Saiba como escrever um bom artigo para SEO

Search Engine Optimization (SEO) – Otimização para sites de busca, em português – é uma técnica muito utilizada para aumentar a visibilidade e tráfego de uma determinada página. Isso acaba resultando em um melhor ranqueamento, e, consequentemente, mais leitores. Para se fazer um bom artigo para SEO é preciso uma boa habilidade de escrita, para criar algo interessante para quem lê, e, ao mesmo tempo, inserir as palavras-chave – que são os termos principais que determinam o assunto da página – de maneira natural dentro do conteúdo. E se deseja aprender como fazer isso, basta ler as dicas abaixo para saber como escrever melhores artigos para o usuário e buscador.

Sempre escolha o usuário

A regra de ouro da escrita na web diz o seguinte: “Crie conteúdo de real valor pensando nas pessoas”. Por isso, o primeiro e mais importante pensamento em sua cabeça quando tiver gerando o conteúdo para a sua página é que você está escrevendo para pessoas, não para mecanismos de busca. Sempre que precisar focar e um, opte pela primeira opção. Ela é o seu fio vermelho, portanto não hesite! Sites de busca têm tentado cada vez mais entregar conteúdo relevante e informativo para seus usuários. Uma vez que descubram que seu conteúdo é somente spam, não pensarão duas vezes em diminuir seu posicionamento. Além do mais, um artigo super-otimizado é chato de se ler.

Descomplica!

Escreva o conteúdo de forma simples, de modo que seja fácil de ser lido. Inicie seu artigo de forma clara, já explicando a sua proposta. Desta forma, os mecanismos de busca lerão mais facilmente as palavras-chave e o leitor saberá mais facilmente do que se trata o artigo. Quebre seu conteúdo em parágrafos simples e curtos para poder explicá-los mais facilmente. Utilize de intertitulos para isso, pois eles fazem com que a informação seja encontrada mais facilmente, tanto para as pessoas, quanto para os buscadores. E lembre-se: Listas são mais fáceis de tornar seu conteúdo próprio para SEO sem fazer com que fique repetitivo, além de tornar a leitura menos complicada.

Utilize corretamente as palavras-chave

Para escrever visando um bom SEO, ter conhecimento sobre palavras-chave é indispensável. Por esse motivo, crie uma lista com sua keyword e seus sinônimos para poder inseri-las ao longo do artigo. Use a principal o quanto antes e vá usando da mais relevante até a menos. Se seu artigo vai falar sobre “gatinhos fofinhos”, as primeiras menções dessa palavra devem ser no titulo e no primeiro parágrafo. E guarde seus sinônimos para o segundo ou terceiro parágrafo.

Mas nada de sobrecarregar o artigo. Se alguém consegue perceber claramente qual a sua palavra-chave antes mesmo de abrir a sua página, provavelmente você a colocou mais do que deveria, ou deu ênfase demais. Quando isso acontecer, pare um pouco, respire e lembre-se do seu mantra: “estou escrevendo para uma pessoa, não para um mecanismo de busca”.

Linke seus artigos

Outra maneira de tornar seus artigos mais relevantes perante os motores de busca é através da utilização de hyperlinks. É possível marcar uma palavra ou frase no seu artigo adicionar um endereço de web que esteja relacionado a ele. Dessa forma, além de incentivar o usuário a procurar mais sobre o assunto que está sendo dito, você acaba sendo visto como um lugar de qualidade perante os buscadores. Mas tenha certeza de que todos os links tenham o mesmo padrão de qualidade.

Isso se torna ainda mais importante caso seus links incluam keywords. Se você possui a página sobre “gatinhos fofinhos”, linke o seu artigo a essa palavra-chave, e não a alguma outra frase avulsa e sem graça como “clique aqui” ou “saiba mais”.

Para escrever bem, é preciso escrever direito

Essa última regra não é só útil para escrever para web, é útil para a vida: Tenha a certeza de que escreveu um artigo gramaticalmente correto e que não contenha nenhum erro de digitação. Não adianta de nada escrever algo rico em conteúdo se, por exemplo, na hora de marcar a sua palavra-chave, no lugar de “gatinhos fofinhos” você escreveu “gatunho fofnhos”.

Esses erros fazem seu texto parecer amador, e além das pessoas te julgarem dessa forma, o buscador também irá. Por esse motivo, sempre que escrever algo, vale a pena dar uma conferida rápida em algum corretor automático, como o do Word, por exemplo, à procura daqueles errinhos que sempre deixamos passar.

Estas são apenas algumas dicas que podem te ajudar a se tornar um ótimo redator para web. Então, que tal tentar colocá-las em prática e nos contar o resultado?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.