Aprenda as melhores maneiras de buscar inspiração antes de escrever

Diz-se que escrever é 90% transpiração e 10% inspiração. No entanto, inventar algo que seja agradável de se ler e, ao mesmo tempo inédito, nem sempre é fácil.

Provavelmente, o bloqueio criativo é um problema que sempre acometeu a vida de artistas pela história da humanidade. Aliás, não somente a dos artistas, mas a de vários outros profissionais, de vários outros campos.

Atualmente, esse conflito atemporal recorre tanto dentro de empresas quanto aqui, na “blogosfera”. Assim, todo redator já experimentou a terrível ansiedade de trabalhar sem estar com vontade de escrever, encarando a página em branco do Word durante horas. Contudo, como um redator web tem uma frequência de publicação bastante alta, sentando-se em frente ao computador para trabalhar, pelo menos, uma vez por dia, é fundamental se manter sempre inspirado.

Precisa descobrir boas maneiras para buscar inspiração antes de escrever? Confira as nossas táticas no artigo abaixo!

Aproveite as suas emoções genuinamente sinceras

Utilize de você mesmo para buscar a inspiração que precisa. Quando estiver triste, feliz, com raiva ou decepcionado, escreva sobre isso. Quando sentimos algo intensamente, as nossas palavras se tornam mais verdadeiras.

Faça o que você gosta

Quando estamos engajados em uma atividade prazerosa, também estamos mais inclinados a ter ideias diferentes. Inspire-se em seus passa-tempos favoritos: se você gosta de desenhar, desenhe bastante, caso goste de fotografia, saia em busca de fotos na rua, fotografe pessoas e lugares. Com o cérebro relaxado, é muito mais fácil de imaginar um título para o seu artigo ou um CTA que chame a atenção.

Saia da sua rotina

A rotina pode bloquear a criatividade. Assim, fuja dela sempre que possível.

Acorde mais cedo para ver o sol nascer; faça um caminho diferente para chegar ao trabalho; almoce em um restaurante que nunca teve a chance de ir; lanche ao ar livre; troque a televisão por um livro; inscreva-se em um curso com um tema desconhecido; ouça um gênero de música excêntrico. Alterar hábitos ativa o cérebro, que se torna atento às novidades.

Crie um ambiente propício

Também é fundamental estar muito concentrado e conectado com o seu “eu interior”. Portanto, uma boa dica é ir a lugares isolados aonde você possa ficar sozinho, seja em um parque para apreciar a natureza, seja em uma mesa de uma cafeteria.

Procure se livrar de todas as distrações possíveis, a fim de que você realmente foque no que tem que fazer. Caso use o Word, deixe apenas ele aberto. Nada de outras abas, a menos que elas estejam relacionadas à sua produção textual de alguma forma. Facebook, Tumblr e Twitter são campeões em procrastinação e estão estritamente proibidos. Desligue-se de tudo isso!

Outra ideia legal é criar situações calmantes e favoráveis para a sua produção textual. Por exemplo, caso você se sinta mais tranquilo ouvindo à chuva, é possível ir ao rainymood para conseguir esse efeito sonoro e trabalhar mais relaxado. Existe também um programa específico para nós escritores, o ZenWriter. Ele tem excelentes opções de plano de fundo e de trilhas sonoras tranquilizantes para você trabalhar bem inspirado.

Observe os transeuntes

Essa é uma ocupação rica, não só para instigar os seus pensamentos, mas também para insentivar a sua criatividade. É difícil achar uma fonte maior de inspiração do que a própria humanidade e a maneira como cada indivíduo vive, de forma única e singular. Sente-se em um parque da cidade e absorva a vida que o rodeia!

Pratique exercícios físicos

As nossas melhores ideias surgem quando estamos fazendo outras atividades que não a escrita, como as atividades físicas. A concentração, a adrenalina e o bem estar, gerados pela prática de esportes ou mesmo por uma corrida, são ingredientes-chave para estimular a mente, a criatividade e a vontade de escrever.

Uma das melhores inspirações no mundo é o contato com a Mãe Natureza — seja um nascer ou um pôr-do-sol, uma caminhada pelo parque ou à beira-mar, uma pedalada de bicicleta na fazenda. Para quem escreve, esses são cenários que inspiram ao máximo.

Está sem criatividade? Mexa-se!

Tenha um caderno de escrita

Ande sempre com um caderno de escrita para anotar qualquer pensamento, diálogo ou imagem que tenham chamado a sua atenção. Como já falamos, boas criações surgem sem data e hora marcada, portanto, é importante estar preparado para registrar os seus pensamentos criativos quando eles aparecem. Não há melhor inspiração para redigir do que ter um caderno de escrita repleto de ideias interessantes à sua disposição.

