Guia: Como produzir um artigo vencedor em 5 passos

Para obter sucesso como redator web não basta saber escrever bem. É necessário produzir conteúdo de qualidade com consistência. A sua carreira depende da sua capacidade de produzir conteúdo de qualidade todas as vezes, não só quando você está bem. A boa notícia é que um texto campeão não é produto de inspiração divina ou de bom humor. O que garante que você faça boas entregas em todo trabalho é um método bem estruturado. E é isso que vou ensinar hoje.

Passo a passo para um texto campeão

1 – Entender a tarefa

Ao receber uma demanda, sua primeira preocupação deve ser entendê-la completamente. Qual é o objetivo daquela peça? Quem é o cliente? Com quem o seu cliente quer falar? Qual é a mensagem que o seu cliente precisa passar através do seu texto?

Se você não tem a resposta para qualquer uma destas perguntas na ponta da língua, ainda não deve seguir para o próximo passo. Para facilitar, podemos dividir esta primeira pesquisa em três etapas:

Primeiro, conheça o cliente

Aprenda qual é o serviço ou o produto do seu cliente. Visite o seu site e entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor ou suporte, se necessário.  Pesquise qual o seu diferencial de mercado e proposta de valor. Depois de levantar destes dados, o seu próximo passo será…

Identificar seu público

Quem são os clientes do seu cliente? Esta pergunta não é tão simples quanto parece. Para se comunicar efetivamente com eles, você precisa saber quem são estas pessoas, quais as suas dificuldades e aspirações na vida. É só a partir do conhecimento do público e do cliente que poderá fazer a escolha acertada do tom do seu texto.

Aqui na Escreva para Web, adotamos o uso de personas nesta fase da pesquisa.

Se atualize sobre o assunto

Qual é o seu conhecimento sobre o assunto do artigo? Você entende o problema que o texto apresenta? Sabe quais são os passos da sua solução? Sua visão sobre os pontos de vista que precisam ser apresentados é clara?

Uma excelente maneira de avaliar o seu próprio entendimento é tentar explicar o assunto como se estivesse falando com uma criança de seis anos de idade. Se você não consegue, precisa estudar mais antes de começar a escrever.

2 – Projetar o seu texto

Antes de abrir seu editor de texto ou pegar em uma caneta (ou máquina de escrever se for a sua preferência, não estou aqui para julgar) você vai fazer o projeto do seu texto. Sim, projeto. Nesta etapa preparamos a estrutura geral do artigo, onde cada informação será apresentada e como a narrativa se desenrola.

Faça uma lista com todos os pontos que precisam ser abordados no seu texto. Inclua nesta lista palavras chave que devem ser inseridas, perguntas que precisam ser respondidas e quaisquer demandas que o cliente tenha feito. Esta lista garante que nenhuma informação ou argumento importante ficarão de fora.

Não consegue montar esta lista? Certamente você mentiu sobre seu preparo nos passos anteriores. Volte à pesquisa!

Monte uma estrutura para o conteúdo

Distribua os elementos da sua lista entre introdução, desenvolvimento e conclusão. Dentro do seu desenvolvimento, organize suas idéias, agrupando-as por um mesmo critério. Coloque-as na mesma ordem em que deverão aparecer no texto final.

Como você já sabe, todo bom texto web é dividido com a ajuda de intertítulos. Escolha agora quais serão os seus intertítulos, e agrupe as idéias sob cada um deles. Repita o processo, fazendo ajustes e mudanças até estar satisfeito.

A sequência que você acabou de montar define a narrativa do seu texto.

3 – Escrever

Se você está prestando atenção nesta leitura, já percebeu que quando chega a hora de finalmente começar a redação, seu texto já está praticamente pronto. Existe uma ideia -bastante errada- de que é na redação que residem o trabalho mais árduo e a genialidade dos grandes escritores. Isto é uma grande mentira.

Se os passos anteriores foram executados com cuidado, montar a redação é uma questão quase trivial. Na redação, vamos conectar os argumentos e idéias entre si. Daremos corpo ao texto. As palavras dão sutileza, tornam mais facilmente entendível a lógica da mensagem que se quer passar.

É nessa etapa que entra o cuidado com a gramática, com as nuances do significado e a ortografia. Aqui se define o tom e a voz. Mas a mensagem já foi definida. Agora você consegue entender que boa parte dos motivos que te levam ao sucesso ou fracasso são definidos antes da escrita em si. E a maioria dos escritores simplesmente ignora -ou desconhece- que estas etapas existam.

4- Revisar

Assim que terminar de escrever, sua próxima etapa é se afastar do computador ou caderno. Vá escrever um texto de outro assunto, tomar um café, ir à academia ou tirar um cochilo. Jamais faça a revisão final do seu artigo imediatamente após a conclusão da redação. Nosso cérebro é programado para preencher buracos e ignorar ignorar erros de grafia e gramática para poder focar mais no conteúdo que na forma. Você percebeu que a palavra “ignorar” está duplicada na frase anterior?

Após seu merecido descanso, a primeira questão da revisão é: o objetivo que me propus a cumprir foi atingido? Leia o texto e avalie se todas as informações estão corretas e se sua narrativa está coerente.

Em seguida, faça a checagem por erros de ortografia e gramática. Nesta etapa a utilização de um software qualquer de correção ortográfica é de grande ajuda. Você não deve confiar cegamente no software, mas eles são ótimos para detectar erros de digitação e acentuação, por exemplo.

5- Formatação e entrega

Com seu texto devidamente checado, sua última etapa é formatá-lo para a entrega. Muitas empresas possuem guias de estilo e templates que você deverá seguir. Pergunte ao seu contratante sobre isso, em caso de dúvida.

Quando não há padrões definidos, as normas da ABNT são um bom ponto de partida para definir o seu próprio layout. Certifique-se de categorizar corretamente parágrafos, títulos e intertítulos, como H2 e H3. Acerte também o espaçamento e orientação de parágrafos, além das as tags de imagens para atribuição e alinhamento. Por último, certifique-se que links externos estão corretos e atualizados.

Além de facilitar o trabalho de quem vai fazer a postagem dos textos, a formatação correta comunica profissionalismo e domínio das suas ferramentas. Se você ainda não sabe bem como fazer isto, não se preocupe. Na próxima semana publicarei um guia, aqui no Escreva Para Web.

Você possui um método ou ritual para escrever? É adepto do simples “sentar e começar a digitar? Que tal experimentar o meu sistema e me contar depois como se saiu?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.