Saiba como melhorar sua escrita em 28 dias
Conhecimento nunca é demais. Há sempre uma teoria ou uma técnica nova que pode melhorar seu desempenho ou habilidade em determinada atividade. Muitas vezes, por fazermos algo ao longo de um grande período de tempo, acreditamos que dominamos aquele trabalho e que não há mais nada a aprender – é aí que nos enganamos.
Você provavelmente já percebeu que ultimamente a internet vem nos inundando com planos de aperfeiçoamento pessoal, que vão desde “emagreça 5kg em 15 dias” até “aprenda uma nova língua em 10 semanas”. E por que não para nós, produtores de conteúdo web (vulgo redatores), não haveria de existir um desses?
Escrever é um exercício que deve ser muito praticado, e não algo que simplesmente aprendemos no início do ensino fundamental, e pronto. Mas essa “arte” não precisa ser algo difícil – nem para você e nem para quem te lê. Pensando nisso, preparamos um plano de 28 dias que o ajudará a melhorá-la. Gostou? Confira na sequência!
Semana 1
Dia 1
Não tente escrever no primeiro dia. Aqui vai uma dica: feche seus olhos e imagine a pessoa mais crítica que já leu algo que você tenha escrito. Escreva este nome em um papel em branco, junto com o que quer que seja que ela tenha te falado que te marcou tanto.
Agora, pegue este papel, amasse-o, queime-o, rasgue-o em mil pedacinhos, jogue-o no triturador de papéis ou utilize-o para praticar arremessos no lixo. Não importa o fim que você decidiu dar a ele, esqueça essa crítica e não a deixe te assombrar nunca mais.
Dia 2
Faça uma lista com os 3 principais motivos pelos quais você precisa escrever. Pode ser desde uma obrigação (de trabalho), até uma grande paixão. Agora faça outra lista, mas dessa vez enumere 3 razões pelas quais você gosta de escrever. Notou a diferença? Por hoje é só.
Dias 3 – 5
Eleja e pegue a lista que significa mais para você (“preciso escrever” ou “gosto de escrever”). Em cada um dos dias, escreva uma afirmação (de forma livre) que justifique os motivos da listagem que você tem em mãos.
Semana 2
Agora que está claro porque você quer ou precisa escrever, é hora de entrar em forma! Da mesma maneira que quando alguém quer correr uma maratona precisa de um plano de treinos, quem quer escrever também precisa. Nos dois casos, seu sucesso dependerá da sua disciplina em seguir aquilo que foi traçado. Portanto, nessa segunda semana nosso foco será o desenvolvimento dessa habilidade.
Dia 1
Acomode-se em algum lugar onde você saiba que não será interrompido e coloque um timer para 30 minutos. Escreva qualquer coisa que quiser sobre o primeiro assunto que lhe vier à cabeça, e vá o mais longe que conseguir. Se você parar de escrever antes do tempo acabar, não há problemas, mas lembre-se de anotar seu desempenho.
Dia 2
Repita o exercício do dia anterior. IMPORTANTE: não leia o que você havia escrito. Simplesmente faça a mesma coisa, veja até que ponto você consegue chegar e anote seu desempenho.
Dia 3
Vá para um lugar tranquilo e escreva a primeira coisa que vier à cabeça. De preferência uma única frase, não mais de um parágrafo. Guarde isso.
Dia 4
Vá para aquele mesmo lugar tranquilo do dia anterior e pegue o que você escreveu. Ligue o timer em 30 minutos e discorra sobre aquele tema, livremente, somente com o que te ocorrer na hora (não vale pesquisar na internet!).
Dia 5
Revise o que escreveu em cada dia. Faça uma avaliação do que você tem para dizer e compartilhar com o mundo, bem como quanto tempo disponível você terá para fazê-lo. Essa informação é crucial e moldará o resto de seu plano de treinamento.
Semana 3
Cada pessoa neste planeta é um pensador. Todos nós temos que nos comunicar para viver. E escrever é uma forma de fazê-lo. Agora está na hora de construir sua orientação pessoal para a escrita. Independentemente de onde começou nesta jornada, se tiver concluído os exercícios nas duas primeiras semanas, você aprendeu muito sobre por que você quer ou precisa escrever e que o impede de escrever mais (e mais feliz).