Leia

Provavelmente, este é o conselho mais evidente e fundamental do processo de criação ou, nesse caso, de pré-criação: para escrever bem, um escritor tem que ler muito. Por isso, explore de tudo: jornais, sites, outdoors, propagandas de ônibus, livros e revistas. Refugie-se em uma boa história ou na sua revista favorita durante o período de uma hora e se contagie pelos pensamentos e pelas figuras que tomarem conta da sua cabeça durante essa pausa.

Busque incentivo nos seus colegas, ou seja, em outros escritores. Seja em citações interessantes ou em entrevistas sobre a vida, sobre a rotina, sobre o ato de escrever e sobre onde procuram por inspiração.

Seguindo a dica de fugir da rotina, uma boa pedida seria descobrir um livro sobre um tema completamente diferente e conhecer o trabalho de um escritor que nunca havia lido antes. Deixe-se contagiar pela paixão de escrever alheia!

Escreva

Poucos redatores levam esse conselho a sério, porém ele é muito eficaz! Quando estamos sem inspiração, passar os nossos pensamentos para o papel pode parecer muito complicado.

Contudo, a melhor maneira de quebrar o bloqueio criativo é escrevendo. Ainda que só saiam coisas de péssima qualidade.

Se você redigir uma sentença no seu caderno de escrita todos os dias, as coisas já irão melhorar, acredite. Pode ser que leve um tempo até que você consiga escrever tudo o que deseja, mas a produção textual é isso: redigir uma palavra de cada vez.

Caso a sua falta de criatividade e de inspiração sejam muito grandes, busque por exercícios de escrita na internet ou em livros de português. Outra boa ideia é buscar por livros que estimulem o seu lado criativo: “Destrua esse diário”, “Questions & answers a day” e “One line a day” vão fazer com que você se comprometa e treine sem perceber.

Navegue na internet

Não há maior fonte — para não dizer inesgotável — de inspiração do que a Internet. As possibilidades são infinitas e há sempre alguma coisa para todos os gostos: arte, vídeos, crafts, culinária, fotografia, moda, esporte, música, ciência e ficção.

Há incentivos por todos os lados, você só precisa captá-los. É possível que boas ideias se originem de outros blogs que abordem o mesmo nicho do seu. Procure ler muitos artigos, pois é sempre provável achar um título ou um parágrafo que lhe chame a atenção. Porém, lembre-se de sempre ser original, abordando o tema de uma maneira que ainda não tenha sido abordada.

Ouça música

A música é capaz de nos transportar para lugares longínquos, de nos fazer recordar momentos especiais, de evocar todo o tipo de sentimento, de nos fazer sonhar e sentir que somos capazes de fazer tudo o que desejamos. Ou seja, a música é, definitivamente, uma excelente fonte de inspiração para qualquer redator.

Mas é preciso cuidado: às vezes, o estilo musical que você mais gosta pode não ser o mais indicado para relaxar. Dependendo do que você escolher, é perigoso que se concentre mais na letra do que no que tem que fazer.

Nesses casos, uma boa pedida seria a música clássica, pois ritmos calmos dificilmente tiram o foco do redator. Teste antes: abra o Word e tente escrever sobre o mesmo tema várias vezes, usando estilos musicais diferentes.

Um site muito bacana é o Focus@will, criado para qualquer pessoa que precise aumentar o seu rendimento. Ele reúne playlists variadas com músicas que estimulam justamente essa parte produtiva do cérebro — oferecendo, no próprio site, explicações científicas para esse método.

Busque por outros tipos de arte

Filmes são uma autêntica fonte de inspiração, não só por suas histórias e por seus personagens, mas pelo estímulo visual e sonoro. Sendo uma obra merecedora de um Oscar ou não, a próxima vez que buscar por inspiração para começar a redigir, ligue o seu DVD ou vá ao cinema. Histórias inspiram histórias!

Não é só ler, ouvir músicas e ver filmes que ajuda no processo de criação, assistir a séries, a documentários, ir a exposições de arte e a museus também tem a capacidade de estimular o seu cérebro. Primeiro, porque você adquire mais cultura com isso. Segundo, porque a arte estimula novas ideias — e quando elas surgirem, não se esqueça de anotá-las no seu caderno de escrita.

O que você faz quando surge um bloqueio criativo? Deixe o seu comentário, teste as nossas dicas e tenha uma boa escrita!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.