podem significar horas a menos de produção…
A autonomia do freelancer também permite que você escolha seu local de trabalho. Mas em uma viagem com mais pessoas, tem sempre um amigo para bater na sua porta ou um primo para berrar no seu ouvido.
O ambiente influencia na produtividade, então pense nisso também na hora de se programar. Você terá uma mesa de trabalho ou ao menos um lugar sossegado para produzir?
Talvez seja interessante considerar alternativas, como um coworking na cidade, uma cafeteria com internet, uma sala reservada no hotel ou até mesmo um espaço ao ar livre. O importante é sentir-se confortável e inspirado para produzir mais e melhor.
4. Aproveite plenamente cada momento
Embora freelancer não tenha horário nem lugar de trabalho definido, é preciso saber separar as atividades. Trabalho exige foco, concentração, disciplina. Mas depois de terminar as tarefas, você deve “virar a chave”, seja para descansar, seja para curtir a festa.
De nada adianta estar no almoço da família no domingo, se você não estiver com a mente também presente. Então, notificações de e-mail e mensagens de clientes, só na hora do trabalho. Preocupações e obrigações devem ser desligadas junto com o computador.
Da mesma forma, ao trabalhar, desligue-se dos estímulos externos. Não vão faltar posts nas redes sociais dos amigos curtindo a folga enquanto você produz. Então, fuja da tentação de olhar mensagens e publicações para não perder o foco.
Você precisa evitar ao máximo a procrastinação, para finalizar as tarefas logo e poder vestir a fantasia com o trabalho realizado e a consciência tranquila.
5. Converse com os amigos e familiares
Sexta-feira é sempre uma maravilha: a expectativa pelo fim do expediente só cresce até às 18h, quando todo mundo bate o ponto e se desliga do emprego. Ok, esse é o padrão da maioria dos trabalhadores… Mas talvez não o seu.
Para você, fazer freelance no carnaval pode ser normal. O problema é que as pessoas não estão acostumadas às novas formas de trabalho e não compreendem essa atitude.
Por isso, pode ser que a sua tia fique incomodando porque você não está aproveitando a folga. Ou que seus amigos fiquem mandando mensagens insistentes para sair de casa.
Paciência… Explique como funciona a sua atividade profissional, por que você precisa se ausentar e quando estará disponível para aproveitar com eles. Assim, você ganha tranquilidade para trabalhar e curtir nas horas certas.
Bônus: 6. Relaxe!
Tudo bem que você queira complementar sua renda no feriado. Tudo bem que você recuse todos os convites para sair. Tudo bem que você esteja mais focado em produtividade do que em diversão. Você terá recompensas por isso.
Mas deixa a gente te dar uma dica: não fique obcecado pelo trabalho. O carnaval é a época mais festiva do Brasil, quando você sai na rua e só vê diversão, alegria e sorrisos por todo o canto.
Deixe o estresse de lado e permita-se curtir. Não se sobrecarregue de tarefas justamente nesse feriado.
Se não conseguir realizar tudo o que planejou, não se desespere. Quer saber como relaxar nesses momentos? Aí vai uma boa receita:
- 2 doses de rum;
- 2 limões;
- 10 folhas de hortelã;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- Água com gás;
- Pedras de gelo.
Junte a hortelã e o açúcar em um copo, esprema os limões e amasse tudo. Encha o copo com gelo, adicione o rum, complete com a água e misture tudo sutilmente.
Já sabe no que isso vai dar, né? Um mojito delicioso e refrescante para tomar à beira da piscina, na areia da praia ou na companhia dos amigos. Uma receita ideal para relaxar e esquecer o trabalho!
Viu como dá para conciliar tudo? O feriado não precisa ser só festa, mas também não precisa ser só trabalho.
Se você se organizar e contar com a compreensão dos seus amigos e familiares, é possível ter um carnaval produtivo e divertido!
Mas para que todo esse trabalho de freelance no carnaval tenha um bom rendimento, você precisa tomar conta das suas finanças. Então, que tal conferir agora nosso post sobre precificação de conteúdo? Aproveite!