Você possivelmente também aprendeu que o conteúdo dentro de você é grande e que será fácil acessá-lo e transformá-lo em escrita. Confira a seguir o seu plano de treinamento para a semana 3.
Dia 1
Escreva 5 coisas sobre seu negócio, empresa ou paixão que você sempre se pega falando a todos ao seu redor. Talvez seja algo que te irrite, uma história engraçada sobre o que você faz da vida, o ensinamento mais interessante que você julga possível de ensinar ou aquilo que você considere uma grande sacada.
Dias 2 – 5
Pegue a lista do dia 1, escolha um tema por dia e discorra sobre ele durante 30 minutos (ou pelo tempo que tiver livre).
Semana 4 em diante
Um coisa é certa sobre esses planos de aperfeiçoamento pessoal: a maioria das pessoas desiste antes mesmo que possa ver algum resultado. Eu espero que você não seja uma dessas pessoas! Se estiver lendo isso agora, das duas uma: ou está querendo ter uma visão geral do plano ou realmente fez o trabalho para chegar até aqui. Então se anime: a recompensa está logo ali.
Nosso programa de aperfeiçoamento, até agora, tem sido mais sobre aprender sobre você mesmo e o que você tem a dizer, do que sobre estruturas gramaticais. A mecânica da escrita é aquilo que podemos chamar de apostas da mesa. Em outras palavras, esses elementos estão para a escrita como a respiração está para a vida – você não terá uma comunicação bem sucedida sem eles. No entanto, o erro que muitos de nós cometemos, é que quando consideramos nossa necessidade de escrever, focamos na respiração no lugar do viver.
O objetivo do nosso programa de treinamento de 28 dias é fazer com que você comece no ritmo de escrever o que quer escrever. Se você chegou a um ponto de sua carreira em que decidiu que deve escrever sobre o que você faz, então você possivelmente convenceu muitas pessoas de que tem algo de relevante a dizer e que é, em um nível ou outro, um especialista no que faz.
Isto é a base da redação web e da redação para inbound marketing: compartilhar pensamentos e conteúdo únicos para você e para o que você faz, independente se você lidera uma organização sem fins lucrativos, conduz o departamento de vendas de uma empresa ou se é um profissional liberal, como um advogado, por exemplo.
Então aqui está o seu programa de treinamento para a quarta semana (a até quando você decidir escrever). Em vez de tarefas diárias, vamos te dar uma “tarefa para a vida”: que a sua escrita consiga entregar os resultados que você procura, e eu espero encontrá-lo nessa ampla comunidade chamada internet, curtindo, retweetando e compartilhando tudo de mais grandioso que você escreveu. E se você precisar de um guia prático de conceitos de redaçãoa web, confira a seguir nosso glossário de termos para ajudá-lo a escrever como os grandes.
Regras de redação web para a vida
- Escreva o sobre que sabe e sobre o que te inspira. Utilize a técnica do brainstorm. Faça listas de temas os quais você pode escrever sobre e discorra sobre aquele que faz mais sentido no momento. Guarde o restante para depois.
- Separe algumas horas do seu tempo e dedique-as à escrita toda semana (sempre na mesma quantidade). Se não sabe quantas horas deve usar para esse fim, ouça o que seu corpo te fala: será a quantidade exata.
- Seja consistente em sua escrita que ela melhorará ao longo do tempo.
- Lembre-se que a escrita está intimamente ligada ao seu desenvolvimento pessoal e intelectual. Atreva-se a ser um especialista e compartilhar aquilo que você realmente acredita.
- Não deixe que as críticas te abalem e te impeçam de seguir se desenvolvendo. Ao se deixar abater, sentirá impactos diretos em seu pensamento e escrita, impactando o seu sucesso.
- Seus leitores não serão capazes de dizer se você escreve porque precisa ou porque quer e gosta. Tal como acontece com qualquer outro tipo de treinamento, se esforce e seja consistente, que os resultados aparecerão!
Como você pratica e desenvolve a sua escrita? Compartilhe suas dicas com outros redatores nos comentários abaixo!